SERVIÇO DO SAMU DE JUAZEIRO (BA) ESTÁ SUCATEADO

O site do Ministério da Saúde revela que o “Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, mas não é o que está acontecendo em Juazeiro (BA).

Nesta sexta-feira (09) o Blog postou matéria dando conta de que os funcionários do serviço em Juazeiro elaboraram um documento e enviaram para todos os órgãos competentes que atuam na esfera Federal, Estadual e Municipal revelando que o serviço em Juazeiro não está a contento (Veja aqui).

O objetivo é "para que seja tomada alguma providência e que possam ser resolvidos os problemas e o serviço do Samu possa voltar a funcionar normalmente".  As denúncias foram enviadas para o Ministério Público da Bahia, Secretaria de Saúde de Juazeiro e Câmara Municipal de vereadores. O Blog apurou que o documento também foi protocolado no Ministério Público Federal, no CREMEB e no COREN.

Na manhã deste sábado (10) um funcionário que pediu para não ter a sua identidade revelada informou “a real situação do SAMU em Juazeiro. Quatro USBs quebradas no pátio do SAMU. Somente a Ranger funcionando, duas USAs, mas apenas um enfermeiro e três médicos”.

“Tem que verificar a ‘competência’ da prefeitura sobre a gestão dos recursos e manutenção do funcionamento dos serviços” concluiu o servidor municipal.

Da Redação