Juazeiro recebeu nesta terça-feira, dia 16, uma excelente notícia. A chegada de um campus do IFET representa muito para todos que fazem e têm compromisso com a educação da nossa cidade, numa comprovação prática de que anos e anos de atraso e descaso começam a ser superados.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia se constitui num riquíssimo e incontestável instrumento de promoção de avanços econômicos para o município, favorecendo a qualificação da mão-de-obra local e oportunizando aos jovens concretas possibilidades de formação profissional e ascensão social. O caminho para um sociedade mais equânime, como sabemos, é pavimentado pela educação.
Todavia, como é de praxe numa democracia ainda não completamente amadurecida, sempre aparecem os que querem desmerecer grandes conquistas. Há políticos locais tentando associar a vinda do IFET aos baixos indicadores sociais e educacionais do nosso município.
Ora, indicadores ruins nós sempre tivemos! Ninguém seria capaz de negar isso. A diferença é que muito pouco se fazia para se reverter tais quadros. Prova disso é que Petrolina, nossa constante referência, já possuía a mesma instituição há 20 anos! Além disso, diversas cidades menores que Juazeiro já contavam com suas unidades do IFET, enquanto padecíamos pela ausência de força política.
Caso fosse esta conquista fruto do “demérito”, como querem fazer crer, vários outros municípios, que têm indicadores bem piores que os nossos, seriam os contemplados ao invés de Juazeiro. Por tudo isso, é um erro crasso deixar de reconhecer que houve empenho e prestígio político para que o IFET chegasse a nossa cidade, mas é um erro maior ainda tentar desqualificar a conquista.
Nossa juventude sabe o valor desta instituição. Nossas famílias sabem a importância de ver seus filhos estudando e se profissionalizando aqui. Mas, infelizmente, há políticos que não sabem ou que, de maneira oportunista, fingem não saber.
Não me surpreendo com a capacidade que alguns têm de dizer bobagens. O que me causa espanto é a não percepção de que existem momentos em que é melhor ficar calado, se lhes falta a virtude de reconhecer os méritos alheios!
Clériston Andrade
Gerente de Formação Continuada da SEDUC
24 comentários
18 de Aug / 2011 às 07h52
Concordo plenamente com suas colocações Clériston, e vejo ocmo uma ótima oportunidade de crescimento para nossa cidade, e um grande avanço no setor educacional.
18 de Aug / 2011 às 08h08
Valeu Cleriston, concordo plenamente. Os políticos de Juazeiro tem que entender que o que está errado deve ser publicado. Mas não pode nunca ficar contra com o que de bom está acontecendo.
18 de Aug / 2011 às 08h10
O vereador Alex tem mais é que torcer contra, sempre contribuiu para o atraso de juazeiro.Não quer que nada dê certo.
18 de Aug / 2011 às 08h11
Alex espera para o quanto pior melhor para retornar ao poder, mas desta vez vai ficar morrendo a mingua. O vaqueiro vai se reeleger, pela primeira vez na história de Juazeiro.
18 de Aug / 2011 às 08h39
Valeu Clériston! Como graduanda do curso PROEJA pelo IF Sertão Pernambucano, vejo o valor de investimentos no setor educacional, também, e principalmente para nossa Juazeiro. Nossos jovens e por que não adultos, merecem avanços na sua qualificação profissional e oportunidades de ingressarem em instituições de qualidade. Juazeiro só tem a comemorar com mais essa conquista. Obrigada!
18 de Aug / 2011 às 08h42
Parabéns, Cleriston, pelo seu interesse e trabalho em querer que Juazeiro cresça. E aos, sempre, contra, saibam que o desenvolvimento de uma cidade se começa pela EDUCAÇÃO. E continue, Prefeito e equipe, com a Mudança Certa!!!!
18 de Aug / 2011 às 08h54
Oposição tá na hora de mudar o discurso, pois Juazeiro em apenas pouco mais de dois anos e meio de Mandato de Isaac, já conseguimos entre outros a Maternidade, Hospital da Criança, Escola de Formação continuada, duplicação da BA 210, UPA (detalhe a obra nunca esteve parada) “Informações aos Vereadores, esta obra é feita fundo a fundo, não depende de nenhuma Instituição para liberação dos recursos”, inclusive veja no site do Ministério desse mês quanto foi Liberado para a Construção, sim mais 05 creches em plena construção, postos de saúdes, diversas ruas sendo calçadas etc...etc.
18 de Aug / 2011 às 09h10
Clériston, parabéns pela sua posição, colocação e esclarecimento. Basta dizer que me utilizarei do seu primeiro parágrafo - "...O caminho para um sociedade mais equânime, como sabemos, é pavimentado pela educação." - para resumir todo esse assunto em poucos palavras.
18 de Aug / 2011 às 09h26
Sou petrolinense e acho que o importante é que vem o IF, o motivo pouco importa. O que importa mesmo é que vem gerar emprego, renda e formação profissional na região.
