RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

IGREJA DA PEDRA DO LORD COMEMORA DIA DOS PAIS COM FEIJOADA FESTIVA

A comunidade Divino do Espírito Santo encaminhou e-mail ao Blog no sentido de divulgar atividade da igreja católica do bairro Pedra do Lord a ser realizada no domingo dia 09/08, comemorativo do dia dos pais, no pátio de eventos da igreja. O evento visa arrecadar fundos para as obras sociais na comunidade. (Informações de Josivan das Montanhas - Coordenador) ..

Livro sobre sítios arqueológicos de Rajada será lançado em Petrolina

A descoberta recente de quatro sítios arqueológicos em Petrolina, no distrito de Rajada, é o tema do livro ”Pedras que Falam”, que o jornalista Carlos Laerte e o professor Genivaldo Nascimento lançam no final deste mês e início de agosto em três lugares distintos. A obra, que apresenta os sítios arqueológicos do Açude das Pedras – na área urbana do distrito- e os outros três na zona rural de Rajada   (dois no Sítio Manteiga e um na Chapada do Alegre),  será lançada primeiramente na Escola José Cícero de Amorim (Rajada), no dia 30 de julho,  às 10h.

Com 60 páginas recheadas de textos curtos e muitas fotos, o livro também será lançado na Livraria SBS Internacional, às 19h30, do dia 31 e no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, no dia 7 de agosto, às 17h30, na programação da II Feira do Livro do Vale do São Francisco...

Clas Comunicação & Marketing

Inscrições do concurso para Imperatriz da Vinhuva Fest 2015 em Lagoa Grande estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o concurso que elegerá a Imperatriz e as Damas da 8ª Vinhuva Fest de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. A vencedora, além de representar e divulgar a potencialidade da vitivinicultura da região, receberá um prêmio no valor de R$ 1000. As segunda e terceira colocadas ganharão os títulos de Damas e o prêmio no valor de R$ 500.

A Imperatriz e as Damas participam de várias atividades da Vinhuva Fest, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro. Assim como o evento, o concurso é realizado pela Prefeitura de Lagoa Grande e abrangerá toda a região do município. As candidatas devem ter no mínimo 17 anos e no máximo 21. Outros pré-requisitos são: cursar a partir do Ensino Médio; ser solteira; não ter filhos e participar ativamente da comunidade lagoagrandense...

Ascom Lagoa Grande

Petrolina comemora Dia do Motorista com manhã de atividades no Sest Senat

“O melhor caminho para o transporte é a cidadania”. Esta foi a frase mais repetida na manhã deste sábado (25), na unidade do Sest Senat de Petrolina, durante as comemorações ao Dia do Motorista. O evento festivo, que se originou em homenagem ao Dia de São Cristovão – considerado o padroeiro dos motoristas e viajantes, começou logo cedo com uma série de atividades. Para homenagear os trabalhadores do setor de transportes, a unidade preparou uma vasta programação com diversas atrações, a exemplo de torneios esportivos de futebol de salão e de campo, brincadeiras nas piscinas, jogos e música ao vivo.

Além disso, motoristas e familiares também aproveitaram a folga para a realização de atendimentos nos consultórios odontológicos e com as nutricionistas. Duas oficinas de artes movimentaram  ainda o segmento feminino, que aproveitou a data para aprender a confeccionar peças em couro e bonecas. Falando para um auditório completamente lotado, o professor e diretor administrativo-financeiro da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facape) Alessandro Brito, apresentou a palestra motivacional “Profissionais que dão show”, chamando atenção da plateia para conceitos como autodesenvolvimento, criatividade, inovação e atitude...

Clas Comunicação & Marketing

Equipe da AMMA coleta sementes de espécies da Caatinga para reprodução no Viveiro Municipal

Mais de duas mil mudas de espécies da Caatinga foram doadas à população somente neste primeiro semestre, pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). O que pouca gente sabe, no entanto, é que por trás da produção destas mudas há um trabalho complexo de coleta de sementes, desenvolvido por uma equipe específica do órgão ambiental.

O trabalho é desenvolvido tanto nas Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), quanto em outras áreas rurais do município. A proposta da equipe é sempre buscar sementes de espécies nativas, a exemplo de Caraibeira, Mulungu, Ipê, dentre outras; que possam se adaptar bem à área urbana. Plantas que sejam úteis tanto para calçadas domiciliares, quanto para logradouros públicos, a exemplo de praças...

