Nesta sexta-feira (09) o Blog GJ Notícias postou reclamação do leitor Klébio Pires sobre a presença de inúmeros cães de raça circulando nas avenidas, ruas e orla de Juazeiro sem o equipamento de proteção (focinheira). Ao expressar cães de raça agressiva, a matéria despertou a indignação de vários leitores que criam animais e que atribuem ao proprietário e a forma de criar, a agressividade dos cães (Veja aqui).
Eis a mensagem que o Blog recebeu da leitora Wévilla Marília:
Sou criadora da raça Pit Bull há mais de um ano, resido aqui em Juazeiro-BA. Então, estava me atualizando sobre as notícias e me deparei com essa matéria, gostaria de expor minha opinião no devido local na matéria, porém o espaço é pequeno para o que eu queria expor.
Por favor peço encarecidamente que parem de criminalizar a raça, existem diversos criadores responsáveis. Casos de agressões são casos isolados, nem todos são iguais, esses encontros realizados aqui na cidade são justamente para isso tentar quebrar esse TABU de que uma raça é única e todo comportamento é repetido, a veterinária que cuida dos meus sempre diz: por trás de um ataque sempre existe um contexto, eu não entendo como as pessoas querem generalizar, nem todos os animais são iguais, as pessoas querem nos proibir de passar nas ruas, olha que sempre passeio com guia curta, os meus cachorros nunca saíram do meu lado, nunca atacaram ninguém e mesmo assim tenho que escutar piadas tais como, "sai daqui com essas coisas", "não passa na calçada", "ai meu Deus tira esse cachorro daqui", "esses cachorros matam os donos", eu escuto diversas piadas e desaforo todos os dias da minha vida, por gente que nunca criou um, por gente que não entende nada sobre a raça, ou sobre cachorro. Pois te garanto que se entendessem não cagavam pela boca, sinto uma enorme tristeza em ver essa criminalização voltada para eles, eu os amo, como se fosse um filho, dependente de mim, dependente de meu amor, sempre estiveram do meu lado independente das minhas condições.
Eu participei de um evento em Petrolina chamado Arrasta Pet, realizado pela Ideal Pet, lá tinha a minha e mais outra, as pessoas chegavam, abraçavam ela, pessoas que nunca vi na vida, que nunca a viram, um Golden Retriver se enrolou com ela e tentou morde-la, ela ficou solta no momento e ela não foi capaz de revidar, estou relatando isso, para que você veja que não é algo generalizado, o preconceito está firmado na cabeça das pessoas por causa de notícias, qualquer cachorro pode ter um desvio de comportamento, não somente o Pit Bull.
Fico triste e ao mesmo indignada em ver o tanto que as pessoas os abominam, não são monstro, são animais, seres vivos como todos os outros, com direitos, com sentimentos e capaz de amar, não são armas de extermínio humano, que já vem programados para atacar, ou para matar seus tutores.
Neste sábado (10) estarei na cãominhada, que está sendo realizada pela TV São Francisco e levarei a minha, ela estará lá, distribuindo simpatia e mostrando que nem todos são iguais, ah e minha resposta padrão para cada piada que escuto é "Cada um sabe o que cria".
Perdoe o desabafo, o cotidiano as vezes estressa, essa indignação não é somente minha. Já ia esquecendo, os meus convivem com uma idosa, duas senhoras, duas crianças e mais outros seis cachorros e te garanto uma coisa, "CADA UM SABE O QUE CRIA."
Wévilla Marilia
Fotos autorizadas de Robert Mike de Juazeiro (BA)
18 comentários
10 de Aug / 2019 às 10h12
existe criadores e raças! mais essa raça não é confiavel. aqui na minha rua um pitbull criado desde de filhote como filho da casa e ao menos esperar ele adulto quase mata o proprio dono! então pra que confiar numa raça dessa solta nas ruas?
10 de Aug / 2019 às 10h38
Concordo em genero numero e grau! "Humanos" que convivem livremente na sociedade tem comportamento agressivo com pais, filhos, esposas, vizinhos,mas não podemos generalizar, a grande maioria é composta de pessoas bem criada e educada. E muito fácil estigmatizar,nivelar por baixo o que não se conhece, o numero de acidentes com animais ditos violentos é infinitamente menor do que os provocados pela estupidez humana.....
10 de Aug / 2019 às 10h42
Cada um se responsabiliza pelo seus atos. Sabendo que qualquer ataque vindo do cão... o dono vai ser responsabilizado ninguém sabe de que forma. Mas um filho meu sendo rasgado por um cão não importa a raça... eu viro um leão
10 de Aug / 2019 às 10h43
Colega, pode criar a vontade, o que não pode é andar por aí solto, afinal quem não cria não tem como saber se o dono é responsável ou não.
10 de Aug / 2019 às 11h41
A questão aqui é: ANIMAIS DESSE PORTE NÃO PODEM ANDAR SOLTOS POR AÍ!!!
