O vereador Ibamar Fernandes encaminhou requerimento 005/11 à mesa diretora da Casa Plínio Amorim solicitando a convocação da Secretaria de Educação do Município de Petrolina Célia Regina, para falar sobre as nucleações escolares. A Secretária deverá comparecer a sessão desta segunda feira, dia 21.
Esta é a terceira sessão ordinária do período e tem como principal destaque a presença da Secretária de Educação, tendo em vsita não constar na pauta nenhum projeto de lei do Legislativo ou oriundo do executivo.
Com informações da Ascom CMP
2 comentários
21 de Feb / 2011 às 04h57
O processo de nucleação de uma rede escolar tem como objetivo melhorar a qualidade e eficiência da gestão escolar, eliminando a situação de ineficiência das “micro” escolas que não apresentam condições de se consolidar como unidades escolares vigorosas, com ambiente e equipe profissional adequados. O processo de nucleação racionaliza esforços e recursos que, de outro modo, seriam “pulverizados” (turmas com 10 alunos, escolas com 150 alunos) comprometendo o valor dos salários e os investimentos. A nucleação física e/ou administrativa de escolas com uma gestão pedagógica mais estruturada, e que contemple um número maior de alunos significa um investimento na qualidade do ensino. E é isso que todos nós professores (sem paixão política) esperamos que aconteça em nosso Município. Há casos que têm de ser revistos, como exemplo sito: • A Escola Professor Nicolau Boscardin, no Bairro Idalino Bezerra, não tinha necessidade de ser nucleada, pois possui mais de 800 alunos; • Faltou critério
21 de Feb / 2011 às 05h01
Eu vejo essa convocação como uma atitude demagógica do poder legislativo. Os vereadores querem apenas dá uma satisfação às comunidades atingidas pela nucleação. No entanto, já são conscientes de que a nucleação é necessária. Convocam a secretária de educação para chamar a atenção da sociedade, mas com certeza, eles já sabem até mesmo o que a secretária falará. É por essas coisas que eu sugiro na reforma política, que se acabe com o cargo de vereador. Para substituir nas suas funções, os representantes dos bairros teriam reuniões periódicas com os secretários de governo e repassariam os reclames dos moradores. Para fiscalizar o executivo (coisa que os vereadores não fazem) ficaria a cargo do ministério público. (aumentando o número de promotores de justiça através de concurso público). Aí, você deve está se perguntando: Se acabar com a câmara de vereadores, quem dará os títulos de cidadão petrolinense aos merecedores dessa honra? PERGUNTA DIFÍCIL. EU VOU PENSAR, DEPOIS RESPONDO.