É através do alistamento militar que os jovens com idade a partir de 18 anos se apresentam prontos para prestar o Serviço Militar. Para as impossibilidades de incorporação ou matrícula de todos nas Organizações Militares, muitos são dispensados e recebem o documento que comprova que a pessoa se alistou em alguma Força Armada – o Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI.
Depois de mais de um mês de trabalho, a Junta de Serviço Militar de Sobradinho – JSM, alistou 82 jovens. Sexta-feira(14) eles receberam em frente ao Paço Municipal, os seus CDIs, no qual prestaram o compromisso à bandeira, ficando sujeitos a convocações de emergência. Os dispensados do Serviço Militar inicial são necessários à reserva das Forças Armadas, disponíveis para determinados fins.
Na solenidade, o secretário da JSM, Tenisson Bispo, falou da importância do alistamento e da regularização dos cidadãos brasileiros nas Forças Armadas. “Estes documentos são fundamentais para a vida do cidadão, já que quem não possui a carteira de reservista, por exemplo, não pode ingressar em concursos públicos, vestibulares de universidades públicas, nem ter cargos na administração, seja municipal, estadual ou federal. E completou: "agora, o jovens sobradienses estão aptos para qualquer convocação. Depois de tantas dificuldades, nós conseguimos fazer a JSM funcionar com dignidade. Estamos aqui para começar uma nova caminhada”, comemorou o secretário.
O prefeito Genilson Silva (PT) disse que o município dá mais um passo no processo de civilização e que aos poucos, Sobradinho adquire decência para uma moradia com dignidade e, emocionado lembrou das dificuldades, da falta de estrutura para o funcionamento da Junta. “Estamos no caminho certo. O cidadão não precisa mais se deslocar para conseguir o documento, porque aqui mesmo em Sobradinho isso já é possível. É uma realidade”, finalizou o prefeito.
Natália Aguiar Ascom PMS
4 comentários
16 de May / 2010 às 22h01
E issolá é notícia. Todos os anos isso acontece e é um protocolo de todos os estados e municípios. É muita falta do que falar.
17 de May / 2010 às 06h34
A Vc Paulo Marcos. Gostem ou não, queiram ou não, a reportagem mostra uma solenidade importante, para o futuro de muitos jovens. O que Genilson não pode conter é a ira daqueles que são a favor do "quanto pior melhor". Se isso que a reportagem mostra não é noticia que façam a noticia e distribuam para a imprensa. Esta é uma administração transparente. Os opositores sistematicos, apaixonados e puxas que morram de paixão, mas vão ter que engolir o governo gestão e seriedade. Dizem que isso não é noticia por puro despeito, ou será que as suas ações imcomodam??? Muito Bem Genilson, Parabéns, por mais esta ação, nós jovens de Sobradinho agradecemos, muito obrigado. Só mesmo alguem, ou algumas pessoas que quem torcem pelo quanto pior melhor, não sabe a importancia deste ato solene.
19 de May / 2010 às 17h03
Tenho certeza absoluta que esse que se intitula JOVEM ALISTADO estar longe de ser um dos jovens que estava nesta tortura que o prefeito o colocou. Todos dizem que só não saiu daquele calvário por educação, mas nunca foram obrigados a ouvir um prefeito desequilibrado como o de Sobradinho falando de obras que segundo ele firam. Que é muito bom para a cidade, só que ali não era o momento dele falar de obras muito menos de ex-prefeitos.
20 de May / 2010 às 17h17
e os puxas sacos como vc maicon logo, achou ruim, genilson silva falar mal de seu luiz bert hein,nenen vai ter que engolir mesmo, quem nao deve nao teme se ele nao tivesse feito o que fez com a cidade nao teria seu nome relatado em todos os discursos, pena que seus puxa-sacos estão ai prontos para defenfe-lo assim comom vc né maicon kkkkkkkkkkkkkkkk