Em Petrolina, assistência social investe em acompanhamento remoto durante pandemia

Para garantir a continuidade de ações voltadas à assistência social, a Prefeitura de Petrolina está investindo na tecnologia. O Programa 'Criança Feliz', que é pautado na realização de visitas domiciliares, por exemplo, passou fazer o acompanhamento remoto das famílias utilizando ferramentas como o aplicativo de mensagens.

O monitoramento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos às famílias está sendo feito diariamente por telefone. Uma novidade que está fazendo sucesso é a elaboração de vídeos educativos produzidos pelas educadoras sociais e compartilhado através do whatsapp com as famílias acompanhadas pelo programa. O conteúdo varia desde orientações com relação à prevenção da covid-19, até dicas sobre a alimentação da garotada e sugestões de atividades para colocar em prática com os pequenos. A recepção do público tem sido muito positiva.

O Programa Criança Feliz é executado pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social. Ele é voltado para gestantes e famílias com crianças de até 6 anos. O programa compõe a política de cuidado integral à Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social e tem como objetivo o fortalecimento do vínculo familiar e o desenvolvimento biopsicossocial. Em Petrolina, cerca de 900 famílias são acompanhadas.

Ascom/Petrolina