Pandemia do novo coronavírus: Juazeiro inicia testagem para diagnóstico da COVID-19 em profissionais da Atenção Básica

Conforme anunciado pelo prefeito Paulo Bomfim, durante coletiva de imprensa, foi iniciada nesta quinta-feira, mais uma importante ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no município.

Através da Secretaria da Saúde, a Prefeitura iniciou a testagem rápida para diagnóstico da COVID-19 nos profissionais da Atenção Básica, que inclui os profissionais das equipes de saúde da família, além dos agentes comunitários de saúde, totalizando cerca de 867 profissionais.

O objetivo é dar mais segurança para profissionais e pacientes e, além da Atenção Básica, a iniciativa irá contemplar diversas categorias que estão atuando na linha de frente do combate à doença, entre eles, forças de segurança, de limpeza pública e imprensa, chegando ao todo a aproximadamente 5 mil profissionais. Com a testagem será possível também realizar o mapeamento do status imunológico com categorias de trabalhadores mais expostos e que não puderam se manter em isolamento social por fazerem parte das atividades essenciais.

O recepcionista de UBS, José Avelar, foi um dos testados no primeiro dia da ação e acredita ser “essencial para todos que atuam em unidade de saúde, pois lidamos com pessoas que buscam atendimento médico todos os dias e a doença nem sempre apresenta sintomas. Creio que isso demonstra a preocupação da gestão municipal e dessa forma nos sentimos cuidados”, afirmou.

O superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório, que acompanhou o primeiro dia de testes nos postos de saúde, destaca a importância da testagem para a quebra da cadeia de transmissibilidade do vírus. “A UBS é a porta de entrada do atendimento à comunidade e essa testagem vem para atender melhor, garantindo a saúde do trabalhador e da população. O paciente vai se sentir mais seguro por estar sendo atendido por um profissional já testado e prestaremos um serviço de qualidade e de segurança com a saúde do paciente, além de impedir que o vírus se propague entre as equipes e comunidade”, disse.

A técnica de enfermagem Talita Brandão, que também realizou o teste, considerou gratificante “porque somos nós que estamos à frente dos cuidados iniciais do paciente nessa luta contra a pandemia. Dessa forma podemos cuidar melhor da população que nos procura, já que muitos podem estar assintomáticos e transmitir o vírus sem saber”, disse.

Os testes adquiridos pelo município estão sendo aplicados nos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia e pacientes notificados através das unidades básicas de saúde e do Call Center.

Fabiana Diniz/SESAU