Futebol: No sufoco, fora da TV e transmitido no Rádio, o Flamengo vira sobre o Boavista e vence 1º turno

Conforme reportagem desta redeGN Blog Geraldo josé, realizada esta semana,  sem acordo, torcedores do Flamengo espalhados em Juazeiro e Petrolina tiveram que em sua maioria usar o sempre atualizado rádio para gritar é campeão.

Pela 22ª vez, o Flamengo faturou a Taça Guanabara. Na noite deste sábado de Carnaval, em plena folia, o Rubro-Negro saiu atrás, mas conseguiu virar e derrotar o Boavista por 2 a 1, na decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca. O primeiro gol foi marcado por Jean, logo aos quatro minutos, com Diego e Gabigol, nos fins dos tempos, respectivamente, fazendo os gols para o Rubro-Negro - e garantindo o grito de "é campeão" para os mais de 50 mil torcedores no Maracanã.

Os jogos do Flamengo no Campeonato Carioca não estão sendo transmitidos ao vivo na TV aberta nem online. O clube até o momento não entrou em acordo com a Globo e seus duelos estão fora da TV aberta (Globo), do SporTV, do Premiere e do Globoesporte.

Sem transmissão pela TV em dias de jogos do Flamengo um detalhe vem chamando a atenção: o torcedor retorna ao antigo hábito de assistir os jogos, em sua maioria pelo rádio e ou seguir em tempo real pelas redes sociais. Sendo assim o Flamengo conquista mais do que uma nova legião de torcedores valoriza cada vez um hábito que faz parte da história do brasileiro, o de ouvir as partidas do time do coração pelo rádio.

Em dias de jogos do Flamengo a cena é comum agora o torcedor nas ruas e até nos bares com o rádio no "pé do ouvido". A tradição de ouvir futebol no rádio de pilha nunca morreu, mas ficou restrita aos torcedores mais antigos. 

O radialista Pedro Henrique, coordenador da equipe esportiva da Rádio Cidade Am, diz que um estudo apontou a audiência mídias digitais triplicou durante os jogos de futebo. De acordo com Pedro existe um hábito de também ouvir os jogos dos campeonatos estaduais, no caso o Campeonato de Pernambuco e o Baiano. 

O aposentado Iranildo Moura Leal é destes torcedores que mesmo com os jogos transmitidos ao vivo pela televisão  ainda prefere, segundo ele, "a emoção do rádio". Iranildo afirma que o rádio o acompanha, ou ele acompanha o rádio há mais de seis décadas. 

Agora, é a vez da nova geração redescobrir o veículo: quando as partidas não são transmitidas pela TV, a torcida acompanha os jogos pelo rádio que já está adaptado às novas tecnologias, o meio é transmitido também via celulares, computador e televisão. 

Redação redeGN/Blog Geraldo José Foto: Ney Vital