10 de Aug / 2019 às 12h27
Eu tenho orgulho de ouvir tudo isso de você Wévilla , porque nós que criamos sabemos o quanto somos cercados de amor , eu tenho 7 Pit Bulls , que são criados com crianças , pessoas normais que não tem PRECONCEITOS! Eles são meus filhos , dormem dentro de casa , sentem tudo e todo AMOR que passamos para eles , sim vocês não são obrigados a criar , mais também não tem direito de discriminar o que não conhecem , procura ter amor , ser amor , e vai entender que o seu animal seja ele um Pincher ou um Pitbull é o seu espelho, ele vai refletir o que você propaga dentro de sua casa ! Reflitam!
10 de Aug / 2019 às 12h28
eu ando na orla fazendo caminhada se um cachorro desse me morde nao vai presta nao
10 de Aug / 2019 às 14h24
Se o dono do cão for bolsominion, terá mais chance dele ser violento e raivoso.
10 de Aug / 2019 às 14h25
A questão colocada na matéria anterior é que os donos de animais deixam os bichos a vontade, soltos sem uma coleira. Independente do animal ser manso ou não tem que andar com coleira e focinheira sim. Quer deixar seu cachorro solto, deixa em casa e não em locais públicos, principalmente onde tem a circulação de crianças, Já vi vários criadores de Pitbull aqui em Juazeiro e no meu bairro, andar com o animal sem focinheira isso causa medo, não sabemos se esse animal pode atacar ou não.
10 de Aug / 2019 às 14h45
Concordo em gênero, número e grau com esse texto. Foram palavras plenamente verdadeiras. E uma verdade que ficou faltando: Porque a mídia não mostra os ataques e mortes causadas por outras raças. Tem todo dia um. Os meus Pitbull's convivem com crianças e idosos em casa, até gatos e nunca foram capazes de fazer mal algum. Pelo contrário. Vamos parar com esse tipo de burrice de descriminar a raça. Eles foram criados pra serem cães babá e não de guerra. É só pesquisar a história. Então por favor, parem de criminalizar se você não conhece.
10 de Aug / 2019 às 16h08
Essa é a sua opinião Sra. Assim, tenho que respeitá-la, a Sra, também tem que respeitar a opinião e o espaço do outro, isso se chama EMPATIA! Na minha modesta opinião todos os criadores de animais, principalmente de cachorro, seja ele de que raça for, deve mantê-lo com FOCINHEIRA, cachorro que não morde é cachorro banguelo, nunca vi nenhum cachorro sem dentes, portanto, todo cuidado é pouco. Absurdos que verifico aqui nessa cidade sem lei, é que os animais de vocês fazem as suas necessidades fisiológicas nas vias públicas e somos obrigados a aceitar. Ai de quem falar ou chamar a atenção!
10 de Aug / 2019 às 16h15
Até concordo em parte, mas citarei um lugar público aonde os criadores deveriam tomar um certo cuidado, na orla nova quase todos os dias nas minhas caminhas encontro vários cachorros de diferentes raças, as vezes soltos pelos seus donos no local, é preciso um certo cuidado, um cão assustado por qualquer motivo pode gerar um ataque a qualquer pessoa ao seu redor. Já presenciei também, pessoas aparentemente de menor com cachorros de grande porte, onde a pessoa não conseguia dominar o seu cachorro. Lembrando, não é preconceito e sim LEI. (Decreto Nº 48,533, de 09 de Março de 2004.)
10 de Aug / 2019 às 16h24
OS ANTECEDENTES DEIXAM CLARO,PARA QUEM QUISER VER,QUE PARA MAIOR SEGURANÇA DE TERCEIROS,PELO SIM OU PELO NÃO,CÃES NA RUA PRECISAM,NECESSARIAMENTE DE FOCINHEIRAS,TANTO QUE EXISTEM LEIS A RESPEITO.TEM DE SE EMPREGAR,NO CASO,O PRINCIPIO DA PREVENÇÃO !
10 de Aug / 2019 às 16h24
Boa tarde! Mais quem faz pitbull ou qualquer outro se tornar monstros são próprios criadores. Já ouvir absurdos do que fazer com animais para ficarem ferozes. Eu culpo os donos e não animais
10 de Aug / 2019 às 18h12
Discordo da leitora. Todo cão vê seu dono como seu líder. Por isso ele é não o ataca. Também não ataca aqueles do seu convivio, inclusive o gato. Os que não fazem parte dessa convivência,correm risco.
10 de Aug / 2019 às 19h02
Não é difícil encontrar alguém que conheça algum caso de ataque dessa raça de cão. Eu mesmo já quase presenciei um no rio. Sei que se um animal desse atacar uma criança , nem consigo imaginar a reação dos pais, por isso é melhor evitar.
10 de Aug / 2019 às 22h02
cachorro que devemos ter E O chamado vira lata E O MELHOR QUE EXISTE E que A maioria das pessoas querem A PARECE COM CACHORRO DE RAÇA DE SAIA DE LACINHO SÕ PARA A PARECE PODEM COM FIA NO VIRA LATA E O MELHOR PARA MIM E
11 de Aug / 2019 às 10h32
Tem louco pra tudo ...nos tempos de hoje nao da pra confiar nos humanos pior nos animais .