Ascom/Petrolina

DONO DE ACADEMIA EM PILAR-JAGUARARI MORRE EM ACIDENTE NA BR-235

Informações que acabam de chegar ao Blog através do vereador Fabinho (PSB), dão conta de que faleceu neste domingo (26), o empresário Nonato Santos, dono da Academia Oficina do Corpo localizada no Núcleo Residencial de Pilar, vítima de acidente com a sua motocicleta neste sábado (25), na BR-235, trecho conhecido como “Contorno do Valdemar”. Segundo o vereador Fabinho o contorno tem uma curva bastante acentuada e já foram registrados seis acidentes em menos de seis meses. ..

MORRE MOTORISTA DO FIAT UNO QUE SE ENVOLVEU EM ACIDENTE NO ALTO DA ALIANÇA

Informações que acabam de chegar ao Blog, por moradores do bairro Alto da Aliança neste domingo (26), dão conta de que o motorista do Fiat Uno que se envolveu em um acidente com um caminhão na manhã de sábado (25), placas policiais JOF-4456, de Juazeiro-BA, conhecido como Tico Poty, faleceu no Hospital de Traumas em Petrolina, para onde foi socorrido.

O corpo já está sendo transladado por familiares para a comunidade de Jatobá (Ouricuri-PE) onde ocorrerá o sepultamento ainda neste domingo. O passageiro do fiat, conhecido por Humberto, segundo familiares se recupera bem e não corre risco de morte...

Pré - Conferências da Assistência Social reuniu dezenas de pessoas nos CRAS em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social - SEDIS e o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS realizaram a etapa preparatória da 10ª Conferência da Assistência Social, que será realizada em 31 de agosto, em Juazeiro. Os moradores e beneficiários dos CRAS dos bairros Itaberaba, Tabuleiro, João Paulo II, Quidé, Malhada da Areia e entorno participaram dos encontros. O objetivo, apresentar e aprofundar as temáticas dos eixos da Conferência Municipal, além de sensibilizar os participantes para a importância da Política de Assistência para o município.

'Consolidar o Sistema Único da Assistência Social de vez, Rumo a 2026', é o tema central do evento este ano, que também irá abordar três eixos: 'O enfrentamento das situações de desproteção sociais e a cobertura dos serviços, benefícios, programas e projetos nos territórios', 'O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS' e o 'Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática'...

Ascom/Juazeiro

Diretor presidente da Apami mostra andamento das obras do HDT ao Senador Fernando Bezerra

Na tarde desta sexta-feira (24) o senador da república Fernando Bezerra Coelho voltou à Petrolina, desta vez com agenda de visita na construção do Hospital Dom Tomás. Acompanhado do Diretor-Presidente da Associação Petrolinense de Amparo á Maternidade e à Infância (APAMI), o senador viu o andamento da obra que vai subsidiar o atendimento ampliado de pessoas com câncer de 53 municípios da região do médio São Francisco. 

Esta é a segunda vez que Bezerra visita a obra e desta vez garantiu que deverá buscar mais apoio junto aos governos. "A Apami é pioneira em atendimento materno, assistência à criança e hoje dá mais um grande salto com a construção desse hospital que vai oferecer as pessoas ainda mais qualidade. Vamos buscar trazer para cá mais investimento, de modo a garantir a conclusão da obra e beneficiamento da comunidade como um todo", afirmou o Senador...

Ascom/Apami

HDM/IMIP reforça quadro de profissionais de saúde com mestrado

Além da Assistência à Saúde materno/infantil, o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), também desenvolve atividades na área de Ensino e Pesquisa. O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, unidade gestora do HDM, estimula continuamente seus profissionais para a realização de cursos de Pós-Graduação Strictu Senso, em especial o Mestrado. 

Recentemente, uma médica, do quadro da instituição, defendeu sua tese de mestrado realizada no IMIP – Recife. A médica, Renata Teixeira, realizou seu curso na temática voltada para Educação para o Ensino na Área de Saúde, onde avaliou o feedback fornecido aos estudantes do internato médico da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) ao final do Miniexercício Clínico Avaliativo (MINI-CEX) no primeiro semestre de 2014.

