RedeGN - Inédito no sertão nordestino, Salão de Turismo promete ser um marco no Vale do São Francisco

Inédito no sertão nordestino, Salão de Turismo promete ser um marco no Vale do São Francisco

O sertão do São Francisco possui riquezas culturais, históricas e naturais que ganham cada vez mais espaço no roteiro turístico dos brasileiros. É pensando no desenvolvimento das cidades dessa região que será realizado o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, de 28 de abril a 1º de maio, na orla de Petrolina.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Distribuído numa estrutura de aproximadamente 5.000m², a feira de negócios conta com exposições de rotas turísticas, visitas técnicas, arena gastronômica, festivais de bebidas, atrações culturais, rodadas de negociações e mais uma extensa agenda de palestras, workshops e simpósios. Em breve, a programação completa será divulgada.

Um dos principais objetivos da iniciativa é contribuir para a promoção e o desenvolvimento social e econômico das cidades participantes, com a discussão de políticas públicas para capacitação profissional e o fortalecimento dos negócios locais.

 "O potencial é gigantesco e o salão vai funcionar também como uma grande vitrine turística das cidades ribeirinhas do Velho Chico", destaca Luciano Correia, um dos idealizadores da proposta.

Pioneiro no sertão nordestino, o projeto já conta com diversos parceiros, como o Ministério do Turismo, Governo do Estado de Pernambuco, Instituições de Ensino, Sistema S, Embrapa, Codevasf, além de sindicatos, associações e outros institutos. Mais de 20 cidades de Pernambuco e da Bahia, que enxergam na proposta a possibilidade de fomentar toda a cadeia turística do Vale do São Francisco, já confirmaram presença no evento.

Exposições-Empreendedores do trade turístico, empresários e outros interessados em expor produtos e serviços durante o Salão de Turismo do Vale do São Francisco podem negociar a aquisição dos estandes com os organizadores do projeto (veja os contatos no final do texto). O tamanho de cada box será flexível e uma equipe técnica dará suporte profissional para a organização dos espaços.

"Teremos pessoas com bastante experiência em feiras para auxiliar e orientar no que for preciso: designers de interiores, engenheiros, arquitetos, cenógrafos. Poderemos fazer projetos exclusivos na forma, cor, iluminação e padrões específicos", informa Sérgio Martins, presidente da Cooperativa de Profissionais, Produtores e Empreendedores do Turismo e do Agronegócio do Submédio São do Francisco (Coopemvale).

Promoção-O lançamento regional da feira de negócios aconteceu no dia 04 de novembro de 2021, em Juazeiro-BA, com a presença de gestores municipais, representantes de instituições parceiras, lideranças políticas e outros convidados. Já o lançamento estadual foi realizado em Recife, no último dia 17 de novembro, com a participação do secretário estadual de Turismo e Lazer e de Pernambuco, Rodrigo Novaes, do presidente da Empresa Pernambucana de Turismo, Antônio Neves Baptista, além representantes de instituições parceiras.

Organização

Idealizado por Luciano Correia e Gilberto Pires, o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco tem como realizadores a Cooperativa Mista de Profissionais, Produtores e Empreendedores Familiares do Submédio do São Francisco (Coopemvale), a Agência Criatur e de mais de 20 prefeituras do Vale do São Francisco.

CONTATOS

Sérgio Martins (Coopemvale): (87) 9 9997-7661

Cynthia Clause (Criatur): (87) 9 8809-7201

Gilberto Pires: (87) 9 8823-1262

Luciano Correia: (74) 9 8804-8233

salaodeturismovsf@gmail.com

SERVIÇOB1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco

Data: 28 de abril a 1º de maio de 2022

Local: Orla de Petrolina-PE

www.instagram.com/salaodeturismovsf