Há décadas atrás, a cidade de Petrolina-Pe construía o viaduto Barranqueiro, que na época foi objurgado por muitos petrolinences como um verdadeiro absurdo, na ocasião muitos achavam um desnecessário uso do erário público, no entanto, não sabiam estes que quem projetara o viaduto pensava em uma Petrolina com mais uma alternativa viária moderna, que décadas depois comprovaria sua acentuada importância para o desenvolvimento metropolitano da cidade.
Em outro plano de desenvolvimento, a cidade juazeiro-Ba investia na construção de rampas, que surgiam à esquerda e à direita da imponente barreira que divide a cidade, conhecida popularmente como “Banca”, tendo as rampas como finalidade permitirem o acesso de veículos (carroças) e transeuntes da juazeiro “oriental” à Juazeiro “ocidental”, e vice e versa. Com o passar dos tempos, com o acréscimo natural de veículos e de pessoas, novas rampas surgiram, enquanto outras antigas eram nulificadas, e como justificativa ao aumento do número de rampas, figura a busca incessante pelo poder público por alternativas com o intento de desafogar o transito na cidade.
Com a recente ampliação da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, a cidade de Petrolina em consonância com o desenvolvimento, não teve problemas no ajustamento às obras de alargamento da referida ponte, pois como uma premunição de um futuro distante, a cidade tinha o viaduto Barranqueiro pronto a atender, talvez de forma não direcionada, ao seu propósito, facilitando todo o processo de ampliação da ponte na parte concernente à cidade.
Juazeiro, por sua vez, em virtude do grande estorvo que divide o município (A Banca), que vem na sua grandeza ratificar o ostensivo atraso da cidade, com a ampliação da ponte, ganha mais duas “novas” rampas, sendo uma destas reeditada, enumerando um total de 16 rampas, no itinerário que vai da ponte a garagem da empresa de ônibus São Luiz, dizem que as rampas serão temporárias, sinceramente, não acredito.
Infelizmente tive que fazer esse comparativo com a vizinha cidade, sinto-me mal em fazer isso, todavia, diante ao sobe e dece do atraso na construção de mais rampas, e no abre rampa e fecha rampa, não me contive.
Espero um dia saciar de uma Juazeiro mais digna ao quilate dos seus munícipes, uma Juazeiro sem comparativos com Petrolina, uma Juazeiro ascendente, uma Juazeiro sem ou com menos rampas.
Emanoel Ferreira da Silva – “manollo ferreira”
Pedagogo – Professor – Poeta...
Juazeiro-Ba.
42 comentários
26 de Jul / 2011 às 08h10
Suas observações estão corretas e eu que pensei que fosse menos, são 16? danosse!!! como dizem algumas pessoas. Enquanto isso olhem a felicidade na matéria abaixo com o pouco da obrigação que devem ter com o povo, parecendo até que é um enormeeeeeeeeeeeeeeee favorrrrrrrr. É como dizem aqui de vez em quando: Pão e água tá resolvido. Mas não está não, O Povo está acordando, em cada dez comentários, 2 citam a necessidade de acordar. Daqui a pouco estaremos todos Acordadinhos!!!
26 de Jul / 2011 às 08h18
mas que foto e esta eu nao era nen nacido e copia fiel sempre no atrazo falta 6 anos para eu nasce.
26 de Jul / 2011 às 08h52
Fui este final de semana ver as rampas que estão sendo construida, me senti envergonhada pelo descaso dos governantes. Parece que é uma piada, colocar uma rampa deste tipo "provisória" e não dar um retorno a população sobre a verdadeira duplicação da ponte que queremos e precisamos... Essas "rampinhas" improvisadas são um absurdo!!!!! Cadê o projeto anterior? quando será executado? é isso que o povo quer saber... Isso é uma vergonha Juazeiro!!!
26 de Jul / 2011 às 09h03
Amigos se não colocar um Guarda de Transito ou sinalização vai ter vários acidentes nestas rampas,quando os carros que forem subir não parar para olhar quem vem, vai acontecer acidentes,este é um alerta para as autoridades competentes do nosso município. Eu vou prefirir gastar um pouco mas de combustivel mas vou vim na minha mão se puracaso acontecer com migo já estou acegurado.Deus que mim livre deste acontecimentos e os Irmãos que nela vão trafegar.
