Agências bancárias devem ser fechadas e atendimento limitar-se à parte externa ou casos extremos, avalia deputado Hilton Coelho

Indicações à Presidência da República, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Salvador e à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) serão apresentadas pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Preveem que se determine o fechamento de todas as agências bancárias da Bahia, sem prejuízo do pagamento dos salários dos trabalhadores, como forma de evitar a disseminação do coronavírus.

"Queremos resguardar a saúde dos bancários e evitar a propagação do coronavírus no país. Algumas medidas estão sendo tomadas, porém, ainda são insuficientes para conter o avanço do COVID-19. Propomos o fechamento das agências com atendimento assegurado nos meios eletrônicos, nas entradas dos estabelecimentos e as demais formas já existentes. Encerrar neste momento de crise o funcionamento das agências e limitar o acesso das pessoas ajuda a proteger a vida dos bancários, dos familiares e de toda a sociedade", avalia o parlamentar.

Ele lembra que "por conta da legítima greve da categoria dos vigilantes na Bahia, muitas agências bancárias permaneceram com o setor de atendimento ao público fechado. O possível retorno ao trabalho desta categoria poderá implicar em uma corrida aos bancos, com a ampliação do contato físico e social das pessoas, vetores de disseminação do coronavírus. A melhor forma de evitar a propagação do vírus é, sem dúvida, a adoção, por parte do poder público e da população em geral, de medidas de isolamento das pessoas, evitando-se ao máximo o contato social, associada com ações profiláticas. Que os Executivos federal, estadual e municipal, além dos banqueiros, tenham sensibilidade de agir contra a pandemia e determinar o fechamento de todas as agências bancárias da Bahia, sem prejuízo do pagamento dos salários dos trabalhadores", conclui Hilton Coelho.

Ascom Hilton Coelho