18 de Aug / 2011 às 09h50
Essa oposição de minha querida Juazeiro, só enxerga para criticar, buracos no asfalto, um monte de entulho, uma lâmpada queimada em um poste, etc. etc, etc,..Têm a mente muita pequena para enxergar o alcance de uma instituição como esta para nossa cidade e região. Meu claro Clériston está de parabéns pelo seu pronuncionamento neste Blog. O Prefeito Isaac é um homem trabalhador e está realmente transformando Juazeiro. Ele vê nosso Município do ponto de vista MACRO, enquanto a oposição vê do ponto de vista Micro.
18 de Aug / 2011 às 11h19
Cleriston: Não me surpreendo com a capacidade que alguns têm de dizer bobagens. Não me surpreendo também com a capacidade de, por interesses minúsculos, alguns pessoas se submeterem ao vexame de ajudar a empurrar para baixo do tapete a realidade. O IFET veio sim por causa dos baixos índices de desenvolvimento de Juazeiro, pela falta de capacidade do atual gestor de impactar a realidade e dar um novo rumo a esta cidade que estagnou e em muitos outros pontos (entre eles o IDH, índice de doenças endêmicas, evasão escolar, capacidade produtiva, emprego e renda, participação econômica no Estado...) regrediu. A iniciativa do Ministério, louvável, é fundada nestas razões e, Sr Gerente de Formação Continuada da SEDUC, seu encomendado, mas nem por isso menos fraco, discurso, vai alterar a realidade.
18 de Aug / 2011 às 11h35
A educação é o cartão de visita de uma cidade. Juazeiro está de parabens,pois tem um prefeito com visão de aquia.
18 de Aug / 2011 às 11h36
A educação é o cartão de visita de uma cidade. Juazeiro está de parabens,pois tem um prefeito com visão de aquia.
18 de Aug / 2011 às 11h44
Parabéns Isaac, Parabéns Dilma, Parabéns Wagner, Parabéns Lula e, principalmente Parabéns Clériston pelas sábias e oportunas palavras. Infelismente não podemos parabenizar as velhas raposas politicas de Juazeiro e seus herdeiros politicos. Que pena!!! Governaram tantos anos e não conseguiram grandes feitos e, agora se limitam(lamentávelmente) a crítica pela crítica. Pobreza é ISSO. Talvez se tívessemos um Instituto Técnologico antes saberíamos entender essas coisas da politica. José Omara Lopes da Silva
18 de Aug / 2011 às 12h03
O que acontece aqui em Juazeiro é isto: muitos dos políticos querem enaltecer pequenas coisas, como disse o "OLHO DE ÁGUIA" (uma luz queimada aqui, um buraco ali...), mas esquecem de pensar alto. Não estou dizendo que estejam errados em criticar os pequenos problemas, mas o fato de SÓ se referirem a eles acaba diminuindo a visão do juazeirense, que pensa estar tudo uma destruição só. Digo que Juazeiro tem problemas, grandes e pequenos. No entanto, algo está sendo feito, há de se reconhecer. A vinda de uma instituição de ensino como essa só vem acrescentar a todos nós que amamos nossa Cidade. Este deveria ser um momento de, juntas, as lideranças juazeirenses comemorarem, já que, em tese, trabalham para a melhoria da cidade. Portanto, fiquemos atentos às críticas que são ventiladas na mídia local. E parabéns pelas sábias palavras, Clériston!
18 de Aug / 2011 às 12h43
PARABÉNS CLERISTON PELAS SUA COLOCAÇÕES. INFELIZMENTE NOSSOS REPRESENTANTES TEM UMA MENTALIDADE MUITO TACANHA. O IFBA - JUAZEIRO JÁ ERA PRA ESTAR FUNCIONANDO A MUITO TEMPO. SEI O QUANTO É IMPORTANTE PARA OS NOSSOS FILHOS, EU TENHO UM FILHO QUE FAZ O CURSO DE EDIFICAÇÕES EM PETROINA, E QUANTAS SÃO AS DIFICULDADES PARA LOCOMOÇÃO E GASTOS COM TRANSPOTES. AGORA SIM, ESTAMOS VENDO, QUE EXISTEM PESSOAS A FRENTE DE UMA SECRETARIA QUE REALMENTE SE PREOCUPA COM A EDUCAÇÃO E QUE BUSCA CADA DIA RECURSOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO. O QUE ANTES VIAMOS COM FREQUENCIA - RECLAMAÇÕES POR PARTE DOS PROFESSORES E TAMBÉM PELAS MÃES DE ALUNOS, HOJE NÃO VEMOS MAIS. SINAL DE QUE ESTAMOS NO RUMO CERTO . PARABÉNS PLINIO.......PARABÉNS POVO DE JUAZEIRO.
