Planejar mudanças na cultura organizacional, a fim de promover o alinhamento institucional com a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), será uma das principais atribuições do Comitê de Humanização instituído no HU-Univasf. O comitê será um espaço colegiado de discussão, planejamento, proposição e execução de ações de acordo com o conjunto de diretrizes, conhecido por “HumanizaSUS”, definido pelo Ministério da Saúde com a finalidade de colocar em prática os princípios do SUS.
Na última quarta-feira (05), aconteceu a posse dos membros eleitos e indicados do comitê, composto por 20 profissionais de diversas áreas e setores do hospital. A governança e os colaboradores do HU que prestigiaram o evento, assistiram à uma apresentação musical de integrantes do projeto “Acordes que Curam” e participaram de dinâmicas e reflexões sobre a importância de uma assistência mais humanizada para melhoria da qualidade em saúde.
A Unidade de Atenção Psicossocial encabeçou as discussões para a implementação do Comitê de Humanização a ponto de ser incluída como meta do programa “Crescer por Competência”, no ano de 2017. Agora, a unidade assessorará tecnicamente o comitê para instrumentalizá-lo no seu primeiro ano de atuação. “ É preciso viabilizar o envolvimento dos membros, a capacitação deles, bem como a identificação de problemas correlacionados à produção da saúde no HU e a promoção de algumas mudanças básicas assistenciais”, comentou a chefe da unidade Emanuela Spínola.
“A implementação do Comitê de Humanização dentro do HU é um anseio antigo dos nossos profissionais. Acredito que o primeiro ponto que devemos dar atenção é a comunicação interna, que envolve os setores, governança e os usuários. Estou muito alegre com a oportunidade de poder colaborar’, contou a técnica de enfermagem Vanisse Rosa Rodrigues, integrante do comitê eleita durante sufrágio ocorrido no mês de fevereiro. Os membros terão um mandato de dois anos.
Ascom Univasf
0 comentários