“O trabalho foi de grande relevância, uma vez que o MINI-CEX é o instrumento de avaliação de competências mais utilizado na prática, e o feedback fornecido ao final dessa avaliação, representa a parte mais importante desse instrumento. O feedback traz o caráter formativo da avaliação, ou seja, promover aprendizado através da avaliação. Conhecer como o feedback tem sido dado, proporciona comparar o apresentado com o preconizado, e a partir desses dados propor medidas para aumentar o impacto formativo da avaliação”, ressalta Renata Teixeira.

Segundo a diretora de ensino e pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, a atividade de ensino e pesquisa desenvolvida no HDM contribui para a formação de mestres na região. “Considerando que o ensino e a pesquisa qualificam a assistência, é muito importante a presença de ambos nas Unidades de Saúde, como forma de garantir um atendimento de qualidade, baseado em evidências científicas”, diz.

“Sem dúvida a presença das atividades de Ensino desenvolvidas no HDM proporciona aos profissionais a buscarem uma qualificação para melhor atender a esta demanda. Atualmente, o hospital possui 13 mestres, dois mestrandos e um doutorando”, pontua a diretora.  ..

Ascom/Imip

MINERAÇÃO CARAÍBA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE O PROJETO VERMELHOS

A Mineração Caraíba, em atenção ao convite do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), participou ontem, dia 23/07/2015, no município de Curaçá-BA, da reunião com as comunidades para apresentação do Projeto Vermelhos. Estiveram presentes as representantes do INEMA, Dra. Lilian Macêdo, Dra. Maria Auxiliadora e Dra. Raquel Evangelista, representantes da Prefeitura Municipal de Juazeiro, da Prefeitura Municipal de Curaçá, da Associação Comunitária de Criadores e Produtores Rurais de Vermelhos dos Costas, da Associação de Moradores, Criadores e Produtores Rurais das Comunidades de Caraibeira, Boa Sorte, Vermelhos dos Araújo e Vizinhança, da Associação Comunitária de Desenvolvimento Econômico da Fazenda Mina (Estrada), da Associação de Moradores, Agricultores e Criadores da Comunidade de Olho D’Água (AMACCODA) e da administração da Mineração Caraíba.

A reunião foi iniciada com a apresentação realizada pela Dra. Lilian Macêdo (INEMA) que abordou a legislação vigente e os objetivos do licenciamento ambiental. Depois foi a vez do Gerente do Projeto Vermelhos, Sr. Alexandre Kalil, que, representando a Mineração Caraíba, explanou sobre as questões técnicas envolvidas, assim como infraestrutura, equipamentos e futuras oportunidades de emprego previstas para a Mina Vermelhos. O Geólogo da Mineração Caraíba, Luiz Eduardo, detalhou parte dos estudos ambientais e sociais realizados pela empresa com objetivo evidenciar o diagnóstico prévio dos impactos possíveis e as medidas mitigadoras. Tal estudo visa antecipar as soluções para que a atividade mineral aconteça sem transtornos às comunidades do entorno. Por fim, abriu-se espaço para perguntas e os presentes apresentaram ao INEMA e à Empresa os anseios e dúvidas sobre o futuro do empreendimento...

Ascom/Mineração Caraíba

Mais Educação finaliza apresentações artístico-culturais em homenagem ao aniversário da cidade com a presença do Prefeito Isaac

Desde o dia 14 de julho o Programa Mais Educação expõe suas atividades artístico-culturais em algumas praças da cidade de Juazeiro numa homenagem a cidade pelos 137 anos. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Esportes e finalizou nesta sexta-feira, 24, na Praça Barão do Rio Branco, com a presença do Prefeito Isaac Carvalho, do deputado Crisóstomo Lima (Zó) e do vereador Agnaldo Meira.

Quem passou pelas Praças Barão do Rio Branco e da Misericórdia nesses dias pôde ver exposição de pinturas; declamações de poesia; apresentações de danças como o Balé e Hip Hop; Capoeira; Judô e coral musical. Essas apresentações fazem parte de atividades que são desenvolvidas no Mais Educação dentro das escolas públicas municipais. "É um programa que eles gostam e fazem com muita empolgação. São diversas atividades, cada escola escolhe a atividade mais apreciada pelos alunos, de acordo com a comunidade escolar. E o nosso objetivo durante esses dias de apresentação foi homenagear a nossa cidade e também dar um retorno à comunidade do que fazemos nas escolas", explica a Diretora de Programas e Projetos do município, Renata Carla Gouveia...

