Primeira pesquisa ISTOÉ\Sensus realizada depois do primeiro turno da sucessão presidencial mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 41,2%. Uma diferença de 17,6 pontos percentuais. O levantamento feito entre a quarta-feira (08) e o sábado (11) é o primeiro a captar parte dos efeitos provocados pelas revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o detalhamento do esquema de corrupção na estatal. “Além do crescimento da candidatura de Aécio Neves, observa-se um forte aumento na rejeição da presidenta Dilma Rousseff”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. A rejeição de Aécio Neves é de 29,2%. “O tamanho da rejeição à candidatura de Dilma, torna praticamente impossível a reeleição da presidenta”, diz Guedes. A pesquisa também capta, segundo o diretor do Sensus, os apoios políticos que Aécio recebeu durante a semana, entre eles o do PSB, PV e PPS.
As 2000 entrevistas feitas em 24 Estados e 136 municípios mostra que houve uma migração do eleitorado à candidatura tucana mais rápida do que as manifestações oficiais dos líderes políticos. No levantamento sobre o total dos votos, Aécio soma 52,4%, Dilma 36,7% e os indecisos, brancos e nulos são 11%, tudo com margem de erro de 2,2% e índice de confiança de 95%. Nos votos espontâneos, quando nenhum nome é apresentado ao eleitor, Aécio soma 52,1%, Dilma fica 35,4% e os indecisos são 12,6%. “A analise de todos esses dados permite afirmar que onda a favor de Aécio detectada nas duas semanas que antecederam o primeiro turno continua muito forte”, diz Guedes. O tucano, segundo a pesquisa ISTOÉ\Sensus, vence em todas as regiões do País, menos no Nordeste. No PSDB, a espectativa é a de que a diferença a favor de Dilma no Nordeste caia nas próximas pesquisas, principalmente em Pernambuco, na Bahia e no Ceará. Em Pernambuco devido o engajamento da família de Eduardo Campos na campanha, oficializado na manhã do sábado 10. Na Bahia em função da presença mais forte do prefeito de Salvador, ACM Neto, no palanque tucano. E, no Ceará, com a participação do senador eleito Tasso Jereissati. Além da vantagem regional, Aécio, de acordo com o levantamento, supera Dilma em todas as categorias socioeconômicas, o que, segudo a análise de Guedes, indica que a estratégia petista de apostar na divisão do País entre pobres e ricos não tem dado resultado.
Isto É
4 comentários
12 de Oct / 2014 às 10h17
Estou certa que o AÉCIO tirará em tempo a Petrobrás das mãos daqueles que se apossaram ao entender que os rendimentos do Brasil era deles.
12 de Oct / 2014 às 11h59
Arruma a malae Dilma. Sibelle Fonseca sua candidata vai tomar uma lapada nas urnas
12 de Oct / 2014 às 13h36
PArabéns ao povo que está indignado com a corrupção do PT.Observemos nas redes Sociais a loucura dos Petistas,é muita agressão.A política suja do PT está perto de cair fora.Obsevemos a Campanha de Aécio e a de DIlma. DIlma perde tempo da TV só pra falar mal de Aércio. Continue PT subestimando a inteligência do povo,colocando na cabeça das pessoas que o patido é dos pobres.Será que tem tanto rico assim para votar em Aércio? O povo não aguenta mais tanto imposto que pagamos e não temos educação públoca de qualidade e quem não tem plano de saúde,morre a míngua.Chega da robalheira de nosso suado dinheiro.
13 de Oct / 2014 às 06h21
O nome da grande empresa com sociedade anônima tem uma sigla... é TMFT- Treitas Mutretas Falcatruas e Tramoias S/A, na qual o PT é majoitário. No próximo dia 26, se não dermos o freio necessário neste desfalque aos cofres públicos sob as nossas vistas-grossas, não sobrará da Petrobrás nem o cheiro da gasolina, e muito mais, não sobrará sequer uma moeda para a nação brasileira. FORA, DILMA! BASTA de PT!