Paulo Valgueiro usa a tribuna para pedir explicações ao prefeito de Petrolina Miguel Coelho

O vereador Paulo Valgueiro usou a tribuna da Casa Plínio Amorim na manhã desta terça-feira (18), durante sessão deliberativa, para defender os interesses da população de Petrolina.

O cumprimento da Lei na convocação do concurso público municipal e a falta de transparência nas ações do governo foram alguns dos temas abordados pelo líder da Bancada de Oposição de Petrolina. Valgueiro também abordou sobre a astronômica publicidade para as obras de pavimentação na cidade.   

De acordo com Valgueiro, um dos gargalos da saúde de Petrolina é fruto da inoperância do Governo Novo Tempo ao adiar a convocação de condutores de veículos de socorro, aprovados no concurso público, e que até agora aguardam a convocação.

“Pessoas estão na fila de espera do concurso de condutores de viaturas de socorro, ou seja, condutores das ambulâncias. Houve a substituição do Corpo de Bombeiros aposentados que prestavam serviços ao SAMU, mas, para não chamar os concursados, não estão utilizando todas as ambulâncias disponíveis no município e que deveriam estar em circulação. Atualmente não tem escala para os cinco veículos do SAMU em Petrolina, em função da economia burra da gestão que se diz Novo Tempo, enquanto pessoas muitas vezes em situação grave, vítimas de acidentes precisam do atendimento imediato não são socorridas pelo SAMU por falta de ambulância. O chefe do Executivo não quer convocar os aprovados no concurso para o quadro de ambulâncias. Sem contar que as ambulâncias sociais estão sendo conduzidas por contratos temporários, a maioria deles indicações dos amigos do Governo”, denunciou, acrescentando que “em outras áreas, os servidores foram demitidos sob a alegação de colocar os efetivos. Porque o Novo Tempo não faz o mesmo e coloca à disposição do povo de Petrolina as ambulâncias de socorro? O povo quer saber e as pessoas que pagaram a taxa do concurso também querem saber”.

Durante seu pronunciamento, Valgueiro citou que o prefeito gasta mais com a publicidade do que com as obras de pavimentação. “Tem ruas que o prefeito gasta muito menos com a obra para pavimentar do que com o alardeio da propaganda, o valor da pavimentação é mais baixo do que o da publicidade. Faz uma festa para anunciar a licitação, faz uma festa para anunciar o vencedor da licitação, faz outra festa para assinar o contrato, outra para assinar a ordem de serviço, e na hora de entregar, outra festa. Termina gastando mais com festa e propaganda do que com pavimentação”, abordou o vereador.    

Já o Portal da Transparência, de acordo com Valgueiro, continua obscuro. “Negam informações ao Legislativo e ao povo de Petrolina. Cidade espalhada de placas com obras que não aconteceram, onde está o dinheiro da ciclovia da Estrada da Banana, por exemplo”, questiona Valgueiro.

O vereador assegura que não será intimidado pelos tons de ameaças dos colegas vereadores da bancada governista e que continuará cobrando da gestão do Novo Tempo transparência e legitimidade na administração pública. “Temos pedido informações e são negadas nesses mais de três anos de gestão. Se negam informações é porque algo de muito perigoso tem para esconder e nós vamos continuar cumprindo nossa função de legislar, eu e meus colegas da bancada de Oposição, que temos compromisso com a função que a população nos confiou”, concluiu Paulo Valgueiro.

Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição