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Prefeitura de Juazeiro e Juceb realizam treinamento com servidores municipais

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), realizou um treinamento especializado para administradores e usuários do Sistema Integrador Estadual (REGIN) nesta quarta-feira (29). O treinamento visa aprimorar o conhecimento dos participantes sobre os módulos Juceb, proporcionando uma revisão completa do sistema.
 
O treinamento envolveu servidores de vários setores, como da Secretaria da Fazenda, de de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Vigilância Sanitária e Adeap. Segundo supervisora de Desenvolvimento Econômico, Risete Dias, a iniciativa visa integrar esses setores para agilizar a abertura de empresas. "É importante destacar o empenho do município em destravar a questão da abertura de empresas e reduzir os prazos, em conformidade com a consultoria de desburocratização que estamos recebendo. Estamos tomando medidas, inclusive revisando algumas leis municipais, para alinhar com a Lei de Liberdade Econômica de 2019 e promover o avanço do município na diminuição da burocracia na abertura de empresas", destacou Risete.

O auditor fiscal do município, Romeson Rojas, participou do treinamento e ressaltou o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com o desenvolvimento econômico e a modernização dos serviços públicos. "A parceria com a Juceb é crucial, porque a rede melhora o diálogo entre a Prefeitura e o contribuinte, agilizando a abertura de empresas. Isso é exatamente o que buscamos, facilitar e acelerar o processo de registro de novos empreendimentos em nosso município," afirmou Romeson...

Bahia reduz tempo de abertura de empresas e registra novo recorde

Nesta terça-feira (1º), a Receita Federal do Brasil divulgou através do portal https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura o ranking do Tempo Médio de Abertura de Empresas, com a Bahia registrando o tempo médio de nove horas para se formalizar um negócio, o menor já registrado pelo Estado desde o início da medição, em 2019.

O ranking avalia o tempo médio que os órgãos públicos levam para registrar uma empresa, desde as consultas da viabilidade do endereço de instalação do estabelecimento até a emissão do CNPJ. Das nove horas contabilizadas, pouco mais de oito horas é o tempo necessário para as Prefeituras analisarem se a empresa pode funcionar no endereço desejado, e uma hora, aproximadamente, é o tempo que a Junta Comercial da Bahia (Juceb) leva para realizar o registro do contrato social e emitir o CNPJ através de integração com a Receita Federal...

Juceb registra abertura de mais de 6,7 mil empresas entre abril e julho deste ano

Apesar da pandemia da Covid-19, de abril a julho deste ano, foram registradas 6.783 novas empresas no estado, número 30% maior que as 5.169 encerradas. Ainda de acordo com a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no comparativo com o mesmo período de 2019, houve uma queda de 31% no número de fechamento das empresas. 

Assim como nos negócios, a internet foi o meio encontrado para garantir a segurança dos colaboradores e clientes do órgão neste momento. Em junho, a Juceb adotou, como obrigatório em Salvador e Região Metropolitana, a utilização do processo 100% digital para o registro e arquivamento de atos empresariais de todas as naturezas jurídicas. ..

JUCEB E ACIAJ EMITEM COMUNICADO AOS CONTABILISTAS E AO EMPRESARIADO

Por determinação da Junta Comercial do Estado da Bahia - JUCEB, seguindo orientação do Tribunal de Contas do Estado – TCE, a partir do dia 02/01/2018 haverá uma mudança na forma de prestação de serviço dos escritórios regionais. Os valores das taxas cobradas pela JUCEB, que apresentavam um acréscimo em relação ao escritório central (Salvador), serão reduzidos em 25% (vinte e cinco por cento) igualando ao valor da capital. Os escritórios regionais cobrarão uma taxa, para fins de custeio da operação e manutenção dos serviços, com os seguintes valores:

R$ 60,00 (SESSENTA REAIS) POR ATO PROTOCOLADO;..

Servidores Municipais de Sobradinho participam de capacitação na Juceb

A Prefeitura de Sobradinho enviou servidores da Secretaria de Fazenda e Administração para um curso de capacitação no uso do Sistema Integrador Estadual (Regin), sistema informatizado que visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos no registro mercantil, ministrado pela  Junta Comercial da Bahia (Juceb).

O curso aconteceu na sede da Junta Comercial da Bahia (Juceb) e é um dos passos para a integração dos municípios à Redesim (Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), que simplifica e integra o processo de registro de empresas em todo o país. ..

Novo serviço virtual da Juceb proporciona economia de tempo

 
Em operação desde a última segunda-feira (4), a Certidão Web, a mais nova ferramenta on-line da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), foi desenvolvida para proporcionar mais conforto e segurança aos clientes, bem como a redução no tempo de emissão de certidões.Além da certidão simplificada, que já era emitida por meio do site do órgão, os requerentes agora podem, de qualquer lugar do país, emitir a certidão específica e a de inteiro teor. As três certidões são as principais exigidas pelo sistema financeiro e passam a ser emitidas no prazo máximo de 72 horas, metade do tempo gasto quando a solicitação é feita de forma presencial, na sede da Juceb, em Salvador, ou nas 34 unidades do órgão espalhadas pela Bahia.

De acordo com o presidente da Juceb, Antônio Carlos Tramm, entre os dados que constam nas certidões estão informações da empresa que podem ser apresentadas em uma concorrência, licitação ou até mesmo em processos. O titular do órgão explicou ainda que, a partir de agora, empresários do interior não terão mais que se descolar a Salvador ou para uma cidade vizinha para dar entrada nas certidões emitidas pelo órgão. 

“Com a Certidão Web, o contador, o advogado, o cliente ou a pessoa física, que tem direito a ter a [esta] informação, entra no site da Juceb, pede a certidão, recebe a guia para pagamento, devolve a guia paga e, de imediato, recebe a certidão no computador de casa ou da empresa. Estamos trabalhando para melhorar o acesso das pessoas à informação com garantia, eficiência e rapidez”, afirmou Tramm. 

Para a assistente administrativa Lucineide Menezes, a ferramenta “facilita o nosso dia a dia, agiliza o andamento dos processos. Acho muito importante”. Já o assistente em administração Isaac Cirqueira - sem saber que um conjunto de serviços da Juceb está disponível no portal do órgão desde o início da semana - se descolocou do sul do país até a capital baiana para dar entrada em um documento. “Vim solicitar um certidão de inteiro teor de uma empresa. Não sabia que poderia ser feito lá do Paraná. Agora, sei que posso fazer esta solicitação de lá. Será muito mais fácil e rápido”.

Modernização
 
Para Tramm, é fundamental que a Juceb se modernize cada vez mais para atender às necessidades dos empresários, pois “cada empresa que é registrada se apresenta como uma possibilidade de geração de emprego, renda e o consequente fortalecimento da economia”. Ele informou também que 50% das solicitações feitas na Juceb são atendidas em até 24 horas. “Mais movimento no comércio, na indústria, nos serviços, mais dinheiro circulando”, afirmou.

Ainda segundo o titular da Juceb, novas estratégias serão adotadas pelo órgão no decorrer de 2016 com o intuito de agilizar os processos. “A partir de meados deste ano, estaremos recebendo os processos digitalizados e com a assinatura digital. Aquele empresário que tem uma empresa em Salvador, mas mora na Suíça ou nos Estados Unidos, por exemplo, vai assinar um contrato digital e encaminhar para nós. Poderemos fazer todo este processo, que era manual, de forma digital”.
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