Faixa exclusiva para ônibus e bicicletas causa confusão aos motoristas e ciclistas em Petrolina

Instalada no ano de 2015 a sinalização horizontal da Avenida Guararapes, destinada à faixa exclusiva para ônibus e bicicletas, passou este ano a não ser mais. A faixa de 1.200 metros, que antes era exclusiva para o transporte coletivo foi liberada pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) para todos os veículos.

Todavia as faixas continuam sinalizando e isto tem provocado transtornos aos motoristas e principalmente ciclistas. "´´É uma confusão. Não tenho segurança se devo usar ou não a faixa", diz o motorista José Antonio da Silva.

Em 2015 quando a faixa exclusiva para ônibus e bicicletas foi implantada o objetivo da sinalização horizontal era organizar o tráfego de veículos, priorizando a circulação dos transportes coletivos e ciclísticos, garantido maior segurança e agilidade no trânsito.

Na época foi justificado uma pesquisa que identificou que 67% das pessoas que passam pela Avenida Guararapes, passam de transporte coletivo, por isso, a AMMPLA-deixou três faixas para os demais veículos e uma faixa exclusiva para o transporte coletivo e o transporte não poluente, que são as bicicletas.

A Prefeitura de Petrolina através de nota,  informa que a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina-AMMPLA liberou, desde o ano passado, a faixa exclusiva para ônibus, que fica na Avenida Guararapes, para todos os veículos. O orgão reforça que, mesmo com a sinalização horizontal, os motoristas podem circular sem sofrer qualquer penalidade. A prefeitura de Petrolina aguarda a disponibilidade de recursos para realizar a pintura para remover a sinalização existente. 

Redação blog