18 de Aug / 2011 às 14h38
DISCORDO DE CLERISTON QUANDO ELE DIZ QUE QUE MUITOS QUEREM DESQUALIFICAR AS CONQUISTAS,EU ACHO EXELENTE TEREM PESSOAS QUE ESTEJAM INVESTIGANDO MUITA COISA ERRADA QUE TEM ACONTECIDO POR BAIXO DOS PANOS NESSE GOVERNO,E SE NÃO HOUVESSE PESSOAS INVESTIGANDO TANTOS ABSURDOS,ABSURDOS MAIORES ESTARIAM ACONTECENDO NESSE GOVERNO QUE NÓS AJUDAMOS A ELEGER,QUERO DAR PARABÉNS A TUDO DE BOM QUE VIER PARA A CIDADE E DIZER QUE O POVO E MESMO AQUELES QUE FAZEM A OPOSIÇÃO AO MEU VER QUEREM O MELHOR PARA JUAZEIRO,MAS SABEMOS TAMBÉM QUE HÁ MUITA COISAS ERRADAS ACONTECENDO,NINGUÉM É SANTINHO NÃO.ATÉ MESMO VC.PODE TER CERTEZA.ABRAÇOS !!!!!Samuel um pecador assumido.
18 de Aug / 2011 às 16h00
Valeu, Cleriston. Pena que quem devia correr atrás de conquistas teima em tentar desmerecê-las ou dificultar a vinda delas. O que Isaac fez na educação, na saúde e na infra-estrutura urbana é muito mais que todos os outros juntos fizeram. É só observar os dados, exemplo: saneamento, dinheiro desviado, dívida mensal e obra sendo realizada agora. Lixão, dinheiro desviado, ex-gestor respondendo criminalmente e obra sendo executada agora. Se foi por causa de deficit que o IFET veio, foi por conta dos mesmos ex-gestores, o do saneamento e o do lixão. Avante, Juazeiro!
18 de Aug / 2011 às 16h04
A questão não é a chegada do IFET em Juazeiro, nós estamos querendo é que seja algo de qualidade e de acordo com o porte de Juazeiro, uma cidade referência como pólo educacional do Norte! Que venha o IFJUA com mais cursos, com estrutura adequada e que proporcione beneficios ao norte baiano. Só estamos preocupados com o cumprimento do prazo de entrega da obra e com a quantidade e cursos que virão. Temos que pensar também na Estadual de Juazeiro - UESJ!
18 de Aug / 2011 às 17h07
FEELING - vc é desinformado. Isso é padrão nacional, pessimista JUJU - São Caetano em São Paulo é a número 1 do Brasil, segundo o IDH, no entanto tem IFET Camaçari e uma das maiores rendas per capita do pais, e tem IFET. Para de politicagem. Para de falaar besteira. Deixa de picuinha e rancor que não leva a nada.
18 de Aug / 2011 às 18h36
Concordo com Walney Almeida a vinda de um IFET a um município não esta baseado somente no IDH , haja vista temos exemplo de cidades extremamente pobres no estado do Piauí e várias outras na região Norte do Brasil que receberam um IFET na outra ponta da situação as cidades mencionadas como São caetano e São Paulo foram contempladas , mas se tem algo que é preciso frisar é que para vinda de um campus como este é preciso de muita mais muita mobilização política e talvez esse seja o principal critério ,pois veja o caso de Xique- Xique , Bom Jesus PI e outras cidades onde os requisitos de população e IDH foram ignorados
18 de Aug / 2011 às 19h03
Porque essa pessoa se presta a esse papel de querer explicar algo acerca do instituto???? O que um emprego político não faz. Meu amigo, infelizmente o que foi publicado em alguns jornais do estado é isso, que as cidades contempladas são as de menos IDH. Cuide de seu emprego e se possível não aceite ordens alheias pra poder defender os erros atuais. Outra questão, esses IFTEs já era pra ter sido criados, esse projeto é desde a época de Lula, antes mesmo que Isaac querer se candidatar, na época que ele juntamente com Misael eram a oposição ao governo federal em Juazeiro.
18 de Aug / 2011 às 21h25
Fico muito feliz em saber que a secretaria de educação vem realizando um bom trabalho. Devemos reconhecer que a educação nesta cidade tem evoluído e muito. Nunca imaginei que viveria a ponto de presenciar escolas municipais com ar condicionado nas salas de aula. Por que nunca tinham pensado nisso antes, tendo em vista que Juazeiro é uma cidade que faz muito calor?! E agora com o IFET, fiquei mais feliz ainda! Fico feliz por nossos filhos, que agora terão oportunidade de fazer um curso técnico sem precisar se deslocar até os IFET's de Petrolina, que não ficam tão perto assim, e nem todo mundo tem dinheiro para manter despesas de transporte, assim como meus pais não tiveram, e eu tive que me conformar com um ensino médio de formação geral. Parabéns aos responsáveis por essa conquista! E os benefícios vêm pra população que mais precisa, isso é o que importa. Pra quem não precisa, isso não vai fazer diferença, e aí virão as críticas.
18 de Aug / 2011 às 22h33
Esta conquista é da população Juazeirense que acreditou no projeto politico do PT. Obrigado Dilma por levar ensino profisionalizante para todo Brazil.