O Colegiado de Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promoveu o Curso de Extensão "Tecnologias digitais, Jornalismo, Fake News e DeepFakes". A disciplina foi realizada com carga horária de 30 horas com a atividade de extensão direcionada à professores, jornalistas, profissionais e estudantes da área da comunicação e interessados em compreender os fenômenos contemporâneos decorrentes das tecnologias digitais.
A proposta foi debater as implicações do uso de inteligência artificial, de ferramentas digitais e de como o uso de algoritmos impacta a produção, a distribuição e o consumo da notícia. O curso teve inicio no dia 16 de Julho. A turma participou de uma confraternização para marcar o fim das aulas.
O objetivo do curso (que terá outras edições) é analisar o significado das redes sociais a partir das diversas teorias (crítica, social e cultural) e de que maneira a arquitetura das redes facilita a emergência de fenômenos como as fake news e os deepfakes e suas consequências para o jornalismo como atividade mediadora entre os diversos agentes envolvidos na comunicação e informação.
O curso foi coordenado pela professora da graduação em Jornalismo da Uneb, Rosane Soares Santana, que é doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia e bolsista do CNPq, pesquisadora de estudos em Comunicação e Política (CP-Redes-Póscom), do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD-Facom) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT DD).
Rosane Santana é autora da tese "Participação Política On-line e Off-line nas Eleições Presidenciais Brasileiras de 2018".
Em 2015 a professora recebeu Menção Honrosa do Prêmio Antônio Lavareda, concedido pelo Grupo Opinião Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Sociais e Políticas de Pernambuco (IPESP), pelo ineditismo metodológico no Brasil e contribuição à literatura brasileira sobre Internet.
Redação Blog Fotos: Instagran
1 comentário
11 de Sep / 2019 às 15h54
Foi muito gratificante ter feito esse maravilhoso curso onde nós jornalistas incrementamos mais os nossos currículos. Aprender a detectar uma notícia falsa [ fakenews] é algo que requer técnica e isso a professora Rosane nos ensinou de forma majestosa. Vai ser muito útil para mim nas próximas Eleições de 2020, pois, aqui em Juazeiro infelizmente ainda se vê muita desinformação em forma de notícia nos informes e guias eleitorais!