RedeGN - Mercados aumentam níveis comerciais durante Semana Santa em Juazeiro

Mercados aumentam níveis comerciais durante Semana Santa em Juazeiro

O Mercado do Produtor de Juazeiro, já vivenciou o aumento do fluxo de pessoas (consumidores e comerciantes) nesta véspera de feriado. A Semana Santa é um período em que a procura por produtos típicos da época – feijão verde, abóbora, chuchu, maxixe, quiabo, milho verde e outras variedades de legumes e verduras – é ampliado consideravelmente. De acordo com o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, o Mercado está preparado para o grande número de consumidores. “O período da Semana Santa sempre registra um grande índice comercial, onde o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. A expectativa é de ampliar em 16 % a comercialização de hortifrutis”, informou. O Mercado que comercializa anualmente cerca de R$ 800 milhões de reais é considerado o 1º entreposto da agricultura irrigada/familiar do norte/nordeste e o 4º maior em volume de vendas do Brasil.  

Já em relação à comercialização de peixes, que aumenta devido à tradição, em Juazeiro os principais centros são os Mercados Joca de Oliveira e o Arnaldo Vieira. Segundo o secretário o volume comercial no Joca é de 20 toneladas anualmente, “nesse período o índice aumenta para cerca de 70% / dia, sendo que os boxes direcionados para a venda do produto passam de 14 (dias normais) para 22”, observou, informando que o Mercado Arnaldo Vieira por funcionar apenas dois dias na semana tem um volume menor. “A comercialização é menor, porém também apresenta números relevantes. Durante o ano cerca de 10 toneladas de peixes são comercializados, e nessa época o volume diário aumenta também em até 70%. As principais espécies vendidas são Crumatá, Piau, Dourado, Pescado e Surubim”, especificou. 

Horário de funcionamento dos mercados durante o feriado: Mercado do Produtor funcionará nesta quinta-feira das 4h às 14h. Já os Mercados Joca de Oliveira e Arnaldo Vieira funcionarão até às 17h nesta quinta. Todos os mercados fecharão na sexta-feira e retornam as atividades no sábado.

Lene Radina Ascom Seadruma