O Pará vai realizar, no dia 11 de dezembro, um plebiscito com sua população para decidir sobre a sua divisão territorial e federativa, com criação de mais dois novos Estados: Tapajós e Carajás. Mas o que poucas pessoas sabem é que outro projeto, nos mesmos moldes, está em discussão em Brasília. Apresentada pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), a proposta sugere que a Bahia seja dividida em duas, criando uma nova unidade federativa, o São Francisco, em uma área que já pertenceu a Pernambuco. O novo território corresponderia a 154 mil quilômetros quadrados, envolveria 35 municípios e é quase o dobro do tamanho do território pernambucano.
Os argumentos utilizados pelo deputado socialista são os mesmos justificados para a criação do estado do Tocantins, antes área de Goiás. “Vi Tocantins crescer, acompanhei o projeto desde o início. O local era uma área abandonada, mas depois da separação, se desenvolveu bastante. Queremos trazer este exemplo para aquela região da Bahia”, ressaltou Patriota.
Para o parlamentar, o local tem um grande potencial, mas faltam investimentos, que, segundo Gonzaga Patriota, poderiam ser capitaneados pelo governo baiano. “Existe um certo descaso por parte do próprio Estado (Bahia) com a região. Existem cidades lá que são referência no agronegócio”, disse. “Depois do projeto, o governo começou a observar mais o lugar e realizou algumas obras, mas não é o suficiente”, acrescentou.
Conforme Gonzaga Patriota, há o desejo de parte da população da região da materialização da separação proposta por ele . Contudo, esse desejo acaba entrando em conflito com alguns interesses. “O povo está louco para que isso aconteça. Já recebi título de cidadão em quase todos os municípios daquela área depois deste projeto. Mas é um processo que precisa de calma e que toda a população da Bahia precisa ser ouvida”, concluiu.
Brasil 247
17 comentários
30 de Nov / 2011 às 16h39
por que esse deputado não propõe a divisão do estado dele? vai procurar um carrapato pra te sugar
30 de Nov / 2011 às 16h52
Caro amigo deputado Gonzaga Patriota, a Bahia não se divide, todos nós baianos temos orgulho do nosso estado.O oeste baiano têm sim grandes investimentos, o maior em solo baiano, que é a ferrovia Oeste-Leste em plena execução que juntamente com o Porto Sul em Ilhéus formará o grande corredor de exportação de soja e algodão e outros produtos> Houve um deputado baiano que quis dividir a Bahia e hoje encontra-se execrado do processo político. Amamos a Bahia, temos orgulho de sermos baianos, Alto lá ! a Bahia não se divide. Com todo o meu respeito ao grande e amigo deputado do nosso querido estado irmão Pernambuco, Gonzaga Patriota.
30 de Nov / 2011 às 17h14
Até onde eu sei esse deputado é pernambucano, o porque não dividir o estado dele? à Bahia não se divide, principalmente aquela região do estado que é a mais promissora atualmente. A verdade é que os politicos pernambucanos é favorável a divisão da Bahia, para Pernambuco ser liderança na região nordeste.
30 de Nov / 2011 às 18h38
Nem o lado de lá quer esse sujeito como prefeito.E agora ele quer botar o cavalinho dele na sombra do lado de cá.Me deixe,viu!
30 de Nov / 2011 às 19h02
A Bahia é,e sempre será a potência do nordeste.Não adianta uns e outros(pra não dizer coisa pior) quererem que seja diferente.E outra,o Pará não será dividido.Muito menos a nossa GLORIOSA BAHIA!
30 de Nov / 2011 às 21h21
Isso é inveja da Bahia e quer semear intrigas
30 de Nov / 2011 às 22h02
A Bahia não será dividida, o Oeste nunca foi Bahia. Viva ao Estado do São Francisco.
