RedeGN - PREFEITURA DE JUAZEIRO E O COMBATE ÀS MURIÇOCAS

PREFEITURA DE JUAZEIRO E O COMBATE ÀS MURIÇOCAS

O superintende de Regulação, Humanização e Promoção à Saúde, Mário Machado participou, nesta sexta-feira (01), do Programa Geraldo José para esclarecer o trabalho de combate às muriçocas, iniciado na última semana em Juazeiro. “No ano passado estávamos com outro objetivo, que era vencer a guerra contra a dengue. A partir do momento que conseguimos vencer o problema, e temos garantias que não haverá novas epidemias de dengue, pudemos voltar nossas ações de combate a muriçoca em Juazeiro”, disse.

Mário esclareceu sobre o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde (SESAU), em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), que nessa primeira etapa, priorizará os bairros que são cortados por canais. “Começamos combatendo a larva nos canais. A SESP realiza a limpeza de canais e aplica o produto para evitar que a larva se desenvolva, em seguida, o veículo passa nos bairros com o inseticida e assim fecha o ciclo, na tentativa de resolver e melhorar o problema”, informou.

O superintendente informou ainda que na cidade possuí muitos mosquitos adultos, por isso é necessário o cuidado redobrado com o uso de inseticida, para não criar um mosquito resistente e causar um problema maior para a população de Juazeiro. “Temos que seguir o ciclo natural. O inseticida utilizado pela Secretaria não causa dano a saúde, fomos buscar um a base de água. Tem que trocar de inseticida todo ano para evitar a resistência do mosquito. É importante ressaltar que não podemos utilizar uma concentração muito alto do produto, que é um veneno. Precisamos evitar que a população fique exposta à riscos, pois  ao invés de resolver o problema, vamos criar outro”, alertou. 

Ainda segundo Mário Machado, a ação visa atender toda a cidade, seguindo o ciclo de proliferação do mosquito.  De acordo com a programação, já foram atendidos: o canal do Alto do Cruzeiro (dia 26), os bairros Castelo Branco e Dom Tomaz (dia 28),   os bairros Alto do Alencar, Monte Castelo, Lomanto (dia 29), Alto do Cruzeiro (30), bairros Novo Encontro e Tancredo Neves (31), o João XXIII (dia 01/08) e Novo Encontro (Canal  dia 02/08).