Arquétipos e estereótipos inundam certas produções da Globo nos dias de hoje. O “remake” de Gabriela foi um fracasso. Não dá para comparar o coronel Ramiro Bastos de Paulo Gracindo com o de Antonio Fagundes (também um grande ator). Ou mesmo o inimitável Tonico Bastos de Fúlvio Stefanini. A doce, selvagem e quente Gabriela de Sonia Braga? Ou quem faria uma “Tieta” melhor que Beth Faria ou uma viúva “Porcina” como Regina Duarte? Zeca Diabo e sinhozinho Malta estão em Lima Duarte para sempre. E coronel “Odorico” é o próprio Paulo.
Dias Gomes morreu, e, com ele, a “teledramaturgia” inteligente no Brasil.
Agora vem “amores roubados”? Não existem coronéis modernos produzindo vinhos no vale do São Francisco – imaginário preconceituoso de autores novelescos – os produtores de vinhos do vale, pelo menos os que eu conheço pessoalmente: Tedesco (Botticelli) Graziera, Gualberto (Milano), Sr. Mamoro Yamamoto (criou a única vinícola na Bahia em Casa Nova) são elegantes, civilizados, com um pé na Europa clássica.
Avisem também ao desinformado Murilo Benício que, aquelas belas vinícolas que ele elogiou no lançamento da minissérie lá no Rio de Janeiro, ficam em Casa Nova (BA) e em Santa Maria da Boa Vista (PE) e não em Petrolina.
A “Vênus platinada” deletou Juazeiro do “release”, só falaram muito em Petrolina e Paulo Afonso. Será que o “Bar do Gordo”, “Baia Cook” (onde o Cauã parece ter consumido Isis Valverde) estão em Petrolina ou Paulo Afonso? E esta visão da ponte? Só com os olhos de “raios-X” do pernambucano Lenine? E Targino Gondim sempre afirmou que é “peba” de Salgueiro, com o coração pendurado num pé de Juazeiro.
Chico Buarque me deixou assustado!!!
“Será que no Brasil a verdade é uma grande mentira?” Ficção e “licença poética” precisam de certos limites. Não podemos mais emburrecer tanto esta quase nação.
Maurício Dias (Mauriçola) COMPOSITOR
40 comentários
09 de Jan / 2014 às 11h07
Parabéns, poeta pelo belíssimo e verdadeiro texto. Infelizmente nas produções globais Juazeiro sempre foi esquecido.
09 de Jan / 2014 às 11h22
INFELIZMENTE, JUAZEIRO SÓ APARECE NA MÍDIA NACIONAL, QUANDO SE TRATA DE ESCÂNDALOS, PARA DENEGRIR A SUA IMAGEM.OS ATORES DA GLOBO QUE AQUI ESTIVERAM À TRABALHO NEM CITA A CIDADE EM SUAS ENTREVISTAS, NO SUDESTE DO BRASIL.FALAM APENAS DE PETROLINA E PAULO AFONSO.É LAMENTÁVEL,PARECE QUE SOMOS UMA POPULAÇÃO DE INVISÍVEIS.
09 de Jan / 2014 às 11h25
BELAS COLOCAÇÕES DO NOSSO QUERIDO MAURIÇOLA. FELIZ POR VER QUE AINDA EXISTEM PESSOAS CAPAZES DE FAZER UMA CRÍTICA COM MUITA SEGURANÇA E SABEDORIA, QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA AQUELES QUE ACREDITAM APENAS NESSE MUNDO DE FAZ DE CONTA, CHEIO DE ESTEREÓTIPOS( COMPORTAMENTO ENRAIZADO NA SOCIEDADE), DESPROVIDO DE ORIGINALIDADE E REPLETO DE CLICHÊS.
09 de Jan / 2014 às 11h38
e sem falar nas cenas que foram gravadas no salitre será que agora pertence a Petrolina..........Juazeiro esquecido por todos ate quem disse que iria mudar a nossa cidade.Juazeiro drama da vida real buracos do esquecimento?
09 de Jan / 2014 às 11h42
GERALDO, POR QUE SÓ NESSE DA A PONTE FICOU TAO LINDA? E POR QUE ELES ESQUECEM TANTO A PONTE, COM ESSA ESCURIDAO?
