RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

"Entre Aspas"

Ministro Luíz Roberto Barroso - Presidente do TSE

"Precisamos armar o povo com educação, cultura e ciência"

Ministro Luíz Roberto Barroso durante posse na presidência do TSE, nesta segunda (25)

Outras Notícias

Comissão debate políticas de convivência com a seca na Câmara dos Deputados

A Comissão Externa destinada a acompanhar as ações do governo federal, estadual e municipal no combate à seca no semiárido, da qual o deputado federal Cacá Leão é titular, se reuniu, nesta quinta-feira (6), na Câmara dos Deputados, em audiência pública para debater sobre o desenvolvimento tecnológico e a política energética para a convivência com a seca.

Participaram do debate o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antônio Carlos Filgueira Galvão; o diretor do Núcleo de Estudos Estratégicos de Energia no Ministério de Minas e Energia (MME), Gilberto Hollauer; o diretor-presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), José Carlos de Miranda Farias e o professor Osvaldo Lívio Soliano Pereira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia...

Ascom Dep. Cacá Leão

Implantação do Parque Tatu Bola é objeto de estudo de viabilidade por equipe técnica

Um estudo técnico sobre os impactos da implantação da Reserva da Vida Silvestre-Parque Tatu Bola, no sertão do São Francisco, está sendo desenvolvido por uma equipe composta por profissionais como biólogos, advogados, engenheiros e assistentes sociais. Petrolina, que integra juntamente com Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, o rol de municípios que terão áreas inseridas na Reserva; faz parte deste levantamento. “Na verdade será idealizado um parecer técnico do município diante dos questionamentos da população de influência direta e indireta na implantação do Parque Tatu Bola”, destaca a diretora presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Denise Lima.

Aprovado através de reunião ordinária do CONSEMA(Conselho Estadual do Meio Ambiente)  em agosto do ano passado, o Parque deverá abranger uma área de 110 mil hectares. O objetivo principal é a preservação de fauna e flora típicos do Bioma Caatinga. A manutenção e conservação do Parque será desenvolvida de maneira interinstitucional, com a participação das esferas públicas dos poderes constituídos, universidades, Conselhos de Meio Ambiente e a comunidade de maneira geral. ..

Ascom AMMA

Dias 22 e 23 de Agosto Sobradinho será palco da Caravana Cultural Emcena Brasil

Sobradinho se prepara para receber a Caravana Cultural EmcenaBrasil nos dias 22 e 23 de agosto, que vai desenvolver uma série de atividades culturais na Praça Sete de Setembro, quando o teatro móvel da Caravana será montado disponibilizando uma programação extensa de teatro, música, mamulengos, cinema, etc.   

Através de uma parceria com a Prefeitura de Sobradinho, intermediada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, a cidade, pela primeira vez, fará parte do circuito deste projeto que seleciona algumas cidades brasileiras, levando cultura e entretenimento.     ..

Asscom

Estádio Municipal de Petrolina se prepara para receber jogos do campeonato Pernambucano da 2ª divisão de 2015

Nesta semana, a Prefeitura de Petrolina iniciou serviços de melhoria no estádio. Os serviços incluem capina e varrição, além de roço mecânico. Os serviços contemplam, também, a construção de abrigo para policiais militares que estiverem trabalhando durante os jogos. Segundo a secretária de Infraestrutura a intervenção é uma determinação do prefeito Julio Lossio. "Estamos trabalhando para dar mais conforto aos atletas e as pessoas que vêm ao estádio, público e imprensa", pontuou Tatyanne Lima. Para o prefeito, Julio Lossio, "o estádio Paulo de Souza Coelho é bem funcional, no centro da cidade, que requer reparos  constantes, sendo local onde se promove saúde, integração social e investimentos na economia do município", destacou o Gestor Municipal. ..

Ascom/Petrolina

Forró, alegria e tradição: É o que promete ser a 8° edição do Forró na Sombra do Juazeiro

Muito forró e alegria! É o que promete ser a 8° edição do Forró na Sombra do Juazeiro que acontecerá no sábado 19 de setembro, a partir das 14h, no distrito de Poço de Fora, município de Curaçá-BA. Com o desejo de manter viva a tradição nordestina, que tem como um dos pilares o forró pé-de-serra, o Forró na Sombra do Juazeiro terá como atrações o poeta e cantador Flávio Leandro, Adelmário Coelho, Elison Castro e Forró Pega Leve e a banda Brasas do Forró.

Forró na Sombra do Juazeiro também dará espaço aos forrozeiros regionais. No dia da festa, às 14h, haverá uma Roda de Sanfoneiros que irá fazer o público arrastar o pé e relembrar sucessos do Rei do Baião Luiz Gonzaga, do eterno Dominguinhos, entre outros nomes do Forró. Com uma experiência de seis anos no mercado, a Félix Produções carrega marcas de inovação e responsabilidade. Esse ano não poderia ser diferente e para abrilhantar mais a festa estará em parceria com o Pernalonga Entretenimento e a Top Eventos...

