Volume de águas no Lago de Sobradinho segue com tendência de alta. Confira os números

Relatório encaminhado à redação da redeGN pelo engenheiro elétrico Ailton Candeia, com dados oficiais da ANA – Agência Nacional de Àguas e Saneamento Básico, aponta para um aumento significativo nos reservatórios ao longo do Rio São Francisco.

A Barragem de Três Marias, em Minas Gerais, de acordo com o relatório, chegou a 69,9% da sua capacidade, com afluência de 4.780 m³ e liberação de pouco mais de 230 m³ por segundo para garantir um aumento mais consistente na capacidade de armazenamento da represa.

O relatório publicado, com dados finalizados neste domingo (9), indica também que o Lago de Sobradinho está próximo de atingir 60% da sua capacidade útil, com tendência de aumento a cada dia. Os dados oficiais apontavam um volume útil de 58,62% no domingo em Sobradinho, mas com tendência de alta, já que recebe 4.460 m³ e está liberando apenas 792 m³ por segundo na sua barragem. Relatório recente encaminhado pela Chesf aponta que nos próximos dias a vazão em Sobradinho deve ser mantida na casa dos 800 m³ por segundo, reforçando a tendência de aumento gradativo do acúmulo no lago.

A Barragem de Itaparica, abaixo de Sobradinho, chegou a 60% da sua capacidade de armazenamento, com afluência de 1.100 m³ e afluência de 826 m³.

O Engenheiro Elétrico, Ailton Candeia, acredita que a tendência é de aumento diário, em função das chuvas que tem caído na calha do rio: “Nos últimos dias o Lago de Sobradinho vem aumentando em torno de 1% ao dia. Com essa tendência é possível que em pouco tempo o Lago de Sobradinho alcance 70% da sua capacidade, dado as chuvas que continuam caindo em Minas e a grande quantidade de água que desce rio abaixo em direção à represa de Sobradinho”, destacou.

Da redação redeGN