09 de Jan / 2014 às 11h42
Povo medíocre com esses comentários. Não sabe que a minissérie é uma reprodução? É baseada numa obra? A nossa região (que está sendo divulgada muito bem pela Globo), serviu apenas de cenário. Não significa que aqui é um celeiro retrógrado de coronelismo. O povo tem a mania de dizer que tudo é preconceito, estereótipo. Viva a liberdade poética! Abaixo o politicamente correto!
09 de Jan / 2014 às 11h50
parabéns mauriçola,vc é fantastico
09 de Jan / 2014 às 12h02
lá vem o complexo de inferioridade.......a preocupação desse povo é se o nome de Juazeiro sai alí ou acolá - Deus, Juazeiro precisa de pensamentos maiores - e não essa mediocridade desse pseudo artista....por isso que aqui não vai pra frente.....só se preocupam com coisinhas, fuxicos, nhém nhém, é saudade disso, daquilo - Vamos pensar GRANDE com a nossa vizinha Petrolina - que não se apega a besterois de artista frustrado..
09 de Jan / 2014 às 12h10
TEMOS ATÉ VALORES ARTÍSTICOS E NÃO PRECISARÍAMOS IMPORTAR ESSES GLOBAIS. ESCRITORES TAL QUAL O MESTRE DAS LETRAS, NAS PALAVRAS DE VALTERLINO PIMENTAL E MUITOS, PROFESSOR OTONIEL GONDIM, VOCÊ, MAUIRIÇOLA. .OTONIEL, APROVEITANDO A DEIXA, ONDE ANDAM AS BELÍSSIMAS CRÔNICAS?
09 de Jan / 2014 às 12h19
Concordo plenamente com o autor do texto no que diz respeito aos perfis de donos de terras de vinho que estão implantando na minissérie, foge da abordagem do que temos culturalmente. Muito embora, a minissérie não é para ressaltaar Juazeiro e Petrolina específicamente. O foco narrativo consiste na psique e comportamento humano, na visão de poder e de como se faz para se ter esse poder. Eis o nome, amores roubados. Vivemos na futiliddade da televisão brasileira, e somos globais, no tocante ao fanatismo que carregamos pela programação da emissora. Mas, que bom que temos senso crítico e uma vasta produção que não se resume apenas no plim-plim.
09 de Jan / 2014 às 13h37
Verdade, Verdadeira amigo Mauriçola, é uma tremenda sacanagem que certos atores fazem da nossa amada Juazeiro_Bahia, vem um tal de um bossal Murilo Benício só falar em Petrolina e as imagens da orla em Juazeiro_Bahia nada de referência a nossa querida Juazeiro_Bahia, até no final de cada capítulo nada de referência, nota zero aos atores da Globo. Ass: Barreto do Bairro Dom José Rodrigues
09 de Jan / 2014 às 13h45
sabia critica poeta,juazeiro sempre esquecido,porem sempre serve de cenario para as produçoes.0s atores deviam ser mais informados qto as cidades de gravaçao,e sua histora.
09 de Jan / 2014 às 14h19
Muito boa está sua colocação,concordo plenamente com todas as suas palavras e mim sinto "revoltada" com as declarações destes globais de merda.Acho que eles estão precisando de uma aulinha de geografia,para localiza direitinho Juazeiro e Casa Nova- Bahia.rsrssrr....
09 de Jan / 2014 às 14h33
E PRA COMPLETAR, O TAL DO KAUAN, ATOR DA GLOBO CONFUNDIO JUAZEIRO DA BAHIA, COM JUAZEIRO DO NORTE. DURMA COM UM BARULHO DESSES?
09 de Jan / 2014 às 15h17
Apareceu um pedacinho da Ponte e um letreiro de um hotel, e estão dizendo que JUAZEIRO, apareceu na minie série. É muita falta de identidade pra uma cidade maravilhosa como Juazeiro, não ter um marco próprio pra se identificar. Imaginem que sempre que se falar do Rio de Janeiro, ocultem o Cristo Redentor, Copacabana, Maracanã e outros e só mostrem a ponte Rio-Niteroi, sem o Rio ao Fundo....é assim que Juazeiro é mostrada. Quando se fala em Petrolina, mostra-se a sua Orla, Bodódromo, Catedral..etc. Tá na hora de Juazeiro mostrar sua cara, Pela sua grandeza.....