Ascom

Rui vai visitar piores escolas da rede pública: "É preciso transformar”

 
O Inep divulgou anteontem o resultado do Enem. Na Bahia, do total de 294 escolas que tiveram estudantes participando da prova, a maioria teve nota superior a 450, exigido para certificação.
 
Nos bastidores, o governador Rui Costa pediu a imediata avaliação dos números pelos técnicos da Secretaria da Educação. Quer um relatório detalhado para analisar e, hoje (06), anunciou que pretende visitar as escolas que tiveram as melhores pontuações e as que mostraram resultado muito abaixo do esperado.
 
“É um luta árdua e essas informações são importantes. Estamos trabalhando muito, buscando o envolvimento de toda a sociedade e tenho certeza de que com esse esforço vamos avançar mais”, disse Rui. "Educar para transformar.  Um pacto pela educação. É o caminho para construirmos uma sociedade melhor", concluiu.
..

Secom Bahia

TRÊS NOVOS ASSENTAMENTOS RURAIS SÃO CRIADOS NA BAHIA, DIZ INCRA

Territórios estão em Sento-Sé, São Desidério e Sobradinho.

Três assentamentos rurais foram criados na Bahia, em área de 3,3 mil hectares, e que vai abrigar 140 famílias, de acordo com publicação do Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (5), com base em informações do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com o órgão, em 2015, foram criados sete assentamentos no estado, que abrigam 424 famílias. Além disso, o Incra informou que outras 10 áreas estão sendo pleiteadas na Justiça e, se elas foram concedidas, os novos assentamentos devem atender a 305 famílias...

(Fonte e Foto: Ascom IncraBA)

Prefeitura e Sebrae querem facilitar empresas para Juazeiro

Destravar os gargalos administrativos para facilitar a abertura de novos pequenos negócios em Juazeiro. Esse foi o mote do encontro na terça (04) com o gerente do Sebrae, Carlos Cointeiro, os secretários municipais Carlos Neiva (Sedetur) e Raimundo Filho (Sefaz), Junta Comercial e uma comissão ligada ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC/BA) em Juazeiro.

Os contadores cobraram a definição e cumprimento de prazos no trâmite de processos. Eles querem mais agilidade na obtenção do termo de viabilidade de localização e do alvará de funcionamento. Os profissionais de contabilidade, no entanto, reconheceram o empenho do governo municipal e até apontaram avanços depois da última reunião com a Prefeitura. ..

Por Claus Oliveira/Sedetur

CIAM realiza ação para comemorar 9 anos da Lei Maria da Penha

Uma pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrou que os índices de violência contra a mulher estariam mais altos se não houvesse sido criada a Lei Maria da Penha, que completa nove anos nesta sexta-feira, 07 de agosto. Um dos números apresentados mostra que houve redução de 10% em relação aos casos de mulheres mortas dentro de casa no Brasil.

Em comemoração a essa redução a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS através do Centro Integrado de Apoio a Mulher – CIAM realiza neste dia 7, um ato público em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha 11.340/06 e também aos 10 anos de atuação do CIAM no município. O evento acontece das 9h às 12h na Praça São Tiago Maior, em Juazeiro...

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

CPM de Juazeiro é o sexto melhor desempenho entre escolas estaduais no ENEM

Colégios da Polícia Militar tiveram o melhor desempenho entre as escolas da rede estadual na Bahia, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2014. Das dez primeiras melhores notas, oito são da rede CPM. O CPM Eraldo Tinoco, em Vitória da Conquista, ficou em primeiro lugar na melhor média de desempenho das provas objetivas, com 583,59 de nota.

Em segundo ficou o CPM Antônio Carlos Magalhães, em Itabuna, com 553,89. Em terceiro, CPM Professor Magalhães Neto, em Jequié, com média de 538,21. Os CPMs do Dendezeiros, e do Lobato, que ficam em Salvador, tiveram médias de 536,31 e 533,83, respectivamente...

Informações Correio Foto Google Earth

Curso de arbitragem está com as inscrições abertas em Juazeiro

A Superintendência de Esportes, realiza curso de arbitragem para as modalidades de Futebol, Basquete, Voleibol, Futsal e Handebol. As inscrições podem ser feitas no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, até o dia 21 de agosto.

O público alvo dos cursos são professores de Educação física, Árbitros, Estudantes, Dirigentes Esportivos e Professores da Rede Municipal. De acordo com informações do Superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco, a ideia do curso partiu da oportunidade de melhorar a qualificação de profissionais que trabalham nessa área...

Ascom/Juazeiro

Assistente Social do TJ-BA avalia instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar em Juazeiro

Na última terça-feira (04) foi instalada em Juazeiro a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A implantação da Vara de Violência Doméstica dará mais celeridade aos processos que permeiam na justiça envolvendo casos de violência contra a mulher, bem como garantirá a aplicação da Lei Maria da Penha com mais rigor.

