RedeGN - Sempre ligado.

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

"Entre Aspas"

Vanderlei Luxemburgo

"Somos pentacampeões do mundo com a nossa cultura. Temos que mudar tudo porque o Jesus veio aqui e ganhou uma Libertadores?"

Vanderlei Luxemburgo, alfinetando Jesus, ex-flamengo, após conquistar o paulista

Outras Notícias

CONHEÇA JUAZEIRO – IV

Publicado no Jornal de Juazeiro, 13 de Junho 1985

A Nova República descobriu o ex-vereador do município de Nilo Peçanha, o nosso doutor Álvaro,àquele que consulta de graça os brahmeadores. Vai disputar a viúva (prefeitura) de Juazeiro, no pleito de 86. Segundo ele, está com mais ibope que Mário Khertz, em Salvador. Pois é verdade, visto que, a procura ao candidato é geral; uns dizem ser cabo, sargento, até oficial eleitoral; não faltando representante de distritos, povoados, etc. A alegria do candidato está estampada; as bases estão consultadas e as prévias lhe dão uma grande vantagem. “O que é importante é ter cheiro de povo”, diz o candidato...

Equipe da Secretaria de Saúde participa da II Semana Municipal sobre Drogas

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina participa até o dia 4 de dezembro da “II Semana Municipal sobre Drogas: Prevenção, Cuidado e Inclusão”. O evento, iniciado nesta segunda-feira (30), é promovido pelo Comitê Gestor do Programa Crack é Possível Vencer.

A abertura contou com a participação das coordenadoras do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), Mariana Almeida, e do CAPS Infantil, Poliana Cruz, da diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Granja, e do psicólogo Silvoney Junior...

Ascom/Petrolina

Projeto de Lídice prevê tecnologia de reuso da água para garantir abastecimento

Já se encontra na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado o PLS nº 753/2015, de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que pretende limitar o aporte de recursos da União aos novos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que utilizem tecnologia de reuso. O objetivo é garantir o abastecimento hídrico das cidades e promover práticas de uso racional da água.

A senadora baiana explica que o projeto altera a Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, para tornar obrigatória a implantação de sistemas de reuso direto não potável nas instalações e infraestruturas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário construídas com recursos da União e para exigir a adequação de novas edificações nas localidades onde houver sistemas de reuso. 

Em sua justificativa, Lídice da Mata lembra que a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, até 2025, cerca três bilhões de pessoas estarão sujeitas a estresse hídrico, caso sejam mantidas as condições atuais de disponibilidade e gestão desse recurso natural. "A seca prolongada que acomete o semiárido brasileiro e a escassez hídrica do Sudeste são amostras importantes e graves desse problema global", afirma. 

Além dos problemas para o consumo humano, Lídice alerta que esse quadro pode trazer ameaças para as atividades agrícolas e para a produção industrial, setores que dependem da água como insumo de produção. "A redução nos estoques de água disponível tem sido constante. Suas consequências normalmente são percebidas quando já é tarde para agir", diz ela. 

Após tramitar na Comissão de Serviços e Infraestrutura, o PLS será examinado ainda pelas Comissões de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor e de Fiscalização e Controle, esta última em caráter terminativo. ..

Ascom/Senadora Lídice da Mata

Jornalista lança livro Barro Vermelho – Memória e Espaço em Curaçá

Neste sábado (28) aconteceu a solenidade de lançamento do livro 'Barro Vermelho – memória e espaço' do escritor, pedagogo e jornalista curaçaense, Maurízio Bim. Essa é uma das suas sete produções literárias produzidas pelo escritor. O evento  aconteceu no Memorial Filemon Gonçalves – MFG, no distrito de Barro Vermelho, 54 km da sede curaçaense, com presença de aproximadamente 30 pessoas, maioria residentes do povoamento, parentes e amigos do Escritor. Também estiveram presentes: o Diretor regional do Instituto do Meio Ambiente da Bahia – INEMA, Anselmo Vital; o Presidente da Associação Comunitária local, Uilton Oliveira; o Representante Distrital de Barro Vermelho, Gilson Santana e o Diretor Municipal de Cultura, Sérgio Ramos. Durante o Lançamento, ocorreu uma exposição de quadros do pintor Kekê de Bela, homenageando 'João Gilberto', como também apresentações fotos e músicas, além do tradicional coquetel.