09 de Jan / 2014 às 15h20
Apareceu um pedacinho da Ponte e um letreiro de um hotel, e estão dizendo que JUAZEIRO, apareceu na minie série. É muita falta de identidade pra uma cidade maravilhosa como Juazeiro, não ter um marco próprio pra se identificar. Imaginem que sempre que se falar do Rio de Janeiro, ocultem o Cristo Redentor, Copacabana, Maracanã e outros e só mostrem a ponte Rio-Niteroi, sem o Rio ao Fundo....é assim que Juazeiro é mostrada. Quando se fala em Petrolina, mostra-se a sua Orla, Bodódromo, Catedral..etc. Tá na hora de Juazeiro mostrar sua cara, Pela sua grandeza.....
09 de Jan / 2014 às 15h24
Amigos, Devemos agradecer aos nossos políticos o fato de Juazeiro viver na PENUMBRA, a cidade está visivelmente ABANDONADA, falam muito que Juazeiro "cresceu..." cresceu em termos de que? crescimento desordenado não é crescimento! Onde não há planejamento e investimento público direcionado e orientado não há crescimento social. É certo que chegaram grandes empresas à cidade, entretanto o poder público tem se omitido, vias esburacadas, iluminação precária, trânsito caótico, cidade IMUNDA (suja é pouco para a situação em que Juazeiro se encontra). Outro fato entristecedor é a situação em que se encontra o Armazém Café, seu proprietário seguramente investiu muito dinheiro lá, era um estabelecimento fantástico, lindo, com um potencial enorme, mas... o Poder Público mais uma vez não fez a sua parte, o acesso era, e é precário, a via é mal iluminada e tudo isso contribuiu para o seu declínio. Mas, isso não é importante! O que importa é o Pão e Circo e os 10 dias de carnaval... uma vergonha
09 de Jan / 2014 às 15h27
DAQUI A POUCO, DANIEL ALVES E IVETE SANGALO VÃO DÁ ENTREVISTA DIZENDO QUE SÃO DE PETROLINA..KKKKKKKKKKKK EITA JUAZEIRO HUMILHADA MEU DEUS!
09 de Jan / 2014 às 15h48
A culpa é dos babacas que dão moral aos atores globais.Porem pedem para tirar foto e autógrafos. Entretanto eles ainda tem impressão que nordestino é mulambo.
09 de Jan / 2014 às 16h00
Parabéns ao Maurício Dias pelas sábias palavras. Assim como vc, me veio um sentimento de impotência quando vi a chamada na referida Tv Globo bem como nos seus programas diários sobre a minissérie em foco e não fazia referência em nenhum momento a Juazeiro. Lembro-me que por diversas vezes, no período de gravação ficamos parados no Salitre esperando que os atores terminassem de gravar essa ou aquela cena. Também desconsideraram certamente, a hospitalidade com que as pessoas daquele povoado tão pitoresco dispensou a essa gente "civilizada", que alterou toda a rotina de um lugar em razão de bens capitalistas próprios e agora desdenham de maneira meticulosa de nossa gente...de nossa terra. Lamentável tal postura para quem se acha dono do saber artístico.
09 de Jan / 2014 às 16h32
Eu sempre avisei e sempre irei avisar, Juazeiro,esse lugarejozinho, não existe, so na mente dos incautos e recalcados. Chora nenem! chora! Todo dia a mesma coisa, a mesma choradeira. É duro olhar e ver que a todo instante Petrolina se verticaliza, se moderniza e juazeiro é uma pena para subir um pavimento de um edificio e isso causa ciumes.
09 de Jan / 2014 às 16h37
FICO FELIZ AMIGO COM ESTAS OBSERVAÇÕES,JUAZEIRO ESTA NO MAPA DO BRASIL E DA BAHIA ELE VEM FILMAR EM JUAZEIRO E PRONUNCIAM OUTRA CIDA UM ABRAÇO
09 de Jan / 2014 às 17h01
Parabéns, Mauriçola por falar que as pessoas esquecem de valorizar a nossa cidade. O autor global Cauã , hoje no Vídeo Show falo que gravou em Juazeiro do Norte, o mesmo não sabe de Geografia. Precisamps valorizar a nossa codade , por que se nós não dermos o valor que temos quem fazer isso.