Ascom/Juazeiro

SERVIDORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA NO SINSERP

Aconteceu nesta sexta-feira (24/07) a Conferência dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro, no Clube de Campo Sinserp. Foi um momento e um espaço de encontro democrático, participativo, de diálogo e propositivo sobre os servidores e suas reivindicações de melhorias profissionais no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) e no Estatuto dos servidores. Participaram da conferência os servidores públicos efetivos e estáveis que atuam na Administração Geral da Prefeitura Municipal de Juazeiro, CSTT (Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes  e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). ..

Ascom Sinserp

Segurança e abastecimento de água têm reforço em Capim Grosso

O município de Capim Grosso, no centro norte do estado, recebeu nesta sexta-feira (24) o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), um investimento de R$ 3,4 milhões, e um sistema simplificado de abastecimento de água, que beneficia os distritos de Recanto da Siriema e Mata do Estado, beneficiando quase mil moradores da zona rural. Durante a cerimônia, o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, representou o governador Rui Costa. O município também terá, em breve, um Sistema de Esgotamento Sanitário, com investimento da ordem de R$ 2 milhões e que está em fase de estudo para implantação.

O Disep integra polícias Civil e Militar, possui uma unidade do Instituto Pedro Melo, instalações para os policiais de plantão, salas de audiência, de reconhecimento com espelho para a segurança das vítimas e duas custódia para os presos. As custódias vão substituir as da atual delegacia e estão dimensionadas para que os detidos fiquem por, no máximo, 48 horas e, após este prazo, sejam soltos ou encaminhados para os presídios. De acordo com o secretário Maurício Barbosa, o Dispe “estimula os policiais, que vão trabalhar com mais conforto e segurança”. Segundo ele, Capim Grosso foi contemplado devido à importância do município e também à sua posição geográfica. 

“Este é o quarto Disep e a meta é inaugurar 34 até o final do ano. Isso é uma conquista para a Segurança Pública, o atendimento à população também é diferenciado. Aqui, as pessoas podem vir falar com o delegado, com o comandante da Polícia Militar, temos um posto do Instituto Pedro Melo, para emitir carteira de identidade, e é esta atuação integrada que a gente quer”, enfatizou o secretário. 

O aposentado Dalberto Lima diz que Capim Grosso é um eixo rodoviário com quatro contornos, onde circulam pessoas de todo o Brasil. “Então, é um lugar onde tem muito assalto, às vezes até assassinato. Este distrito vai melhorar a segurança para a população da cidade e também para os moradores de todos os municípios do entorno”. ..

Secom Bahia Foto: Mateus Pereira/GOVBA

NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO ALTO DA ALIANÇA SERÁ ELEITA NESTE DOMINGO (26)

Duas chapas disputarão neste domingo, dia 26, as eleições para escolha da nova diretoria da Associação de Moradores do bairro Alto da Aliança. Na tarde desta sexta-feira (24), os membros das chapas 1 e 2, estiveram na Transrio FM conversando com o radialista Geraldo José e informando as ações que serão empreendidas em caso de vitória.

Cícero Félix e Domingos Viana que integram a Chapa 1, encabeçada por Sérgio dos Colchões e Jhones do Lava Jato prometeram dar andamento ao trabalho desenvolvido pelo atual presidente Ticôu, que também apoia a referida chapa. Sérgio e equipe tem como objetivos regularizar a associação perante a Receita Federal, tornar a entidade de utilidade pública, dar endereço provisório ou próprio a associação, proporcionar melhorias ao associado, criar um centro de informática para atender a comunidade, buscar cursos profissionalizantes, conveniar com farmácia, supermercado, dentre outros...

MARCHA PRÁ JESUS MOVIMENTA EVANGÉLICOS NESTE SÁBADO (25) EM JUAZEIRO

Artistas e bandas regionais do meio gospel vão agitar a “Marcha para Jesus” em Juazeiro neste sábado (25), com concentração no espaço comercial Word Trade Center (Lomanto Junior) e percurso ao longo da Avenida Adolfo Viana, Carmela Dutra, Orla I e culminando com shows na Orla Nova.

Wesley Souza e Cristian Crisley, respectivamente, vocalista da Banda Círculo Perfeito e membro do Ministério Viola Santa concederam entrevista ao radialista Geraldo José (Transrio FM), na tarde desta sexta-feira (24), oportunidade em que convidaram a sociedade a se integrar ao evento que de forma oficia acontece pela primeira vez na cidade numa organização de trinta igrejas evangélicas...

