A Bahia foi o estado do Nordeste que mais gerou empregos no primeiro bimestre deste ano. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) contabilizam um saldo de 12.793 postos de trabalho criados em janeiro e fevereiro. Os dados foram consolidados levando em conta a nova metodologia do Ministério do Trabalho e Emprego, que inclui informações enviadas fora do prazo para fazer acertos nas declarações.
Feira de Santana foi o município baiano que apresentou o melhor desempenho na geração de postos de trabalho formal no primeiro bimestre deste ano. Em segundo lugar vem Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, com 654 empregos, e Jequié em terceiro, que gerou 308 postos de trabalho.
Juazeiro teve um saldo "negativo" de empregos de -462 no mês de março e de -1.106 no primeiro trimestre de 2011. Como lamentavelmente as comparações são inevitáveis, Petrolina teve saldo positivo de +444 em março e 903 no primeiro trimestre deste ano. Em 12 meses Juazeiro o saldo é negativo é -83. Petrolina no mesmo período ficou com +4.116 de saldo.
Alguém tem uma explicação para essa discrepância? Perguntou um leitor em mensagem ao blog.
10 comentários
20 de Apr / 2011 às 17h44
Mas sempre foi assim no inicio do ano! Nossa maior atividade economica é a agricola e nessa epoca o indice de empregos é baixo mesmo. Porém no meio do ano vai haver um salto (como sempre) e estaremos liderando a nível nacional! Quanto a cidade vizinha isso ocorre também dependendo dos produtos agrícolas comercializados que são diferentes sim. Basta ver o despenho da vizinhaça nos meses de Novembro e Dezembro. É tudo uma questão de safra e sazonalidade.
20 de Apr / 2011 às 18h37
Simples, Geraldo. A reforma do governno municipal gerou mudanças, inclusive demissões, não há segredo.
20 de Apr / 2011 às 20h11
oque estamos vendo nada mais nada menos que reflexo da ma administração da cidade a cidade esta parada no tempo e ja estamos sofrendo com isso
20 de Apr / 2011 às 22h31
SÓ VOU DORMIR QUANDO A MUDANÇA SAIR. Assim como Isaías que na Bíblia antecipou fatos que estariam por vir, alguém cantou há mais de 40 anos atrás, sobre os dias atuais que Juazeiro vive: DOR, TRISTEZA, SOFRIMENTO, DESESPERANÇA. Juazeiro, juazeiro, Me responda por favor, Juazeiro, velho amigo, Onde anda o meu amor, Ai, juazeiro, ela nunca mais voltou, Diz, Juazeiro, Onde anda o meu amor, Juazeiro, não te lembras , Quando o nosso amor nasceu, Toda tarde a tua sombra, Conversava, ela e eu, Ai, Juazeiro, como dói a minha dor, Diz, juazeiro, onde anda o meu amor, Juazeiro, seja franco, Ela tem um novo amor, Se não tem, porque tu choras, Solidário à minha dor, Ai, Juazeiro, não me deixe assim roer, Ai, juazeiro, tô cansado de sofrer, Juazeiro, meu destino, Tá ligado junto ao teu, No teu tronco, tem dois nome, Ela mesma que escreveu, Ai, juazeiro, eu não agüento mais roer, Ai, juazeiro, eu prefiro até morrer, Ai, juazeiro!
20 de Apr / 2011 às 23h05
Esse Feeling não tem jeito... sempre com ciume da nossa querida e amada Petrolina... Feeling, a cada dia fica dificil comparar Juazeiro com Petrolina... Posso pedir um favor a voce... Viva sua vida e esqueça um pouco Petrolina. So uma coisa... vc já viu como vai ser o Hospital da Unimed em Petrolina... Vai botar o de Juazeiro no bolso...
20 de Apr / 2011 às 23h25
Feeling tentou explicar mas não conseguiu justificar a diferença de geração de duas cidades dependentes do agronegócio. Onde então Petrolina gerou empregos e Juazeiro demitiu, pois se em Juazeiro estar em entressafra, Petrolina também deve está!!!
21 de Apr / 2011 às 14h22
Eu até evito citar o nome dessa localidade justamente por causa dessas asneiras! Meu caro Rodrigo você já viu o JuáShopping?! Vai colocar não só o dessa cidade mas como de todas do Interior do NE no bolso! E sobre a diferença da vizinhança, é refletida em outros setores também, mas os produtos não são tão equivalentes assim. Nosso foco é manga, o de vocês uva! Não se iludam com isso, é um sobe desce, a prova é que outras cidades muito maiores e bem mais progressistas que Petrolina, também estão com indices negativos.
21 de Apr / 2011 às 16h21
MAIS EM JUAZEIRO DESPENCOU DEVE SER EFEITO DA MUDANÇA DE ISACC DA JUAGRO.
21 de Apr / 2011 às 20h45
Estou ficando famoso. Minha intenção ao fazer o questionamento foi saber as opiniões dos colegas do blog. Eu fiquei sem compreender, pois ouço falar de tanto investimento em Juazeiro, entretanto os dados dizem outra realidade.
21 de Apr / 2011 às 20h45
Estou ficando famoso. Minha intenção ao fazer o questionamento foi saber as opiniões dos colegas do blog. Eu fiquei sem compreender, pois ouço falar de tanto investimento em Juazeiro, entretanto os dados dizem outra realidade.