Produtores de Paulo Afonso conhecem tecnologias para a produção de tomate

O projeto Lagos do São Francisco, uma parceria da Embrapa Semiárido, Chesf e BNDES, com apoio municipal, vem disseminando técnicas de plantio e manejo para a cultura do tomate a produtores de Paulo Afonso (BA) por meio da instalação de Campos de Aprendizagem Tecnológica (CAT).

O CAT do tomate foi instalado em área de meio hectare na propriedade de agricultor parceiro, funcionando como Unidade Demonstrativa e de transferência de tecnologia da Embrapa para realização de capacitações e eventos na região.

De acordo com Rebert Correia, pesquisador da Embrapa Semiárido e coordenador do Projeto, o esperado é que também sejam instalados em Paulo Afonso CATs para as culturas da cebola e melancia.

O CAT do tomate serviu de vitrine para a realização de um Dia de Campo, com palestras voltadas aos principais aspectos do cultivo de tomate, o manejo de pragas e o manejo de irrigação/fertirrigação. O evento contou com a participação de técnicos, estudantes e produtores rurais.

A apresentação sobre a cultura do tomate foi feita pelo pesquisador Jony Yuri, da Embrapa Semiárido, e pelo técnico do município, Arquimedes Farias, que abordaram a preparação do solo, metodologia para a produção de mudas e os cuidados para a colheita.

O direcionamento para o combate das principais pragas do tomateiro foi realizado pelo pesquisador da Embrapa José Adalberto de Alencar, que enfatizou a questão do manejo integrado de pragas. Já a parte de irrigação/fertirrigação foi explicada pelo pesquisador José Maria Pinto, também da Embrapa, que mencionou a vantagem de utilizar o filme plástico (mulching) como cobertura de solo para reduzir a necessidade de irrigação e evitar a evaporação.

A aplicação do mulching de dupla face prata/preta foi um dos destaques entre as técnicas apresentadas, por trazer diversos benefícios para o cultivo do tomate e ser uma novidade para alguns dos participantes.

 

Ascom Embrapa