26 de Jul / 2011 às 09h17
Será que vai ter inauguração com direito a imprensa, fogos e tudo! Seria "lindo"!!
26 de Jul / 2011 às 09h20
Amigos em imaginar que em 1960 ja existia rampas no mesmo trecho onde o Governo da "Mudança" trata como uma grande obra JESUS - agora a radio Juazeiro usando seu horario matinal virou uma boteim informativo da Prefeitura Municipal de Juazeiro, uma vergonha seo Osvaldo Benevides nunca pensei que chegasse a este ponto, uma empresa consolidada, acho que o governo de Isaac nao esta ruin, claro que tem erros mais nao é o pior dos governos nao sei por que este uso exagerado da radio divulgando massivamente obras, e acredito que a radio tem que manter sua isenção pra nao cair no descredito, pois os governos passam
26 de Jul / 2011 às 09h22
Eita Juazeiro no rumo da mudnaça - so que a foto ai vai criar constragimnto pois nao sabiamos que isto ai ja teve, minha nossa senhora, ate onde Juazeiro vai parar, a ainda ficam os membros do governo bravos qado a gente critica pera ai gente.
26 de Jul / 2011 às 10h11
Concordo plenamente com Manollo Ferreira, Juazeiro ( minha terra natal) vive cada vez mais voltando ao passado. Enquanto outras cidades cada dia que passa se modernizam, juazeiro tem como meta principal o atraso como mostra a foto. Lembro-me muito bem dessa paisagem pois na década de 70 ainda existia as rampas que foram retiradas e agora como se estivessem corrigindo um grande erro estão recolocando as mesmas em seu lugar de origem. Quanto a chamada “Banca” isso é uma vergonha já que as mesmas foram construídas para que a rede férrea tivesse melhor acesso a ponte e hoje( que não tem mais trens) a mesma simplesmente divide a cidade reduzindo o trafego de veículos. Está na hora de destruir essa banca, ampliar as vias e construir passarelas para a população.
26 de Jul / 2011 às 10h12
A foto antiga ainda não mostra uma corrente que foi colocada pela Coletoria Estadual(Secretaria da Fazenda do Estado) que obstruia o transito de veículos a fim de verificar se esses não faziam transito de mercadorias para Petrolina sem a devida cobrança de impostos. À época comerciantes locais, não citarei os nomes por motivos óbvios, faziam essas "transferências" sem o devido pagamento de impostos, era café, querosene, tecidos, grãos, inclusive a nossa cachacinha Januária, utilizando "veículos de praça"(hoje chamados de taxi) e só tinha Jeep Willis. Nós os garotos ficavamos jogando bola(um baba) ao lado do prédio que só pertencia aos Correios(ECT), ao término do jogo, por volta das 17hs., apostávamos figurinhas nas placas dos Jeeps pra ver quem passava primeiro pela rampa com a anuência dos fiscais, que eram "amolecidos" pelos comerciantes com o vil metal, o l'argent, o caiambá ou o bambá. Herdeiros dessa gente hoje estão fazendo política e arrotando honestidade.
26 de Jul / 2011 às 10h25
O atraso certamente não é culpa do atual gestor, que só está à frente da administração municipal há dois anos. A visão de modernização veio de Isaac, que pediu a construção dos viadutos. Que Juazeiro não esqueça quem são os culpados pelo atraso!
26 de Jul / 2011 às 11h33
Parabens pelo texto Emanoel...Cada dia que passa percebe-se que o "progresso" em Juazeiro esta distante. Se hoje as ações do governo municipal são comparadas com fatos de quarenta anos atras, o que pensar do futuro? Retroceder e retroceder até se comparar com as províncias feudais!!!
26 de Jul / 2011 às 11h59
PARA DESESPERO DA OPOSICAO ESSAS RAMPAS SAO PROVISORIAS,POIS LOGO APOS A REALIZACAO DELAS COMECARA O BELO ANEL VIARIO DE JUAZEIRO,E PARA DIMINUIR OS TRANSTORNOS DA POPULACAO DURANTE A OBRAS AS RAMPAS FORAM CONSTRUIDAS.PARABENS ISAAC,PROMESSA FEITA EH PROMESSA CUMPRIDA!!!JUAZEIRO NUNCA VIU UM VOLUME DE OBRAS TAO GRANDE!!!