“Significa que agora teremos um juiz especializado para tratar sobre violência doméstica, tratar a Lei Maria da Penha. Esse pleito foi conquistado através de várias entidades sociais e do gestor municipal”, disse a Gerente de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social –SEDIS- Luana Rodrigues, durante entrevista ao programa Geraldo José desta quinta-feira (06)...

Da redação Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José

Artigo - Cachorrinho de rua

É dura a sobrevivência de um cachorrinho de rua. Para começar ele está abandonado, não tem um dono ou alguém que cuide dele diariamente. Não tem um lar, não tem comida e não tem água para dessedentar a sede dele. Seu aspecto peludo muitas vezes é doentio, com odor desagradável. Pelas ruas e avenidas da cidade o mesmo está em perigo e ameaça constante. É maltratado fisicamente por um ou outro, é alvo de ataques facilmente e sempre corre risco de ser atropelado por algum veículo. Gritos e barulhos de buzinas deixam-no apavorado. Para garantir o sustento procura alimento revirando o lixo, e, quase sempre para saciar a sede bebe água suja. Uma campanha publicitária na Índia fez um teste como o objetivo de saber como é o dia a dia de um cachorro que vive em situação de vulnerabilidade.

Fora colocado uma câmara na parte do corpo do animal, especificamente na coleira dele e constatou-se que um cachorrinho que vive perambulando pelas ruas da cidade, sofre tanto quanto uma pessoa que tenta sobreviver da ajuda das pessoas em qualquer rua, praças ou no centro. À noite vem o frio acompanhado de uma incerteza de encontrar abrigo e comida. A indelicadeza e rigidez de pessoas que não tem afeto e sensibilidade. Além disso, maltratando com chutes, chicotes e outros instrumentos de tortura que oprime e machuca o animalzinho. Isso me faz lembrar um filme muito comovente, baseado em uma história real, tendo o Richard Gere, como ator principal. “Sempre ao teu lado” era o tema, e o enredo mostra a extrema fidelidade de um cãozinho ao dono dele. O Richard lecionava em uma cidade distante e era necessário pegar um trem. No final do dia o mesmo retornava e, em tal horário o cachorrinho se aproximava da estação a espera dele. Sempre era assim, uma rotina constante. Infelizmente uma fatalidade acontece, a morte do dono dele. Aí começa o drama na vida do cachorro e o demonstrar imenso de um amor em forma de atitude que dificilmente encontramos nos seres humanos...

Secretaria de Saúde de Curaçá realiza oficinas

O Programa Saúde na Escola (PSE) consiste num conjunto de ações em saúde desenvolvidas dentro de unidades escolares. Milhares de estudantes já foram beneficiados com o Programa em todo o Município, com: avaliações e acompanhamentos de profissionais em saúde, exames oftalmológicos, serviços odontológicos e até fisioterapia. Esse mês, uma nova série de ações está em curso, as quais abrangem oficinas e palestras, inclusive nas áreas de psicologia, nutrição, sexualidade, prevenção às drogas, dentre outras. O público-alvo é composto de professores e profissionais em saúde de Curaçá. As oficinas são conduzidas pelo Núcleo de Educação e Promoção em Saúde e Coordenadoria do Programa Saúde na Escola-PSE.

As secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (SECD), com o objetivo de efetivação dos componentes do PSE, é que promovem as oficinas em: Vigilância Alimentar e Nutricional, Promoção da Alimentação Saudável, Desenvolvimento Infantil; Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e Prevenção das DST/AIDS; Prevenção ao uso de Álcool e Tabaco, Crack e outras Drogas; Cultura de Paz e Direitos Humanos; e Promoção das Práticas Corporais, com os professores e profissionais das equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das localidades contempladas com o referido Programa. ..

Ascom/Curaçá

Prefeitura de Juazeiro realiza 2ª Caravana do Trabalho com lideranças comunitárias

Cerca de 60 representantes das comunidades de Juazeiro lotaram o Gabinete do Prefeito Isaac Carvalho na manhã desta quinta-feira, 6, no Paço Municipal. Na pauta, a avaliação das reuniões semanais do secretário Paulo Bomfim (Governo) com as lideranças, onde são colocadas as necessidades mais urgentes da população e também apresentadas as ações da administração pública com as obras já realizadas, em andamento e os projetos que garantirão um futuro ainda melhor.

O objetivo da agenda “Caravana do Trabalho” é aproximar os cidadãos da administração municipal mediante um trabalho de parceria que visa suprir as necessidades dos bairros e distritos, promovendo o desenvolvimento social e econômico de Juazeiro, numa ação norteada pelo programa “Prefeitura nas Comunidades”, implantado em 2009...

Ascom PMJ