RedeGN - URGENTE: CASO DE SUSPEITA DE GRIPE A EM JUAZEIRO

URGENTE: CASO DE SUSPEITA DE GRIPE A EM JUAZEIRO

O setor epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde confirmou ao Blog na manhã desta segunda-feira (12) que está acompanhando em Juazeiro um caso suspeito de Gripe A. A Influenza A H1N1 (comumente conhecida como Gripe Suína ou Gripe A ) é uma gripe pandêmica que atualmente está acometendo a população de inúmeros países. A doença é causada pelo vírus influenza A H1N1, o qual representa o rearranjo quádruplo de cepas de influenza (02 suínas, 01 aviária e 01 humana).

A pessoa que reside no bairro de Piranga e trabalhava em Petrolina, no setor portuário, pode ter adquirido o vírus durante processo de fiscalização no Maranhão. Ele faleceu ontem no Memorial em Petrolina, e o corpo foi velado no SAF e sepultado na manhã de hoje.

Mário Machado da Secretaria da Saúde explicou que o sangue coletado foi encaminhado para SESAB em Salvador que o reenviará para exames no Rio de Janeiro e o resultado deve sair em trinta dias. No entanto, a SESAU colocou a família em estado de quarentena (que segundo a Wikipédia é a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção).

Para evitar constrangimento a família e pânico junto à população, Márcio Machado pediu para não divulgar o nome do portador suspeito e informou que a secretaria municipal da saúde está monitorando todas as informações ligadas ao caso.

Imagem da Internet