RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

ROTARY CLUB SÃO FRANCISCO REALIZA CAMPANHAS PARA A FUNDAÇÃO LAR FELIZ

Em parceria com a Casa da Amizade e Assai Atacadista, o Rotary Club de Juazeiro São Francisco mobilizou no mês de julho, centenas de pessoas para doarem alimentos não perecíveis para a Fundação Lar Feliz. Em apenas um dia, foi arrecadada aproximadamente uma tonelada de alimentos. Fundada há mais de 17 anos, a Fundação atende diariamente 450 crianças, de 0 a 11 anos, e fica localizada no bairro do Argemiro, em Juazeiro. Além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal, a entidade tem como parceira outras instituições públicas e privadas.

Segundo o presidente do Rotary, Rubem Arouca, a iniciativa pretende cumprir a missão da organização, que é atender pessoas em vulnerabilidade social, através de projetos e ações que auxiliem entidades governamentais e não governamentais. Arouca disse ainda, que serão desenvolvidas outras ações, em parcerias com pessoas e entidades que estejam dispostas a cuidar dos menos favorecidos. “O Assai Atacadista tem sido um grande parceiro, e a nossa meta é nos unirmos com outras empresas, juntamente com a Casa da Amizade, e atendermos um maior número de pessoas através de projetos sociais que mudem situações por mais adversas que pareçam”, enfatizou o presidente. Arouca lembrou que, paralelo a Campanha de Arrecadação de Alimentos, o Rotary São Francisco e a Casa da Amizade em parceria com o Programa ‘Quando nasce uma Esperança’ da Rádio Juazeiro arrecadaram 350 toalhas de banho para as crianças da Fundação Lar Feliz...

Por Célia Regina Carvalho

Inauguração da 12º AME Saúde Família contará a presença do Ministro da Saúde

Na próxima quinta-feira (30), às 19h, será inaugurada a 12ª unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família na comunidade do Antônio Cassimiro. Desta vez Petrolina contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o senador Humberto Costa e o secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, na solenidade de inauguração.

"Será uma grande honra ter a presença do ministro, Arthur Chioro, e dos demais convidados na inauguração de mais uma unidade AME em Petrolina. Com muita dedicação, garra e trabalho já inauguramos duas AMEs este ano e a terceira será entregue esta semana. O prefeito Julio Lossio tem nos apoiado muito para que possamos cumprir plenamente o projeto AME no município", afirmou a secretária de Saúde Lucia Giesta.  ..

Ascom

UPAE e HDM lembram Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

No dia 27 de julho, hoje, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE), ambos gerenciados pelo Imip, lembram a data símbolo referente às condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Segundo o técnico de segurança do trabalho da UPAE, Sérgio Côrtes, a unidade desenvolve constantemente ações prevencionistas em prol dos funcionários. “As medidas colocadas em práticas colaboram com reduções dos acidentes e doenças ocupacionais que os colaboradores possam estar expostos no dia a dia de trabalho”, explica...

Ascom UPA/HDM

Santana do Sobrado ganha Unidade de Saúde com atendimento até 22h

A comunidade de Santana do Sobrado recebeu, sexta-feira, 24, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente reformada. A Prefeitura Municipal, junto com a secretária de Saúde, entregou, durante os festejos da Padroeira da localidade, o equipamento de atenção à saúde da população. 

De acordo com o secretário da pasta, Luis Rezende, a unidade conta com cinco consultórios médicos, dois odontológico, sala de vacina, sala de observação, sala de enfermagem, sala de fisioterapia, farmácia e espaços de convivência e administrativo. "Este novo ambiente foi pensado para oferecer maior qualidade nos serviços e maior conforto. Agora, Santana tem um espaço adequado para que possamos atender cada vez melhor a população. É mais saúde para o povo, com certeza", comenta o gestor. Na unidade irão trabalhar mais de 15 profissionais divididos em duas equipes estratégicas de Saúde da Família...

Ascom/Casa Nova

Projeto Curaçá NH2 em Itamotinga é atendido com mutirão de limpeza, poda e serviços de iluminação

 

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) executou mutirão de limpeza, poda e manutenção na iluminação no projeto Curaçá NH2, no distrito de Itamotinga. O trabalho que tem como objetivo manter os espaços públicos conservados demonstra o compromisso do governo municipal em atuar em todas as regiões de Juazeiro...

Elaine Barbosa/SESP

Prefeitura de Sobradinho desenvolve projeto de incentivo à leitura

Implantado no Sistema Municipal de Ensino em 2014,o LET- Leitura e Escrita de Textos, visa desenvolver o prazer pela leitura e escrita de textos em seus diversos gêneros, oportunizando aos educadores, equipe de apoio à educação e estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino de Sobradinho, momentos de deleite de leitura espontânea, prazerosa e lúdica. 

A meta é envolver 100% da comunidade escolar nas ações do projeto, objetivando incentivar o público-alvo para  a leitura, melhorar o índice do IDEB e os resultados de aprendizagem e letramento. 

Um projeto criado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, que na edição de 2015, traz uma nova roupagem. Agora contando com  a estrutura da "Tenda de Leitura", um equipamento que servirá as escolas e a comunidade e contará com a presença de uma equipe de profissionais capacitados para orientar e incentivar o hábito da leitura nos alunos e pessoas da comunidade. 
 
