Idosa aguarda há mais de uma semana por cirurgia, denuncia professor de Juazeiro, Secretaria saúde e HU respondem

A negligência na saúde praticada pelo Governo Municipal, Secretaria de Saúde de Juazeiro-Bahia e Governador tem ausentado da responsabilidade na área da Traumatologia, pois a paciente Alzira Petronília dos Santos, de 74 anos encontra-se internada no Hospital Universitário (HU) “a beira da desumanidade”. É assim que é classificado o tratamento recebido por ela na unidade. A paciente, sofre de graves doenças diabete, labirintite, pressão arterial alta, e fratura no fêmur da perna do lado direito. A paciente, inclusive, deu entrada no hospital no dia 26/01 e até agora não foi realizada a cirurgia, podendo ocasionar uma trombose. Tentamos resolver através do diálogo, mas infelizmente a situação está se agravando a cada dia.

São promessas e mais promessas que está na programação de fazer a cirurgia, porém este dia se prolonga cada vez mais. Já solicitamos do médico o relatório da paciente e o prontuário completo, desde quando deu entrada no hospital para que possamos acionar o Ministério Público Estadual (MP) e Ministério Público Federal (MPF).

Estamos gastando muito dinheiro com gasolina, frauda descartável e com cuidadoras, pagando diárias até de R$ 70,00. É muito desumano a situação. Recebemos algumas ajudas de pessoas voluntárias, entretanto não é suficiente para amenizar ou sanar a situação.

O Estatuto do Idoso - Lei 10741/03 | Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, garante através dos seus artigos 20 e 30. Portanto, exigimos mais respeito do Governo Municipal, Secretaria Municipal de Saúde e Governador do Estado da Bahia. Seguem em anexos as fotos da paciente e prontuário de atendimento e ficha de análise médica a fratura. Exigimos mais respeito!

Agnaldo José de Souza Professor Municipal  e genro da paciente

NOTA SESAU

A Secretaria Municipal da Saúde entrou em contato com a equipe do Hospital Universitário solicitando informações sobre a paciente Alzira Petronília dos Santos e foi informada que a espera é decorrente da lista de pacientes idosos com fraturas semelhantes.

O Hospital Universitário informou ainda à SESAU que a paciente vem recebendo toda assistência integral e que o procedimento cirúrgico está programado para o dia 20, mas pode ser antecipado. 

Nota Hospital Universitário:

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) acolheu a senhora Alzira Petronila dos Santos (74) no dia 29 de janeiro. Desde então, ela vem sendo acompanhada pela equipe multiprofissional do hospital, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, entre outros profissionais, enquanto a paciente aguarda por um procedimento cirúrgico eletivo para tratar uma fratura no fêmur.

O HU-Univasf reconhece e respeita a legislação que protege e garante os direitos da pessoa idosa, tanto que vem prestando toda a assistência necessária à paciente, que apresenta um quadro clinico estável, o qual será imprescindível para viabilizar a possibilidade de intervenção cirúrgica. Infelizmente, a cirurgia não pode ser realizada ainda devido ao grande número de pacientes internados na unidade. Atualmente, são 168 pessoas internadas, destes, 77 são pacientes ortopédicos, sendo 26 idosos.

É importante ressaltar que o HU-Univasf é a única referência para atendimentos de alta e média complexidade da região e que o encerramento do convênio entre a Secretária de Saúde do Bahia e o Hospital Sote vem afetando o atendimento da unidade, aumentando o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas.  A taxa de ocupação do hospital, hoje, está em 130%.