"Barro Vermelho nasce como outras comunidades rurais de tradição católica na caatinga, tendo base econômica voltada para a pequena agropecuária e busca por metais preciosos, especialmente na Serra da Borracha. A partir de Francisco Gonçalves Martins de Brito e Josefa Maria da Conceição, fundadores da Fazenda que depois virou ajuntamento, no início do século XIX, e vila, mais tarde distrito já a partir de 1911, é que surge o Barro Vermelho", disse Maurízio Bim. Conforme o jornalista, Barro Vermelho teve população razoável e certo progresso após virar distrito. "O comércio era desenvolvido e variado, inclusive com feira reconhecida regionalmente. Muitos fatores fizeram com que isso ficasse no tempo e o local passasse a enfrentar grandes dificuldades e êxodo de habitantes. Atualmente o Distrito vem se recuperando com acesso a água potável, investimentos públicos e privados, mas ainda com raras oportunidades de empregos, o que tem como consequência a saída de habitantes, especialmente os jovens", relatou o escritor, o qual ainda evidenciou dados geográficos, biológicos e aspectos econômicos relativos ao Barro Vermelho e grandes obras (como a Adutora do Forró). ..

Prédio da AMMA é invadido e atendimento ao público só retorna à normalidade nesta quarta (02)

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) informa a empreendedores e comunidade em geral que retoma suas atividades normais nesta quarta (02), a partir das 7h. O atendimento nestas segunda (30) e terça (01) está suspenso porque o prédio do órgão municipal foi invadido no último fim de semana. A diretora presidente da AMMA já esteve na delegacia da polícia Civil prestando uma notícia crime. Agentes e peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local e registraram toda a situação encontrada nas dependências do órgão público. Impressões digitais foram recolhidas e já existem algumas linhas de investigação a serem seguidas. A AMMA pede a compreensão de todos, ao mesmo tempo em que reitera a confiança no processo de investigação capitaneado pela Policia Civil de Pernambuco. A equipe do órgão ambiental espera agora que, em breve, este crime possa estar elucidado. ..

Ascom/Petrolina

Curso em Paulo Afonso orienta empreendedores a vender para órgãos públicos

Os empreendedores que querem expandir os negócios e vender seus produtos ou serviços para a união, estados ou municípios podem buscar orientações no curso Compras Governamentais PAA/PNAE, que será realizado gratuitamente no Sebrae, em Paulo Afonso, nos dias 1º e 2 de dezembro, das 8h às 17h.

O curso é direcionando para microempreendedores individuais (MEI), além de proprietários de micro e pequenas empresas que já participam de licitações do governo e aqueles com potencial de venda. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever na sede do Sebrae Paulo Afonso, na Rua São Francisco, nº 233, Centro, ou pelo telefone (75) 3281 4333...

Ascom/Sebrae

COELBA IDENTIFICA PROBLEMA DA FALTA DE ENERGIA NO MONTE CASTELO

Com relação a reclamação da leitora sobre interrupções de energia elétrica no bairro Monte Castelo, em Juazeiro, veiculada na última sexta-feira, 27, (veja aqui) a Coelba por meio de nota enviada ao Blog informa:

A Coelba identificou a causa das recentes interrupções e já realizou os serviços de manutenção necessários para dotar de maior qualidade o fornecimento de energia elétrica na região...

Nota da SECJU em solidariedade ao professor da UNIVASF agredido por um policial militar de Juazeiro

A Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) órgão do poder público municipal, em solidariedade ao professor Nilton de Almeida Araújo, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que foi agredido de maneira brutal por um policial militar de Juazeiro, nas imediações de sua residência, no Bairro Alto do Cruzeiro, sábado passado, torna público o seu repúdio a atos como este, que demonstram o quanto despreparados estão alguns policiais da Polícia Militar da Bahia, que não dignificam o nome da instituição, pelo contrário, sujam a sua imagem perante a sociedade a quem deveria proteger e não macular.

