Apagão CNPq ainda não permite atualizar currículos. Pesquisadores da Univasf e Uneb estão preocupados

Desde 23 de junho, cientistas brasileiros relatam dificuldade para acessar o currículo Lattes e diversos sistemas de informática do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre todos os sistemas afetados, aquele que vem gerando a maior comoção entre os especialistas é a indisponibilidade da Plataforma Lattes, um site que reúne toda a trajetória da vida acadêmica dos pesquisadores brasileiros, doutores, mestres, especialistas.

Ter esse currículo atualizado costuma ser uma das primeiras exigências a todos que integram a área acadêmica, especialmente na hora de se candidatar a projetos e vagas de iniciação científica, mestrado e doutorado.

A reportagem da REDEGN, em contato com professores doutores e mestres, também alunos da UNIVASF-Universidade Federal do Vale do São Francisco e UNEB-Universidade do Estado da Bahia, os dois pricipais polos de ensino, pesquisa e extensão da região, acusaram que os problemas de acesso continua e "isto é bastante preocupante".

O CNPQ, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está entre as principais agências de fomento à pesquisa no país e suas plataformas online são essenciais para a concessão de bolsas aos estudantes e para a coordenação de estudos entre diferentes grupos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Nas redes sociais, os cientistas estão usando o termo "apagão do CNPq" para se manifestar sobre a situação e contar como o trabalho deles é prejudicado por essa indisponibilidade.

Confira nota data dia 03 de agosto:
O CNPq informa que está disponível o acesso aos currículos da Plataforma Lattes nas seguintes condições:

Por meio do acesso direto ao currículo a partir do ID Lattes, escrevendo, no campo de endereço do seu navegador: lattes.cnpq.br/[número do ID]
Por meio de busca textual pelo endereço: buscatextual.cnpq.br/buscatextual
A base de dados conta com atualizações feitas até às 18h do dia 23 de julho, dia de início da indisponibilidade dos sistemas.
Não será possível, neste momento, fazer atualizações dos currículos, mas está disponível a opção de impressão e download.
O trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações.
Lembramos que, devido ao elevado número de acessos que a base provavelmente terá, o sistema pode apresentar alguma lentidão.

Em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, entrem em contato com o CNPq por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail [email protected]

Redação redeGN Fotos Ney Vital