26 de Jul / 2011 às 12h07
Há uma engenharia de estrutura que o exércico desenvolve muito bem que poderia ser aplicada em substituíção ao concreto armado; mais econômica, prática e ecologicamente correta. Quando fosse reiniciada as obras da Ponte, desarmaria toda estrutura movel ou a deslocaria para outro trecho da obra. O MUNDO ESTÁ PRECISANDO DE SOLUÇÕES ECOLÓGICAMENTE CORRETA.
26 de Jul / 2011 às 12h50
Essa foto é a pura demonstração do atraso de Juazeiro com essa administração. Tudo que foi feito por políticos e sociedade civil contra essas "alças" caiu por terra graças a insensibilidade do prefeito. E não duvidem que esse "feito" será comemorado e muito por Isaac, principalmente na campanha eleitoral que se aproxima. Lamentável.
26 de Jul / 2011 às 13h06
Boa comparação!!! Isso só mostra que estamos regredindo!
26 de Jul / 2011 às 13h46
num trecho de uma música do RPM se não me engano tem uma frase mais ou menos assim "é a propaganda, pois nesse País é o dinheiro quem manda, dizem que não corrompem ninguem fazem de tudo e o que eu não sei e eu sei, vendo esse filme passar e assistindo ao fim" o nome da música é "Alvorada Voraz". Resumindo é muita propaganda prá pouca coisa.
26 de Jul / 2011 às 14h25
Juazeiro tem que derrubar a Banca, para unir os dois lados da cidade. Juazeiro precisa também derrubar o centro inteiro, deixando só os prédios históricos, para se construir amplas avenidas. Fazer como Pereira Passos fez no Rio de Janeiro no passado.
26 de Jul / 2011 às 14h45
Professor Manollo, as belas fotos aqui apresentadas nos servem para perceber, pela comparação, que nossa querida Juazeiro continua andando em sentido contrário ao progresso, involui com o passar dos anos. As rampas são um exemplo clássico, pois a construção destas remonta à construção daquelas, coincidentemente no mesmo espaço geográfico. Parece que estamos a andar em um círculo do tempo, onde o atual reproduz o passado. Neste caso, não temos nada a comemorar. Espero um dia em que eu possa ver Juazeiro libertar-se desse movimento circular, rompendo as forças do atraso e da mediocridade, saindo pela tangente do futuro e do progresso.
26 de Jul / 2011 às 15h13
A radio juazeiro, não tem mais programa, só propagando do atual prefeito, esta perdendo a credibilidade, e quando ligam não dão vez e quando dão é pedindo para desligar, fala sério, é por essa razão que não ligo mais e nem escuta mais o sem fronteiras. e essa foto ai é uma aberração do destino.
26 de Jul / 2011 às 19h12
EU TBM DEIXEI DE OUVIR O PROGRAMA SEM FRONTEIRAS DESDE QUANDO GERALDO JOSÉ SAIU DO PROGRAMA E UMA VEZ TENTEI PARTICIPAR MAIS ELES DISERAM QUE A LIGAÇÃO TINHA CAIDO. MAIS EU NÃO ACREDITEI E COMECEI A OUVIR O PROGRAMA DE NOVO ! MAIS PERCEBI QUE ESTAVA MESMO ACONTECENDO TODAS AS LIGAÇÕES FEITA PRA RECLAMAR DA PREFEITURA SÃO DESLIGADAS E O LOCUTOR FALA QUE A LIGAÇÃO CAIU!!!
26 de Jul / 2011 às 20h10
Lamentável! Contudo, não entendo como nomes de alguns dos "arquitetos do atraso",são lembrados e defendidos com unhas e dentes,como solução para um futuro promissor.