Diante de tal fato lamentável, o que seria uma simples abordagem de rotina se tornou num atentado à moral e à dignidade de um cidadão. Foi com o professor Nilton, mas poderia ser com qualquer um de nós. Infelizmente deixou claro que o episódio de agressão na rua, diante de pessoas da comunidade, foi considerado ato de racismo, o que entendemos como uma atitude lamentável e uma mancha em nossa história.  ..

A 5ª edição do Workshop de Educação Contextualizada discute descolonialidade e Territórios de Autonomia, na Uneb, em Juazeiro (BA)

O 5º Workshop Nacional de Educação Contextualizada e a 3ª Sessão Especial do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Contextualizada (NEPECSAB), que nesta edição traz o tema Decolonialidade e Territórios de Autonomia, acontece entre os dias 9 e 11 de dezembro no Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, região Norte do Estado. As inscrições continuam abertas para ouvintes até o dia 09 de dezembro, condicionadas a disponibilidade de vagas. O valor da taxa varia entre R$40 e R$60.
 
O evento é promovido em parceria com o Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) do DCH, NEPEC-SAB e o Projeto Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada. De acordo com a comissão organizadora, a iniciativa faz parte da trajetória de estudos e pesquisas destas instâncias que buscam afirmar a necessidade de uma educação contextualizada e decolonial como estratégia de fortalecimento dos territórios de autonomia e de resistência.
 
A programação conta com mesas redondas, sessões coordenadas, sessões especiais e grupos de trabalhos envolvendo teóricos, pesquisadores, estudantes de graduação, de pós-graduação, dos centros e núcleos escolares e não escolares que estão atuando com pesquisas e metodologias fundamentadas nas categorias Contextualidade, Territorialidades, Interculturalidades e Educomunicação.
 
A proposta do evento é problematizar questões emergentes voltadas a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. Mais informações disponíveis no site http://edmerson.wix.com/vworkshopdeecsab. ..

Ascom/Uneb

6º BPM APREENDE MAIS DROGAS EM CANAVIEIRAS

Nesta sexta-feira (27), às 9h30, policiais da CETO e da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar dirigiram-se até uma chácara, no povoado de canavieiras, zona rural de Senhor do Bonfim, onde, durante a noite de quinta-feira (26), foram apreendidos entorpecentes e explosivos, em continuidade às buscas. Foram localizados 8 quilos de maconha e 5 quilos de cocaína em garrafas tipo pet.

Na operação, foram utilizados cães farejadores do Canil do 6º BPM. O material apreendido foi apresentado na delegacia de Polícia Civil...

Asscom

Prefeitura de Petrolina avança com o projeto do Centro Administrativo

As obras que darão vida ao centro de administrativo de Petrolina estão próximas a serem inciadas. A gestão municipal, através da secretaria do Centro Administrativo, em parceria com as pastas de Infraestrutura e Ordem Pública, coordena os trabalhos de limpeza do antigo Ceape, local que vai abrigar o novo equipamento público e os trabalhos seguem em fase avançada. Demolições de instalações e box de comerciantes, que após negociação com a Prefeitura saíram voluntariamente do centro comercial, bem como a limpeza e remoção do material já foram concluídas e outras etapas estão no cronograma. 

Segundo o gestor do centro administrativo, Marcone Prazeres, a Prefeitura já conta com uma equipe de técnicos que estão responsáveis pela conclusão do projeto arquitetônico e de engenharia do espaço. Ainda segundo Marcone, a gestão fará o isolamento da área, para dar início as obras. 

O novo Centro Administrativo da cidade visa a centralização administrativa, priorizando o aumento da eficiência da gestão pública municipal. O projeto valoriza o conceito de sustentabilidade, utilizando de tecnologias como energia solar e adotando outras medidas de preservação do meio ambiente. “Isso permite que o cidadão tenha disponível, em um só lugar, todos os serviços ofertados pelo município, em uma estrutura moderna e equipada”, explica o prefeito, Julio Lossio. 