09 de Jan / 2014 às 17h14
Não falem mal do meu paraíso de sujeira, fedor, escuridão, lama, buraco, poeira e muitas outras coisas que não prestam. Pois se não estão gostando, se não estão satisfeito vão todos embora e me deixem aqui morrendo do coração.
09 de Jan / 2014 às 17h25
Petrolina é Petrolina, o resto é resto e ponto final. Não tem como comparar Petrolina, a capital regional, com isso aí que nem vale a pena citar o nome e depois ainda quer que lembrem. KKKKK, faz-me rir, a cidade das lamentações.
09 de Jan / 2014 às 17h43
EU E MUITA GENTE DAQUI E DE MUITAS OUTRAS CIDADES DA REGIÃO NÃO GOSTAMOS DE JUAZEIRO, PREFERIMOS PETROLINA.
09 de Jan / 2014 às 17h57
içu min mautrata dimaes.
09 de Jan / 2014 às 18h30
Abram o Google Maps e Juazeiro nem se quer aparece, quem está como referência é Petrolina, somente depois de muitos e muitos zoom's é que aparece Juazeiro, e depois se você usar o Google Street Veiw é pior ainda, aí é que aparece a bagaceira quando se passeis por Juazeiro, só se ver poeira, ruas e ruas mal varridas cheias de terra, sem falar que falta sincronia, os nomes das ruas não batem com as mesmas, se alguém for se basear se perde, já em Petrolina é super diferente, tudo arrumadinho, limpinho, se você procurar pela rua você realmente acha.
09 de Jan / 2014 às 18h56
Isso é uma ficção, resumindo não é o mundo real, porém eles não tem a obrigação de divulgar Juazeiro nem tão pouco o Vale do São Francisco, escolheram nossa região apenas como um pano de fundo para retratar uma estória. Se estivesse falando da história da cidade ou alguma lenda da região, ai sim teria que mostrar mais a cidade e ser coerente com a real geografia da região. Quer mostrar Juazeiro para o mundo tirem mais fotos de nossa cidade que por sinal é linda e divulguem na internet.
09 de Jan / 2014 às 19h03
O professor e intelectual Otoniem Gondim e o amigo Mauriçola, são verdadeiras figuras de inteligência e que sabem como dizer as verdades desse lugar em decaimento,.Parabéns a esses heróis. Professor Otoniel Gondim, sua próxima crônica tem mesmo o,título de REZA A LENDA...Vem coisas, hein, e maravilhosas com sempre. Saudades de o L^-lo.
09 de Jan / 2014 às 21h56
Eu realmente prefiro Petrolina, sou baiana e morei em Juazeiro, mas fui acolhida em Petrolina, meus estudos, meu primeiro emprego, coisa que não consegui em Juazeiro, e hj amo essa cidade como amo a minha, já Juazeiro é terrível, culpa desses políticos demagogos que não estão nem ai e nem chegando pra situação da cidade, só quem roubar, já Petrolina é apadrinhada pelos coelhos que trouxeram o desenvolvimento. Mas acho sacanagem mesmo da Globo não dar créditos a Juazeiro e nem as demais cidades que serviram de cenário, segunda feira mesmo eu vi Ana Maria Braga divulgando a novela e falando somente em Petrolina e Paulo Afonso, vergonha alheia!
10 de Jan / 2014 às 08h03
Certa vez um grupo de estudantes,da antiga FAMESF (hoje UNEB), num evento da FFPP (hoje UPE) começou a gritar -dentro do auditório, durante uma palestra de Nilo Coelho - que "PETROLINA É TRABALHO E JUAZEIRO É PUTARIA !" Acho que estavam profetizando e deu no que deu: PETROLINA É REFERÊNCIA NACIONAL NUMA SÉRIE DE PARÂMETROS, DEVIDO À ANTIGA LIDERANÇA DOS COELHOS , E, JUAZEIRO COLHEU O QUE PLANTOU.
