RedeGN - Bahia já fechou 100 Conferências Municipais de Juventude

Bahia já fechou 100 Conferências Municipais de Juventude

A 2º Conferência Estadual da Juventude, marcada para o mês de outubro, chega a marca de 100 conferências municipais. O centésimo município a fazer a solicitação de uma etapa municipal foi Gongoji. O número supera as expectativas, uma vez que, em todo Brasil pouco mais de 350 municípios realizaram conferência, até o momento. “A expressiva mobilização da juventude que temos visto nas conferências municipais põem em xeque os discursos de alguns que afirmam que a juventude está fora da política e que não quer nada com a ‘hora do Brasil’. A juventude de hoje, assim como em todos os tempos, permanece com suas bandeiras erguidas, pronta para debater, disputar posições e lutar pelos seus direitos”, observou Juremar Oliveira, presidente do Conselho Estadual de Juventude da Bahia, para quem a Coordenação de Juventude conseguirá chegar à marca de mais de 200 conferências no estado.

A Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Juventude (COE) comemora o resultado atingido. Isso mostra que a proposta da Conferência tem atraído muitos participantes, além de incentivar os jovens a buscar os direitos assegurados na emenda Constitucional 65, que inclui a expressão “juventude” na Constituição Federal, e a aprovação do Plano Nacional de Juventude

Com o lema “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil”, a 2ª Conferencia Estadual da Juventude reunirá cerca de 2 mil jovens das mais variadas formas de expressão e de diversas realidades sociais, para participar de espaços de discussão e diálogo sobre suas necessidades e sobre o presente e futuro do país. Ainda há tempo para os municípios que querem participar. As etapas municipais podem ser realizadas até o dia 18 de setembro de 2011 e podem ser convocadas pelo poder publico ou pela sociedade civil. Neste caso, podem ser organizações ou jovens interessados em participar do processo.

Ascom