26 de Jul / 2011 às 20h54
O que voces tao esquecendo é que essas rampas , vao ser provisorias caramba (espero) que isso é pra desafogar o transito na 'banca' e colocar os veiculos direto no centro e pra quem vai pra petrolina direto pra parte ampliada da ponte. Aff alguns aqui são tão fanaticos e agressivos que perdem o sentido da razão e se deixa tomar. Quando o anel viario tiver sido contruido , toda a banca vai ser derrubada , passando a ser viaduto com diversa avenidas em baixo isso vale tbm pras rampas que irao ser derrubadas.
26 de Jul / 2011 às 21h39
JUAZEIRO MERECE TER COISAS MELHORES, MERECE PESSOAS DE MENTALIDADE QUE NÃO SEJA TACANHA, QUE NÃO OLHE PRO PRÓPRIO UMBIGO (PELO QUE AS PESSOAS FALAM NAS RUAS, A MAIORIA DOS ENVOLVIDOS EM POLITICA NESTA TERRA, ESTÃO MAIS PREOCUPADOS COM SEUS PROPRIOS INTERESSES). PELA COMPARAÇÃO DAS FOTOS, NOTA-SE QUE ESTA MENTALIDADE DE FAZER ARREMEDOS VEM DE MUITO TEMPO. O POSTO DE FISCALIZAÇÃO EM CIMA DA BANCA, ESTÁ PRATICAMENTE NO MESMO LOCAL ATÉ HOJE. ARRANQUEM DE VOCÊS ESTA PRAGA DO ATRASO. JUAZEIRO MERECE MAIS E MELHOR. NÃO HÁ SALVADOR DA PÁTRIA. O QUE DEVE HAVER É VONTADE, É QUERER FAZER E AGIR. E PETROLINA SE NÃO SE CUIDAR, VAI CONTRAIR ESTA PRAGA TAMBÉM. PRECISA SE CUIDAR, HÁ MUITO O QUE FAZER E MELHORAR.
26 de Jul / 2011 às 21h49
A cada dia Juazeiro me surpreende com sua mudança pra melhor.
26 de Jul / 2011 às 22h13
EU CONCLAMO A TODA POPULAÇÃO A FAZER UM PROTESTO, VOLTA GERALDO...ELE NÃO DA MOLE A NENHUR POLITICO...VOLTA GERALDO,VOLTA GERALDO,VOLTA GERALDO....NIVALDO 18C
27 de Jul / 2011 às 00h08
Esta Rádio morreu e agora ...ficou pior é um tremendo puxasaco de Isaac.Se vai doer nele minhas declarações ele que se dane se ele é brabo eu tambem sou! Se ele é durão eu também sou!
27 de Jul / 2011 às 00h09
Esta Rádio morreu e ficou pior ...é um tremendo puxasaco de Isaac.Se vai doer nele minhas declarações ele que se dane se ele é brabo eu tambem sou! Se ele é durão eu também sou!
27 de Jul / 2011 às 03h05
Tenho Vergonha de passa nessa rampa quando vou a petrolina, e tenho mais vergonha quando chego la vejo a nossa vizinha cresceu muito e juazeiro continua com esse rampas centenárias.
27 de Jul / 2011 às 15h06
SUBI MUITAS VEZES NESSA RAMPA NA DECADA DE60 VOLTAREI A SUBIR 52 ANOS DEPOIS GRAÇAS Á IMCOMPETENCIA DA MAIORIA DOS POLITICOS DE JUAZEIRO IMPRESSIONANTE.
28 de Jul / 2011 às 00h28
Quando escrevi o texto, não pensei exclusivamente no prefeito Isaac Carvalho, mas em todos os prefeitos, deputados e vereadores que ao longo dos tempos empurram Juazeiro RAMPA abaixo.