10 de Jan / 2014 às 08h41
Ta com raiva? viver numa cidade que só dá desgosto e fosco, e de ...tanta decepção, e depois coloca a culpa nos outros, quer colocar na cabeça que todo mundo tem uma visão errada de juazeirinho. Aí não passa de um povoado, contentem-se com isso e pronto.
10 de Jan / 2014 às 09h10
Não é de hoje que Petrolina cresce com os frutos de outras cidades. Pioneirismo em plantação de uva e fabricação de vinhos, foi e sempre será, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande(Vermelhos) e Casa Nova-Ba. Não adianta eu ser chamado de Doutor só por causa de um anel. Petrolina não é e nunca será uma cidade histórica, e sim uma cidade que vive sugando a cultura de cidades vizinhas, isso é fato! Enquanto a esse seriado, o Titulo é a cara de Petrolina (amores roubados) ou seja, os fazendeiros cornos. kkkkkkkkkkkkkkk
10 de Jan / 2014 às 09h28
ISSO TEM QUE IR PRO FANTÁSTICO!!!
10 de Jan / 2014 às 18h10
DEIXEM DE BRIGUINHAS ,POR NADA . Espero que PETROLINA e os PETROLINENSES fiquem com os créditos das instruções ,táticas e técnicas que estão sendo repassadas por esse LIXO GLOBAL . OU seja, Muito chifreee. kkkkkk
10 de Jan / 2014 às 20h46
Sou baiana e de outra região, moro em Juazeiro, circulo por Petrolina, e dá para visualizar na própria paisagem dessas duas cidades como a produção econômica e o crescimento urbano diferenciados das mesmas moldaram o que hoje elas representam no cenário nordestino e nacional. Quando se fala lá fora dessa região, sim, pois Juazeiro e Petrolina compõem uma região, falam-se de um Vale - o Vale do São Francisco. E, realmente, ganha-se muito mais em pensar em um desenvolvimento regional equilibrado, do que uma disputa entre cidades, pois o que se tem é uma 'conurbação', um encontro de cidades, desse modo, geograficamente, são cidades que se complementam, que se integram e que dependem uma da outra muito mais do que se imagina. Quanto à minissérie da Globo, o roteiro está mais preocupado em mostrar as aventuras e desventuras de um 'pegador' de mulheres casadas mal amadas do que o sucesso e as enormes agruras do 'sertão verdejante' da fruticultura irrigada.
11 de Jan / 2014 às 14h32
Prezados, Os atores novelesco, atualmente, apenas representam seus papeis em cenários escolhidos pela produção, sem prestar atenção em que cidade esta sendo filmada. Apenas com os seus caches. Sendo guiados por seguranças e loucos para retornar ao Sul do País. Diferente de Lima Duarte, José Wilker e Paulo Betti que foram ao Bar de Jovinha, nos fundos da DIREC em Juazeiro/BA, no horário de folga, para tomar cerveja e conversar com o papagaio, bem como andaram de lancha e conheceram as ilhas entre Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Matheus Naterchelli (sic) no arco da ponte conversando com as pessoas…………… E o músico Caetano Veloso na Ponte Presidente Dutra parado olhando o Rio São Francisco sem ser reconhecido por ninguém, que inspirou a canção Ciúmes. Pois ninguém reconheceu o poeta. Apenas se locomoviam de Juazeiro a Petrolina e vice versa e admiravam o Rio. Assim soube por Gil Teixeira, filho de Juazeiro, ator do SESC-Salvador, desde 1977. Existem outras…………………………………………
12 de Jan / 2014 às 19h50
O povo do sul tá pouco se lixando de como é o nordeste.Pra eles aqui tudo é a seca e um povo lascado e sofrido,mesmo.
15 de Jan / 2014 às 13h51
A rede globo desta vez cagou no pau. A minissérie Amores roubados, primeiro deveria chamar: “A PUTARIA ESTÁ SOLTA NA TELA”. Se você quer passar ou deixar alguém constrangido, assista esta minissérie com seus filhos(as), mãe, pai, avós. Não falta mais ninguém entrar no suingue desses atores, se tiver Amores roubados 2, com certeza os novos personagens seriam os filhos e netos da primeira minissérie. 0,0 para a globo.