RedeGN - A GALINHA SABOTOU OS INTENTOS DE UMA CÂMARA MÁ

A GALINHA SABOTOU OS INTENTOS DE UMA CÂMARA MÁ

Meu Deus do céu! Eu aqui estudando dois livros de SOCIOLOGIA para uma prova hoje na faculdade e vocês me vêem com esse vídeo da Galinha???  Bem, vamos lá! Vamos comentar.

Eu vejo muitos brasileiros, principalmente de outras regiões fazendo piadas com o povo nordestino. Confesso que não gosto, pois, apesar de ser CARIOCA (e da gema, viu?) sou casado com uma baiana e tenho um filhinho baianinho aqui na cidade de Juazeiro-BA, terra de IVETE SANGALO, JOÃO GILBERTO e do zagueiro DANIEL ALVES. Agora, conforme EMILE DURKEIM em seu livro AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO, vou tecer aqui em forma de comentário, o que vejo nesse fato da Galinha segundo essa metodologia. O Ceará sempre teve uma tradição muito grande à vocação do humor. Não foi à toa que grandes humoristas que o Brasil hoje conhece veio do Estado do Ceará. Chico Anísyo, Tom Cavalcante só pra citar... O símbolo (signo) da Galinha Fiorella, que conforme a matéria escrita que precedo ao vídeo foi um boneco de cunho jocoso que serve para distrair crianças e animais domésticos como cães e gatos. Por ironia, a cidade natal da galinha Fiorella se chama Granja. O boneco foi criado pelo designer gráfico David Rodrigues, que mora nessa cidade. Fiorella tem o hábito de "denunciar" (com bom humor, é claro!) as mazelas do município, o que vem incomodando os políticos locais. Certamente alguém nessa história resolveu fazer outro uso do "brinquedo" como forma de protesto pelo mal desempenho que os políticos vem demonstrando em relação as contas públicas . Então esse alguém determinou (de forma ingênua ou não) colocar a "Galinha sentada" no banco da Assembleia Legislativa da Cidade de Granja-CE.  Daí então o "fetiche lúdico prosaico" acabou fazendo um efeito contrário na pessoa do Presidente da Câmara não apropriando-se da boa fama humorística comum ao cearense. Então, eu chego as seguintes conclusões:

1) Se um ser humano dotado de inteligência (como no caso do Presidente da Câmara, pois eu ainda acredito que ele a tenha...) resolve se alterar e cair no ridículo de "ordenar a uma galinha de Borracha" se retirar do recinto de forma própria é de se ver que o problema não está no brinquedo... Está NELE. Trata-se de uma pessoa retardada mental semelhante aos Deputados Federais do PT que no ano passado, numa sessão da Câmara, tentaram agarrar um bonequinho inflável do Lula Presidiário de nome PIXULECO e cravaram os dentes a furá-lo e esvaziá-lo. Lembra-se dessa cena?

2) Nota-se que não é um problema só do sofrível Nordeste Brasileiro! É um problema generalizado em todo o Brasil, do Oiapoque ao Chuí! As instituições políticas de um modo geral perderam o decoro e a vergonha na cara. A coisa tá feia! O nível intelectual daqueles que se dizem "autoridades" está mais baixo que água no vaso sanitário de bar de cachaceiro. Se mexer fede a merda. É preciso puxar a descarga para ver se limpa... Me desculpem aqui essa metáfora mas na minha OPINIÃO qualquer político que queira ser eleito, primeiramente, além de ter que provar por concurso público capacidade para fazer as atribuições do cargo deveria ser também OBRIGATÓRIO um teste psicotécnico antes de assumir uma respeitosa (em tese) posição social. O que esse MALUCO fez foi emporcalhar mais ainda a má fama dos vereadores da cidade, pois se eles já eram achincalhados de ladrões, corruptos depois desse vídeo serão chamados de IMBECIS FUNCIONAIS!

CONCLUINDO, eu tenho é apreço e respeito pela galinha. Afinal ela conseguiu fazer algo que PETER BERGER, autor do livro PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS – Uma Visão Humanística (Editora Vozes - Petrópolis 1986) fala na página 146 que a GALINHA CONSEGUIU FAZER UMA SABOTAGEM SOCIAL! 

Berger diz: 

"Se nos for permitida um referência pouco erudita aqui, apontaríamos a obra de Stephen Potter, humorista inglês, como excelente para a sutil arte da sabotagem social. Aquilo que Potter chama de "ploy" é exatamente a técnica de redefinir uma situação contra as expectativas gerais – e fazê-lo de maneira tal que os outros participantes sejam apanhados desprevenidos e se vejam incapazes de contra-atacar..." 

Foi exatamente isso que a Galinha Fiorella fez. Deixou todos os vereadores desprevenidos e sem chances de contra-atacar! É de gente assim como esse vereador  que o diabo gosta, pois a falta de cérebro faz com que viva na contramão da história sendo atropelado pelo rolo compressor do cúmulo da imbecilidade. E ainda por cima, prejudicando os os munícipes dessa tão sofrida cidade de Granja-CE que já não toleram mais tanto descabimento e mal uso do dinheiro público. Na verdade, a galinha fez o que o ser humano indignado e surrupiado não teve a capacidade de fazer. Já pensou se essa moda pegasse aqui em Juazeiro-BA?

ERRY JUSTO

Radialista e Jornalista.

ASSISTA AO VÍDEO DA GALINHA SENDO CONVIDADA A SE RETIRAR: 

https://www.youtube.com/watch?v=Jh-9d902Ugg

DAÍ ENTÃO A GALINHA FICOU MUITO MAGOADA E RESOLVEU EM TOM DE DESABAFO PROTESTAR CONFORME O VÍDEO ABAIXO: 

Por Erry Justo - Radialista e Jornalista.