A obra do Parque Fluvial de Juazeiro a cada dia que passa apresenta novas mudanças significativas e com isso atrai a aprovação da população juazeirense. Dessa vez é a implantação dos equipamentos nas academias da saúde e nos parques infantis que está promovendo essas mudanças e mostrando que a intervenção está em ritmo acelerado.
A obra que tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial juazeirense - no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 3,5 Km - é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o engenheiro da SEDUR Lucas Souza, serviços como: recuperação das quadras poliesportivas, quadra de areia e campo de futebol já foram executados. “Além das quadras e campos também já foi feito todo o calçadão da Orla Nova com piso táctil, a retirada das barracas da Prainha da Marinha que promoveu o ordenamento do espaço. A pista de Cooper já está cerca de 95% concluída, e hoje estamos trabalhando na implantação dos equipamentos dos parques infantis e academias da saúde”, observou o engenheiro.
Segundo o titular da SEDUR Anderson Alves, o andamento da obra já promoveu uma verdadeira repaginada na área antes degradada. “Estamos satisfeitos com o andamento da obra e trabalhando para manter o ritmo e entregar esse importante equipamento à população juazeirense. Em breve estaremos iniciando novas e importantes etapas na intervenção, como a execução da releitura da balaustrada da Orla Nova, e a construção do terminal hidroviário, pista de skate e quiosques”, destaca o secretário Anderson Alves.
Outra etapa importante da obra, também em andamento é a meta 1 do projeto voltada para educação ambiental e que conta com a forte parceira da equipe da SEDUR no desenvolvimento de ações como Seminários Temáticos, Oficinas Pedagógicas, Palestras, Concurso, plantio para recuperação da mata ciliar e vegetação da área, entre outras ações.
A intervenção conta com uma força tarefa que envolve várias secretarias municipais: SEDUC, SAAE, SESP, SEDIS e SECULTE. A intervenção iniciada em novembro de 2017 prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, estruturação e ordenamento do mirante e criação de um atracadouro náutico, reaproveitamento da cobertura do espaço onde estão localizados os bares do M para a criação de um terminal hidroviário. As barracas que hoje ficam próximo a Marinha, serão retiradas da margem do rio por questões ambientais e ordenadas e padronizadas na área da calçada, em resumo Juazeiro terá uma nova área de lazer, um novo cartão postal para suas famílias.
Gardennia Garibalde/SEDUR
3 comentários
25 de Jun / 2018 às 18h36
Espero que o povo tenha EDUCAÇÃO para cuidar, e tenha COMPROMISSO com a segurança caso veja alguém destruindo.
25 de Jun / 2018 às 19h33
Fico muito feliz em ver isso acontecer, mas me vem uma pergunta, o que vão fazer para manter a segurança no local? O que irão fazer para evitar ações dos vândalos que têm de sobra em nossa cidade, infelizmente. A praça da ciência na Av. Flaviano não durou um ano, ñ existe mais nem um equipamento lá. Por isso é preciso investir em segurança, monitoramento e iluminação, pois se não vai acontecer coisas piores quando o parque fluvial for liberado p os Juazeirenses.
25 de Jun / 2018 às 22h06
Geraldo essas palavras aí parecem mais serem do Anderson escuridão do que da sua equipe, não é possível dizer que as quadras estão concluídas naquela escuridão toda onde uma tinha apenas 3 refletores e eles tiraram deixando apenas uma, poliesportiva não tem nada ali, na quadra onde se encontra adequada para pratica de basquete foram os próprios praticantes que colocaram as tabelas sendo que se realmente tivesse um projeto sério nessa reforma teria colocado outras nas medidas corretas da quadra, e ainda dizer que está em ritmo acelerado é um palavrão com o povo juazeirense, nos tiram de otários