28 de Jul / 2011 às 09h53
CARO MANOLLO, VC FOI BASTANTE FELIZ EM SEU ARTIGO. TROUXE A VISUALIZAÇÃO PERFEITA DO ATRASO E DO RETROCESSO. O ANEL VIÁRIO DE ISAAC E FLÁVIO LUIZ FOI IMPLODIDO ANTES DE SER INICIADO. REFIRO-ME AO ESQUEMA DE PROPINAS E CORRUPÇÃO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. DILMA PASSOU O RODO NO MINISTRO ALFREDO NASCIMENTO E TODA GANGUE INSTALADA NO DNIT. O PREFEITO E O SECRETÁRIO TINHAM RECEBIDO PROMESSA DO MINISTRO DE LICITAR O ANEL ATÉ O FINAL DE JULHO. TUDO ESTÁ SUSPENSO. AINDA BEM, PARA EVITAR COISA MAL FEITA, ARMENGADA PELA PRESSA DE FAZER POLÍTICA. ALÉM DO MAIS É BASTANTE TEMERÁRIO REPETIR OS ERROS DO SANEAMENTO DE 1991/1992, QUANDO O MESMO SECRETÁRIO DE HOJE VIABILIZOU O CONTRATO DO SANEAMENTO QUE DEU NO QUE DEU. FICO MAIS TRANQUILO QUANDO LEIO TEXTOS TÃO SENSATOS COMO O SEU, CRÍTICO, RACIONAL E SEM PAIXÃO.
28 de Jul / 2011 às 13h56
É de lascar. Este povo se não falasse mal do prefeito, morria de saudade dos prefeitos anteriores E por que Misael não resolveu? ou antes, e por que Khoury não resolveu? e por que outros prefeitos não resolveram? Ah, ia me esquecendo. e por que Joseph não resolveu? Agora querem que Isac resolva tudo que os anteriores sequer tentaram resolver. Este imbróglio da ponte rola desde que eu era menino. Quem foi o sabido que dividiu a cidade em duas? Deve ser relembrado como grande adminsitrador, ter nome em praça, colégio, auditório. Podia ter feito diferente. E os outros que criticam agora, por que não fizeram quando tiveram oportunidade? Acorda gente, a adminsitração de Isac, para desespero dos que pregam "quanto pior melhor", vai de vento em popa e fazendo tudo o que os seus antecessores não fizeram. Só não enxerga quem não quer ver. Dilma vem aí, prestigiar a inaugaração das casas e da obra da ponte.
30 de Jul / 2011 às 01h04
Realmente A MUDANÇA CHEGOU, há mais ou menos 30 anos atrás PETROLINA-PE, pensou na duplicação da PONTE PRESIDENTE DUTRA, executando as obras necessarias para a sua conexão, enquanto que JUAZEIRO-BA, pensou na passagem de carroças, pois infelizmente de PONTE PICOLÉ, evoluimos para PONTE PÉ DE GALINHA, embora falam em PÉ DE GALINHA provisório, porem sabemos que no BRASIL o provisório é para mais ou menos 50 ANOS, quem sabe de repente evoluimos.
30 de Jul / 2011 às 12h52
Meu caro MANOLLO FERREIRA, a questão é que todos os Prefeitos que passaram por Petrolina, fizeram algum benefício para a cidade, e soma desses benefícios é a Petrolina que temos hoje. Enquanto que os de Juazeiro tiraram. Alguns exemplos; BATALHÃO DO EXERCÍTO ( juastificativa, não existia área em Juazeiro que comportasse. AEROPORTO ( justificativa: o avião não ia decolar de Petrolina e aterrissar em Juazeiro - parece até piada.) etc.etc. E ainda querem voltar aqueles que já estiveram no comando e nada fizeram. Mas só tem um culpado em tudo isso. Nós povo que ainda acreditamos nas falsas promessas de campanha. Pois o político que foi eleito só tem um compromisso que é com aqueles que bancaram sua campanha.
30 de Jul / 2011 às 13h15
Hoje só se fala que ruim é o atual prefeito, como se os anteriores foram MARAVILHA. Acorda povo. Quem hoje é oposição já estiveram na situação, e nada fizeram. DIZER É FÁCIL, FAZER É QUE SÃO ELAS.
31 de Jul / 2011 às 19h50
Nunca mais este anel rodoviário sai.Pode apostar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
01 de Aug / 2011 às 11h19
ESSA RAMPA QUE ESTA NA FOTO EMBAIXO HÁ 51 ANOS ATRÁS FOI PROVISÓRIO,E ATÉ HOJE NUNCA SAIU A DEFiNITIVO,É SEMPRE ASSIM AQUI EM JUAZEIRO VÃO ENGANANDO O POVO COM OBRAS PROVISÓRIO,QUANDO QUEREM FAZER UMA OBRA DEFINITIVO É COMO FAZEM NA VIZINHA CIDADE DE PETROLINA,EX:O VIADUTO DOS BARRANQUEIROS,SÃO OBRAS COM VISÃO DO FUTURO.
