RedeGN - Por equilíbrio ecológico, Prefeitura de Petrolina libera mais de 15 mil peixes no São Francisco

Por equilíbrio ecológico, Prefeitura de Petrolina libera mais de 15 mil peixes no São Francisco

Em mais uma iniciativa pelo equilíbrio ecológico do Velho Chico, a Prefeitura de Petrolina liberou nesta quinta-feira (7) cerca de 15 mil alevinos do trecho do rio na cidade. A iniciativa faz parte do projeto da prefeitura 'Orla Nossa', coordenado pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). A ação contou com parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Marinha e os pescadores. Foram lançados peixes recém nascidos das espécies piau verdadeiro e pacumã.

Atualmente, o rio passa pelo que se chama de período de defeso: uma paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies. Por isso, é realizada a ação da soltura dos alevinos, que visa aumentar a oferta de peixes de valor econômico para a pesca comercial e de subsistência, além de recuperar espécies que estão ameaçadas em extinção. Durante esse período, é importante também ressaltar o trabalho de conscientização junto aos pescadores locais, que são instruídos a não pescar. Só é permitida a pesca de até cinco quilos para consumo próprio, sujeitos a sanções caso descumpram a indicação.

Desde o início do projeto, já foram liberados 250 mil alevinos, colaborando para a preservação e manutenção dos estoques pesqueiros do rio. Para o diretor de projetos da AMMA, Victor Flores, o peixamento representa uma ajuda para a bacia e garante a sobrevivência dos pescadores. "Queremos garantir o povoamento de peixes no rio tanto para revigorar a economia local quanto para cuidar do nosso ecossistema. Contar com o apoio dos pescadores para isso é também essencial", comenta.

Ascom PMP