Codevasf participará da X Expovale em Juazeiro (BA)

Técnicos da Codevasf que atuam na 6ª Superintendência Regional em Juazeiro (BA) vão participar da X Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (EXPOVALE), no período de 17 a 22 de maio, na orla fluvial da cidade. O convite foi feito pela comissão organizadora, durante audiência com o superintendente regional, José Hailton Carneiro de Oliveira.

O evento é promovido pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF), entidade composta por mais de 30 criadores e associações de caprinos e ovinos da região. A programação começa com a entrega do parque de exposição aos criadores, no dia 17, para que haja o transporte e a acomodação dos animais nas baias.

À noite, está prevista a apresentação do projeto "Cabra Produtiva, Rota do Leite", criado pelo governo do estado para organizar e profissionalizar a atividade produtiva na Bahia, bem como para promover a inclusão de pequenos e médios criadores, fomentando a produção especializada de leite e queijos finos. Durante o evento, haverá degustação para convidados dos primeiros produtos lácteos certificados da Bahia, como iogurtes e queijos, esses últimos acompanhados de vinhos finos da região.

Programação

Na manhã do dia 18, começa o desfile e julgamento de animais e, à noite, haverá a abertura solene da Expovale, seguida pelo início da visitação pública. De 19 a 21, será realizado o Torneio Leiteiro Caprino. Os leilões de animais estão previstos para os dias 19 e 20. No dia 22, haverá entrega de troféus e encerramento da exposição.

Segundo o diretor da ACCOSSF, Salvador Santana Júnior, "outra novidade da exposição é a mostra nordestina de animais da raça Anglo Nubiana, que vai trazer para o evento o plantel de criadores de todo o Nordeste". Ele afirma que todas as 200 baias disponíveis já foram comercializadas para serem ocupadas por algo em torno de 1.300 animais com alto valor genético, muitos deles campeões nacionais, que também serão comercializados nos leilões.

Para Salvador, "a Expovale, em todas as suas dez edições, sempre foi um marco do melhoramento genético desses animais na Bahia, estado que concentra o maior número de rebanhos do país. São mais de 35 mil ovinocaprinocultores e um rebanho superior a 6 milhões de animais espalhados pelos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Uauá, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sento Sé, Sobradinho e Canudos - todos municípios pertencentes ao Território do Sertão do São Francisco, área de atuação da ACCOSSF".

Bovinos X Caprinos e Ovinos

Salvador Santana Júnior é um dos defensores da ideia de que os ovinos e caprinos são os animais mais apropriados para criação nas regiões áridas. "Temos que desmistificar o conceito de que pecuaristas são somente aqueles que criam bovinos. Devido a isso, muitos desses ovinocaprinocultores são marginalizados, principalmente no que se refere a projetos de desenvolvimento, financiamento e incentivos fiscais. A caprinovinocultura não era vista como uma atividade principal, mas atualmente essa concepção está mudando em nível nacional e até internacional", afirma o diretor da ACCOSSF.

Ainda segundo ele, as potencialidades da carne e do leite de ovinos e caprinos e de seus subprodutos têm chamado a atenção de investidores brasileiros e estrangeiros. "Atualmente, a gente tem o valor agregado da carne de caprino e ovino superior ao da carne de bovino, sem contar que hoje você cria dez caprinos ou ovinos na mesma área onde criaria apenas um bovino. Uma vaca vai lhe dar um produto de 3 a 5 anos depois, enquanto os dez caprinos ou ovinos podem oferecer 20 produtos semelhantes a cada dois anos. Além disso, o leite de caprino atualmente tem preço melhor no mercado, visto ainda que as vaca da região têm baixa produção, variando entre 5 a 10 litros, e nós já temos na região cabras produzindo isso diariamente", destaca Salvador.

Parcerias institucionais

A Expovale vai contar também com o apoio técnico do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAG, sediada na cidade de Ponta Grossa (PR), universidade que conta hoje com 14 cursos de nível superior, além de cursos de pós-graduação em veterinária e gastronomia.

Um dos diretores da ACCOSSF que participou de capacitação no mês de março naquela universidade, Zilton Alves de Souza Filho, conta que "há uma proposta de parceria no âmbito de melhoramento genético de ovinos e caprinos, principalmente na área de transferência de embrião. Entre as vantagens dessa parceria está o baixo custo para os produtores e a possibilidade de importação de embriões de animais de raça campeãs de outros países como Austrália, França, Nova Zelândia, da África e dos Estados Unidos". Zilton Alves afirma que "durante a realização da Expovale, nós estaremos firmando este convênio com a CESCAG e apresentando aos criadores os detalhes desta parceria, que será feita com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade dos animais de nossa região".

Sobre a participação de técnicos da Codevasf na  X Expovale, o superintendente José Hailton afirma que "o objetivo é o de conhecer de perto as novas tecnologias na área de caprinovinocultura que serão apresentadas no evento e, de posse desse conhecimento, ver como ele pode ser aplicado no desenvolvimento de projetos que possam promover a inclusão social e a geração de emprego e renda em comunidades da área de atuação da companhia". Além dos técnicos da Codevasf em Juazeiro, outras instituições que estarão representadas e participam da promoção do evento são a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia, a prefeitura municipal e a Associação Brasileira do Criadores da Raça Anglo-Nubiana.

Ascom Codevasf Foto Divulgação