Em Sobradinho, Canturil luta pela ampliação e requalificação da Adutora Tatauí

A ampliação da adutora que atende os moradores da área de sequeiro Tataui 2, 3, 4 5, Santa Maria, Santa Tereza e adjacências, em Sobradinho, é um dos sonhos dos agricultores que está próximo de se tornar realidade. O vereador Jarques Canturil abraçou essa luta e conseguiu concretizar uma parceria com o deputado Roberto Britto para ampliar e requalificar a adutora que deverá atender no mínimo 300 famílias que moram nas redondezas. A emenda no valor de R$ 400 mil vai proporcionar a extensão da adutora que deverá jorrar cerca de 1,8 mil litros de água por hora para cada produtor das comunidades rurais para o uso doméstico, animal e para a irrigação da agricultura familiar.

O projeto está sendo elaborado com o objetivo de favorecer os consumidores. "Nosso objetivo é dar sobrevida a essas famílias, muita gente mora nessa área de sequeiro e convive há muitos anos com a falta d'água e essa obra vai proporcionar uma melhor qualidade de vida dos moradores. A requalificação da adutora vai levar a água as propriedades rurais que poderão utilizar para consumo doméstico, para uso animal e plantação para própria subsistência das famílias e manejo da agricultura familiar", disse Canturil.

A ampliação da adutora vai acabar com os problemas da constante falta de água da população que mora há poucos metros do maior lago artificial da América Latina com as águas do rio São Francisco. "Vai melhorar a vida da gente, a gente vai parar de comprar pipa, vai plantar acerola, caju e outras plantas para viver melhor", frisa Dona Maria do Cabelão, moradora antiga da comunidade.

Antônio Eremita de Souza mora há mais de 40 anos na comunidade e comemora a realização de um sonho. " Disposição aqui não nos falta porque se plantar aqui tudo dá só falta água e com fé em Deus Canturil vai trazer essa que é a maior reivindicação da população de Sobradinho. A esperança é a última que morre e nós não podemos perder".

 "Estamos perto de realizar o maior sonho de nossas vidas ver a água nas torneiras chegando nas nossas propriedades", acrescenta Doura do Tataui. Essa história lembra a frase 'em se plantando tudo dá' que remete a carta escrita em 1º de Maio de 1500 por Pero Vaz de Caminha ao vislumbrar novas terras.

Por Mônia Ramos