01 de Dec / 2011 às 09h12
DEPUTADO, SOMOS NORDESTINOS IRMÃOS QUE A ÚNICA SEPARAÇÃO ENTRE OS DOIS ESTADOS É UM RIO, QUE POR SINAL NOS INTERLIGAM ATRAVÉS DE SUAS ÁGUAS NOS SANGUES DE NOSSAS VEIAS, PORÉM DIVIDIR A BAHIA JAMAIS ACEITAREMOS, O SENHOR SABE O PORQUE DESTAS TERRAS QUE JÁ PERTENCERAM AO ESTADO DE PERNAMBUCO E HOJE PERTENCE AO MAPA DA BAHIA SEGUNDO OS HOSTORIADORES FOI UM DEBITO E QUEM DEVE TEM QUE PAGAR. "A BAHIA NÃO SE DIVIDE" PEDRO MILITÃO FILHO-LIDER COMUNITÁRIO DO BAIRRO JOÃO XXIII E TESOUREIRO DA UNIÃO DAS ASSOCIAÇÃO E LIDERES COMUNITÁRIOS E ENTIDADES AFINS DE JUAZEIRO.
01 de Dec / 2011 às 09h18
Inveja mata,Naja!
01 de Dec / 2011 às 10h35
O deputado Gonzaga Patriota não deveria se meter em assuntos que só os bahianos tem o direito de opinar. Agora, falo por minha mãe que é bahiana de Casa Nova e sempre conviveu com o abadona daquela região. Se houver plesbicito, ela votará pela criação do novo estado.
01 de Dec / 2011 às 12h00
Alto lá.......Senhor Deputado....acho relamente muita audácia esta proposição absurda de um representante da bancada de pernambuco vir sonhar em dividir a nossa BAHIA. Espero que os representantes BAIANOS respondam a altura. Olha nào pode dá muita ousadia a esse tipo de gente , pois aproveitam mesmo.
01 de Dec / 2011 às 12h02
Não sei de que esse povo tem tanto orgulho da Bahia. Sou baiana de Juazeiro e voto a favor do Estado do São Francisco! Que chovam as críticas!
01 de Dec / 2011 às 12h09
Parabens aos dois Pedro, Alcântara e Militão pelos importantes comentários que fizeram sôbre o tema eo Sr Gonzaga que de Patriota não têm nada pois se tivesse respeitaria a Bahia berço do brasil, và dividir Pernambuco.
01 de Dec / 2011 às 23h15
Pedro Militão, vá estudar profundamente a História do Brasil e seus movimentos revolucionários como A Revolução Pernambucana de 1817 entre outras e você verá que não se trata de débito coisa nenhuma e sim, de retaliação por parte da Coroa Portuguesa e do Império no Brasil, pelo fato de Pernambuco ser a provincia que mais se rebelou contra o domínio português. E, geograficamente, todas as terras e ilhas da margem direita para a esquerda do Rio São Francisco do lado pernambucano pertencem a este Estado. Quanto a divisão da Bahia, esse debate é salutar prá vê se os políticos desse Estado (Bahia) olham mais para o lado Oeste. Tem cidade próximo a Sentó-Sé, Campo Alegre de Lourdes que distam cem quilômetros uma da outra e mesmo assim, são isoladas. Total abandono do Poder Público. Entendo que o problema não é o tamanho do Estado e sim, a ineficiência e a corrupção dos políticos.
02 de Dec / 2011 às 20h12
Já ouvir falar nesse projeto de Gonzaga Patriota e a finalidade dele é que Juazeiro a maior cidade do novo estado ( São Francisco) se junte a Petrolina (Pernambuco) formando assim uma só cidade e a capital do novo estado. Explique-nos melhor deputado.
05 de Dec / 2011 às 11h14
Caetano, vamos fazer um comparativo. Na Economia quem tem maior poder de articulação e gera mais riqueza para o nosso país, É o estado de Pernambuco ou o gradioso estado da Bahia. Contra fato não existe argumento. "A BAHIA NÃO SE DIVIDE" Pedro Militão Filho- Lider Comunitário do Bairro João XXIII e Tesoureiro da União das Associações e Lideres Comunitários e Entidades Afins de Juazeiro.
10 de Jan / 2012 às 16h16
eu sou da bahia e nao sou do oeste acho que a bahia deveria se dividir sim nao so o oeste e juazeiro mas toda regiao pertncente a bacia do sao francisco e o razo da catarina de por mim a bahia nao so dividiria como daria de presente a pernanbuco é com quem o povo dessa regiao tem mais afinidade.Na realidade a bahia deveria ser so a bacia do atlantico leste parabens pernanbucanos fiquem com um território que tem tudo a ver com voces.f