Petrolina: Prefeitura e moradores do João de Deus irão se aliar para cuidar da Praça da Juventude

Representantes de várias secretarias municipais e moradores do João de Deus reuniram-se, nesta quinta-feira (10), para discutir melhorias e um novo formato de gestão para a Praça da Juventude. O espaço de lazer e esportes, hoje gerido pela Prefeitura de Petrolina, deve passar por um processo de revitalização e de cessão administrativa, transferindo a responsabilidade de manutenção para o Conselho Gestor da comunidade. Com isso, a gestão municipal quer envolver os moradores na preservação da praça e tornar o bairro um exemplo de cidadania e parceria com o setor público.

Na reunião, ficou definido um calendário de ações para fazer a transferência de responsabilidade gerencial da praça. Em até 120 dias, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes providenciará a manutenção de alguns equipamentos enquanto a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) cuidará da formalização jurídica de uma parceria público-privada com empresários e a associação da comunidade. Depois desse prazo, a praça será oficialmente gerida pelo Conselho Gestor do João de Deus, entidade que representa os moradores do bairro.

Todo o processo de mudança na gestão do espaço de lazer será acompanhado por um grupo técnico formado pelos moradores do bairro e as secretarias de Governo e Agricultura; Educação, Cultura e Esportes; além da Amma.

"É uma forma democrática de gestão dos espaços públicos. A própria comunidade já nos manifestou o interesse e concordamos em deixar a praça da Juventude revitalizada para, em seguida, o Conselho Gestor do João de Deus cuidar da manutenção e fiscalização. Não vamos simplesmente entregar o espaço, pois continuaremos dando suporte e monitorando a preservação e uso correto de um bem público. Esse modelo, na verdade, une a comunidade e a prefeitura, dando mais poder aos moradores e ao mesmo tempo deveres, mas temos certeza que será uma parceria de sucesso porque a comunidade é a maior interessada em fazer da praça da Juventude uma extensão de suas casas com o convívio harmonioso de toda a população no uso de um equipamento tão importante", explica o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.

Ascom PMP