Recursos

A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou no mês de março, uma lei autorizativa para operação de crédito, através do Projeto de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos – PMAT, que prevê o financiamento de R$20 milhões, sendo R$2 milhões de contrapartida do município, para investimentos na construção do novo centro administrativo: o Centro de Cidadania de Petrolina. O PMAT é um programa do BNDES destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência da gestão pública...

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Petrolina receberá encontro Afeto Terapia

O encontro ‘Afeto Terapia’ nada mais é do que um momento de conversa, descontração, risos, entre outros. Uma aproximação entre pessoas que compartilham de um mesmo assunto – o autismo. Segundo uma pesquisa realizada pelo governo dos Estados Unidos no ano passado, os casos de autismo subiram para 1 em cada 68 crianças com 8 anos de idade, o equivalente a 1,47%. O número foi aferido pelo CDC (Center of Diseases Control and Prevention), do governo estadunidense órgão próximo do que representa, no Brasil, o Ministério da Saúde.

Essa pesquisa chamou a atenção da psicóloga Marcella Batista para intermediar um encontro onde pais e amigos de autistas compartilham suas experiências através das emoções. “Nossa luta é árdua, quando juntamos pessoas que tem os mesmos objetivos e sofrem dores parecidas, nos sentimos acolhidos. A alma da associação são os pais, quanto mais cuidarmos deles, mais terão forças para cuidar dos seus filhos.” revela Marcella. Marcella Batista é também mãe de uma autista, o que motiva a está contribuindo com outras pessoas que passam pela mesma situação...

Juazeiro sediará I Festival de Música Instrumental

Será realizado, no dia 12 de dezembro, o I Festival de Música Instrumental do Vale do São Francisco. O evento, que conta com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Prefeitura Municipal de Juazeiro, acontecerá às 19h, na Orla de Juazeiro-BA, no espaço antigo do Vaporzinho.  

A programação do festival traz o guitarrista e produtor musical Luciano Magno como a principal atração. O músico, radicado em Recife-PE, é conhecido no cenário brasileiro com um dos principais nomes da guitarra com ênfase no frevo, no samba, na bossa, no choro e no baião, apresentando-se em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Estados Unidos. Requisitado em estúdios, gravou com Dominguinhos, Sivuca, Naná Vasconcelos, Heraldo do Monte, Alcimar Monteiro e Geraldo Azevedo. ..

Asscom

Por falta de dinheiro, eleições de 2016 serão manuais, diz portaria da Justiça

Uma portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (30) e assinada pelos presidentes dos tribunais superiores informa que o corte no orçamento do Judiciário vai inviabilizar as eleições de 2016 por meio eletrônico.

Ao todo, o contingenciamento impedirá a utilização de R$ 1,7 bilhão do orçamento do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Federal, Justiça Militar da União, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Justiça do Distrito Federal e Territórios e Conselho Nacional de Justiça (CNJ)...

G1

Campo Alegre de Lourdes recebe nova viatura da Polícia Civil

A prefeitura de Campo Alegre de Lourdes entregou aos cidadãos campoalegrenses, na última quinta-feira (26), uma nova viatura para execução das atividades da Polícia Civil. A conquista do veículo é fruto de uma audiência entre a prefeita Delaneide Borges Dias e representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o secretário Maurício Barbosa, e o subsecretário Ari Pereira. Na oportunidade, foram discutidas as providências para a reabertura da agência do Banco do Brasil (BB), fechada após o assalto ocorrido no dia 23 de fevereiro deste ano.

Durante o encontro, a gestora do município cobrou ao secretário medidas para melhoria da segurança na cidade. As principais reivindicações foram: a reabertura do posto policial do Distrito de Santo Antônio do Peixe; novas viaturas policiais; e aumento do contingente policial no município...

Asscom