A IV Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões, realizada no Jorrinho nos dias 27 e 28 de agosto contou com a grande participação de produtores e visitantes de Juazeiro e de outros municípios. O evento que é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC) e da Associação de Desenvolvimento Comunitária de Pinhões (ADESCOPI), já é considerado um marco para a cadeia produtiva da região.
“A qualidade dos animais referente ao ano passado melhorou 80%, bem como a participação dos expositores que hoje inclui os do distrito de Pinhões, como de outras localidades. Este ano a feira trouxe um grande projeto com foco na comercialização que tem fomentado a alta estima do produtor. Estamos muito satisfeitos com a realização desse evento”, declarou o secretário de Agricultura, Agnaldo Meira. Segundo dados do IBGE (Senso/2009) o Território Sertão do São Francisco possui 1 milhão e 38 mil cabeças de caprinos e 775 mil cabeças de ovinos, “sendo que Juazeiro possui um efetivo em torno de 400 mil animais, perdendo apenas para Casa Nova. Nessa região, a caprinovinocultura é a principal fonte econômica do homem do campo”, destacou José Hugo, técnico da EBDA.
A Feira trouxe também uma comissão com representantes de instituições para julgar os melhores lotes uniformes, levando em consideração a uniformidade dos rebanhos e o sistema de criação. “Sabemos que é importante o melhoramento genético através da introdução de raças exóticas, mas não devemos esquecer a importância das raças nativas para a região, sua rusticidade, adaptabilidade e resistência que são características típicas de cada um. Por isso fizemos questão de incentivar e premiar os criadores durante o evento”, esclareceu José Wilson Chaves (Chaveco), coordenador do evento. A Feira de Pinhões teve a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, ADAB, Sebrae, Codevasf, UNEB, Univasf, ACCOSSF, IRPAA, STRJ, DNOCS, Mineração Caraíba e comércio local.
Lene Radina Ascom Seadruma
10 comentários
30 de Aug / 2011 às 09h43
Parabéns a prefeitura municipal,por tambem entender que o interior deve ser prioridade!Vejo que hoje a prefeitura se preocupa com o homem do compo.Fui lá em pinhoes e observei o nivel de organização.abç
30 de Aug / 2011 às 10h08
esta de parabens toda a organizaçao a feira foi um sucesso parabens a prefeitura por apoia o homem do campo...com certeza dias 09;10 e 11 em massaroca sera tambem um sucesso..
30 de Aug / 2011 às 13h59
Parabéns à toda organização da feira, principalmente ao Sr RUBENILSON CARVALHO que juntamente com seu Orgão DNOCS, se dedica de corpo e alma a essa comunidade de Pinhôes. Parabéns as Associações e aos responsáveis por elas. Com União e Trabalho Pinhões vai desenvolver cada vez mais o seu potencial. Nossos sinceros agradecimentos primeiramente a Deus e depois a todos os nossos fiéis colaboradores.
30 de Aug / 2011 às 18h22
Tenho observado que o interior agora tem vez e voz.As coisas estam acontecendo.ex:asfalto dos distritos de itamotinga,maniçoba e mandacaru,totalmente recuperados. Acesso pela beira do rio entre maniçoba e itamotinga totalmente cascalhado. cascalhamento da estrada de pinhoes,cascalhamento da estrada da adulta(em andamento).Graças a DEUS agora tem um prefeito que olhe pelo interior. parabens ISAAC o interior tá observando isso. Só falta a recuperação das estradas do salitre!boa sorte.
30 de Aug / 2011 às 20h00
Mas uma vez a feira foi um sucesso. E Chaveco está de parabéns e que o mesmo seja valorizado pelo seu trabalho eta a sua proposata seja vista e sua competencia
30 de Aug / 2011 às 22h54
Parabéns a todos os organizadores e parceiros deste grande evento que estimula e valoriza a produção pecuária no distrito. Os produtores de Pinhões enfrentam muitas dificuldades financeiras, mas o homem do campo é forte e com novas técnicas de manejo, ele vai melhorando o seu rebanho e produzindo com qualidade. A organização da feira foi espetacular. Teve demonstração de novas técnicas, palestras sobre diversos temas relacionados a produção e comercialização, degustação de vários pratos com carne de carneiro e bode, barracas, banho no jorrinho e forró. Tava danado de bom.
31 de Aug / 2011 às 10h28
Continuando meu Comentário.O volume de água excedente da ampliação da parede do sangradouro e o vulume resultante da diminuição de água com a mudança do sistema de irrigação seriam utilizados nas fazendas da vizinhança construindo adutoras através do Programa Agua para Todos do qual eu fazia parte mas fui afastado pela Superintendencia após fazer o trabalho nos Municipios de Remanso,Sento-Sé,Casa Nova,Sobradinho e parte do Municipio de Juazeiro.As alegações que me foram dadas pela Superintendencia da CODEVASF em Juazeiro foi de MOTIVAÇÃO ADMINISTRATIVA.
31 de Aug / 2011 às 12h09
Tenho familia em pinhoes e acompanho essa feira des do primeiro ano,e vejo que o fortalecimento dela é visivel.Isso eu vejo que é por causa da postura do prefeiito,pois na gestão passada essa feira nao tinha força nenhuma.Hoje vejo a participação municipal muito forte.pinhoes agradece ao prefeito isaac e sua equipe.obg
31 de Aug / 2011 às 13h51
parabens prefeito pela coragem de realizar eventos desse porte,espero que a exemplo de pinhoes,itamotinga e maniçoba a nossa querida massaroca seja beneficiada com imfra estrutura.
31 de Aug / 2011 às 13h59
a comunidade de massaroca agredece muito pela realização da feira e ao mesmo tempo pede agilidade na reforma das estradas aumento na distribuição de agua reforma do mercado saneamento entre outros.