Bahia: Dias não trabalhados dos servidores grevistas da saúde serão descontados

 
Após o Tribunal de Justiça da Bahia conceder, no último domingo (19), liminar considerando ilegal o movimento de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde), com multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento e retorno imediato de todos os servidores grevistas aos postos de trabalho, o Governo do Estado da Bahia descontará os dias não trabalhados dos servidores que aderiram ao movimento. A medida entra em vigor na folha salarial deste mês, tendo o dia 19 de julho como início dos descontos.
 
O Tribunal entendeu que não era válido o principal argumento do sindicato para a deflagração da greve: o corte do adicional de insalubridade. Cerca de 1,5 mil servidores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebiam em desconformidade com os critérios estabelecidos na legislação. Essa ação foi tomada com o objetivo de atender orientações dos órgãos de controle, tais como O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Auditoria Geral do Estado (AGE). 
 
Adicionalmente, o Tribunal reconheceu que há um diálogo aberto entre o governo e a categoria com a realização de reuniões periódicas. É importante destacar que os servidores que considerarem que executam atividades ou operações insalubres devem se dirigir ao setor de Recursos Humanos da sua unidade, a fim de que seja encaminhado o processo para a reavaliação da Junta Médica do Estado, que é o órgão competente para tal concessão, inclusive com efeito retroativo. A administração pública facilitará os casos de remoção do servidor para as unidades assistenciais.
 
O atendimento em todas as unidades de pronto-atendimento, emergência, hospitais e centros de referência da capital e do interior está normal.
..

Secom Bahia Imagem Ilustrativa da Internet

Bandas de Sobradinho vão brilhar na 13ª Festa do Vaqueiro

A cidade de Sobradinho é também um celeiro de músicos talentosos e bandas de qualidade e estilos diferentes. A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, priorizou a contratação das atrações locais na programação das festividades da cidade, a exemplo do aniversário de Sobradinho, São João e Festa do Vaqueiro. Uma iniciativa que valoriza a prata da casa e incentiva a revelação de novos talentos.

Na décima terceira edição da "Festa do Vaqueiro", que acontecerá de 31 de julho a 2 de agosto, as atrações locais dividirão o palco com artistas de renome regional e nacional, como "Arreio de Ouro", "Desejo de Menina", "Zezinho da Ema", "Ney Alves", "Sérgio do Forró" e "Forró Pegado"...

Da redação com informações da Ascom Sobradinho Foto:Geraldo José

Sest Senat de Petrolina entrega carteira de habilitação a jovens de baixa renda

A quinta-feira (23) no Sest Senat de Petrolina – PE,  foi marcada por um clima de realização profissional e muita emoção. A entrega da carteira nacional de habilitação aos alunos da primeira turma do projeto CNH Social – Habilitação Profissional para o Transporte, mobilizou jovens de baixa renda do município, que agora qualificados para o mercado do trabalho, comemoram a perspectiva de renda com o primeiro emprego.

O projeto, que tem como meta nacional inserir no mercado 60 mil novos motoristas, pretende atender em Petrolina, até o final deste ano, 1094 vagas para a primeira habilitação e 595 vagas para mudanças de categoria. Segundo o supervisor do Conselho Regional do Nordeste – CRN III Jorge do Carmo, que presidiu a solenidade de entrega, o projeto, além de suprir a carência atual do setor de transporte no país, tanto de carga como de passageiros, vem contribuir para o crescimento profissional aumentando a empregabilidade e renda dos jovens...

Clas Comunicação & Marketing

Agricultores do Norte da Bahia têm alimentação dos rebanhos assegurada em períodos de estiagem

Mais de 200 famílias de agricultores que residem e produzem em comunidades rurais no Norte da Bahia terão como garantir a alimentação dos rebanhos e enfrentar os períodos de escassez que atingem a região semiárida. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou para associações de agricultores kits de máquinas forrageira/ensiladeira que auxiliam no manejo alimentar dos animais.

Com esses kits, os agricultores familiares têm condições de preparar e estocar a silagem para os animais, que é feita a partir de restos de culturas, vegetações da caatinga e das plantações dos próprios produtores. Esse material é preparado com o uso da forrageira/ensiladeira e, durante a estiagem, as famílias vão usando o que foi armazenado, assegurando assim a sobrevivência das criações...

Ascom Codevasf 6 SR