Pela primeira vez em Pernambuco, o novo bafômetro, chamado de etilômetro passivo, será utilizado na fiscalização dos condutores. A ocasião será a operação Proclamação da República, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tem início nesta quinta-feira (14) e segue até o próximo domingo (17). O equipamento é capaz de detectar se o condutor fez uso ou não de bebida alcoólica por aproximação, em apenas alguns segundos.
Diferentemente do bafômetro tradicional, o aparelho não necessita da utilização de bocal. O etilômetro passivo funciona da seguinte maneira: o condutor, após ser abordado pelo policial, deve falar em frente ao equipamento. Se o resultado for uma luz verde, o motorista é liberado. Se for vermelha, a pessoa deverá realizar o teste no bafômetro tradicional.
Segundo a PRF, o etilômetro servirá como uma triagem, visto que o teste com ele dura de 5 a 10 segundos, enquanto o bafômetro tradicional demora cerca de dois minutos. O novo aparelho, no entanto, não detecta a quantidade de álcool ingerido, apenas a presença ou não da substância no organismo.
O motorista que for flagrado dirigindo depois de ter feito uso de bebida alcoólica estará sujeito à multa no valor de R$ 2.934, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e poderá ser levado para a delegacia, dependendo da quantidade de álcool ingerida.
A PRF ainda destaca que, durante a operação Proclamação da República ainda serão feitas verificações de documentação pessoal e do veículo, o uso do cinto de segurança, entre outros pontos de fiscalização. O órgão também vai realizar ações educativas. No ano passado, durante o mesmo período, foram registrados 61 acidentes nas rodovias federais, com 59 feridos e cinco mortes.
Jornal do Commercio
2 comentários
14 de Nov / 2019 às 16h49
SÓ ISTO ? RIDICULO ! DIRIGIR EMBRIAGADO DEVERIA RENDER AO CRIMINOSO,MULTA DE 10 MIL REAIS,5 ANOS DE CADEIA E O CONFISCO COMPULSÓRIO DO CARRO O QUAL DEVERIA SER POSTERIORMENTE LEILOADO E O VALO ARRECADADO SER DETINADO AOS HOSPITAIS QUE RECEBEM VITIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO. AINDA ACHO POUCO EM RAZÃO DA GRAVIDADE DA INFRAÇÃO ,QUE NOS MAIS DAS VEZES CUSTA VIDAS HUMANAS.
16 de Nov / 2019 às 08h52
Quim, você é um santo, devería está no plano superior!