04 de Aug / 2011 às 21h00
anel viário, só com outra administração, rampa é sinônimo de medieval, até parece que juazeiro esta voltando a idade média.
07 de Aug / 2011 às 10h48
A TARDE – SALVADOR POLÍTICA todas as notícias de POLÍTICA 05/08/2011 às 20:22 Dilma inaugura conjunto com obras inacabadas na BA Agência Estado A presidente Dilma Rousseff entregou hoje um conjunto habitacional com casas sem energia elétrica, sem água encanada, sem piso cerâmico e, em alguns casos, sem vidros e esquadrias nas janelas. O conjunto residencial São Francisco, em Juazeiro (BA), com 1,5 mil unidades habitacionais, foi inaugurado hoje com estardalhaço pela presidente e sua comitiva. Um público de cerca de 500 pessoas, abaixo da expectativa do Planalto, compareceu ao evento de inauguração do conjunto habitacional. Em meio à poeira da obra inacabada, Dilma fez um discurso com críticas aos "antecessores" do governo Lula e prometeu entregar 2 milhões de residências dentro do programa "Minha Casa, Minha Vida". "Governos anteriores aos do presidente Lula olhavam as pessoas como elas fossem números. Não olhavam para as pessoas pobres como pessoas capazes. Nós ol
07 de Aug / 2011 às 10h50
O GLOBO Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/08/05/dilma-vai-inaugurar-conjunto-habitacional-em-juazeiro-na-bahia-925070686.asp#ixzz1UIxZZx00 © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. JUAZEIRO - A Presidente Dilma Rousseff viaja, na tarde desta sexta-feira, para Juazeiro, no sertão da Bahia, onde vai inaugurar 1.500 unidades do Residencial São Francisco, conjunto habitacional com três condomínios, localizado na caatinga, ao lado da BA-210. O conjunto integra o Minha Casa minha Vida, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Pela manhã, a maior parte dos imóveis ainda estava vazia. E as primeiras famílias a chegar se queixavam da falta de água. O conjunto exigiu investimentos superiores a R$ 61 milhões. Dilma vai dar entrevista a duas emissoras de rádio no próprio aeroporto de Juazeiro, e depois segue para o conjunto, para a solenidade da inauguração.
07 de Aug / 2011 às 10h52
A FOLHA SÃO PAULO 05/08/2011 - 19h33 Na Bahia, Dilma se irrita com referência a 'casinha' PUBLICIDADE FÁBIO GUIBU ENVIADO A JUAZEIRO (BA) A presidente Dilma Rousseff se irritou nesta sexta-feira, em Juazeiro (BA), quando um repórter de uma emissora de rádio da região chamou de "casinha" os imóveis construídos no programa "Minha Casa, Minha Vida". "Imagino que a sua casa seja grande", disse a presidente ao repórter, no meio da entrevista. "O povo brasileiro não tinha nem casinha. O povo brasileiro tinha casa de papel, tinha palafita", prosseguiu. "Não é uma casinha." Governador da Bahia diz que Dilma é 'mulher-coragem' Dilma diz que país está mais forte para enfrentar crise Dilma disse que os imóveis do programa federal não podiam ser desmerecidos, porque "qualquer pessoa" que consegue "ter um teto onde criar seus filhos" considera isso "muito importante". Mais tarde, em seu discurso na solenidade de entrega de 1.500 apartamentos na periferia de Juazeiro, a presidente
20 de Sep / 2011 às 13h52
RAPAZ SE ESTA RAMPA DA SEGUNDA FOTO FOSSE CONSTRUIDA SETE ANOS DEPOIS, HOJE TERIA MINHA IDADE,OU SEJA 44 ANOS.A RAMPA RECÉM CONSTRUIDA,NÃO DIFERE NADA DA OUTRA.POR ISSO É QUE JUAZEIRO ESTA CAMINHANDO RUMO AO REGRESSO.