A "Tenda da Leitura" está cumprindo um cronograma de visita as escolas e pontos estratégicos da cidade, despertando o gosto pela leitura em pessoas de todas as idades, dentro e fora da escola. 
 
 Tenda da Leitura do LET, está atraindo um público interessado no conhecimento, socializando assim a literatura e o prazer de ler. Na culminância do Projeto a SME reunirá as produções dos estudantes que fizeram as diversas leituras para uma publicação da coletânea produzida pelo meio escolar. 

"O município inova com este projeto e segue a linha de Paulo Freire, para quem o ato de ler implica na relação que as pessoas têm o  mundo, dando poder aos estudantes, através do conhecimento", ressaltou a Secretária Dulcilene Kestering.
..

Asscom

PETROLINA: Secretaria de Saúde entregará mais 120 aparelhos auditivos na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira (29) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, e a secretária de Saúde, Lucia Giesta, em solenidade no auditório da Secretaria de Saúde, às 10h, entregarão mais 120 aparelhos auditivos aos pacientes do município. Com mais esta entrega serão mais de 3 mil próteses disponibilizadas á população na gestão de Julio Lossio.

Paralelamente ao evento também vão acontecer ações de promoção à saúde como aferição da pressão, medição da taxa de glicemia, além de atividades com os profissionais do programa NASF. "Será uma manhã dedicada aos usuários do Centro Auditivo com a oferta dos serviços, a partir das 8h, além da entrega dos aparelhos. O prefeito Julio, junto com a equipe da Secretaria de Saúde, tem trabalhado muito para levar mais saúde e qualidade vida aos petrolinenses", disse a gestora da pasta Lucia Giesta...

Ascom Prefeitura Petrolina

Fernando Freire, ex-governador do Rio Grande do Norte, é preso

Fernando Freire, ex-governador do Rio Grande do Norte, foi preso na manhã de sábado por agentes da Subsecretaria de Inteligência do Rio de Janeiro, de acordo com informações da Secretaria de Segurança do Estado. Freire estava foragido desde 2014 e tinha quatro mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele foi abordado na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, segundo a Globonews.

O ex-governador foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão e 400 dias-multa por desvio de recursos públicos mediante o pagamento de 83 cheques-salários em favor de 14 parentes e correligionários do então vereador Pio Marinheiro...

Informações da Revista Veja

Coordenadores do CONSTESF discutem propostas para preservação da Área de Proteção Ambiental Lago de Sobradinho

Com o objetivo de discutir mecanismos de conservação para a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Sobradinho, a coordenadora de projetos, Ítala Damasceno e o diretor de projetos do Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), Frank Chaves, participaram, sexta-feira (24), de um encontro promovido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), em Sobradinho.

Entre os temas debatidos surgiu a preocupação com a poluição e degradação produzida pela prática agrícola e agropecuária, bem como a fomentação turística ecológica em alguns pontos da área, a conservação e recuperação de espécies de fauna e flora nativas. A Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Sobradinho compreende cinco municípios do território do São Francisco, sendo Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado e Remanso. Durante o evento, foram levantadas sugestões sobre zoneamento e programas de gestão da APA, no que diz respeito ao uso dos recursos naturais da área de proteção que fazem parte do território desses municípios...

ACIAJ PROMOVE PALESTRAS AOS LÍDERES EMPRESARIAIS PARA ENFEENTAR A CRISE

A ACIAJ – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro com o apoio do Sebrae e o Sindicato do Comércio Varejista de Juazeiro, está convidando a sociedade local a participar do Fórum de Líderes Empresariais de Juazeiro que vai ocorrer nos dias 06 e 07 de agosto com as palestras:  COMO ENFRENTAR A CRISE ECONOMICA e O MAIOR VENDEDOR DO MUNDO.

Palestra: COMO ENFRENTAR A CRISE ECONOMICA - Dia 06 de Agosto de 2015, às 19 horas, no Rapport Hotel. Este Fórum tem por objetivo despertar para a necessidade da União dos Líderes Empresariais...

IGREJA DA PEDRA DO LORD COMEMORA DIA DOS PAIS COM FEIJOADA FESTIVA

A comunidade Divino do Espírito Santo encaminhou e-mail ao Blog no sentido de divulgar atividade da igreja católica do bairro Pedra do Lord a ser realizada no domingo dia 09/08, comemorativo do dia dos pais, no pátio de eventos da igreja. O evento visa arrecadar fundos para as obras sociais na comunidade. (Informações de Josivan das Montanhas - Coordenador) ..

Livro sobre sítios arqueológicos de Rajada será lançado em Petrolina

A descoberta recente de quatro sítios arqueológicos em Petrolina, no distrito de Rajada, é o tema do livro ”Pedras que Falam”, que o jornalista Carlos Laerte e o professor Genivaldo Nascimento lançam no final deste mês e início de agosto em três lugares distintos. A obra, que apresenta os sítios arqueológicos do Açude das Pedras – na área urbana do distrito- e os outros três na zona rural de Rajada   (dois no Sítio Manteiga e um na Chapada do Alegre),  será lançada primeiramente na Escola José Cícero de Amorim (Rajada), no dia 30 de julho,  às 10h.

Com 60 páginas recheadas de textos curtos e muitas fotos, o livro também será lançado na Livraria SBS Internacional, às 19h30, do dia 31 e no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, no dia 7 de agosto, às 17h30, na programação da II Feira do Livro do Vale do São Francisco...

Clas Comunicação & Marketing

Inscrições do concurso para Imperatriz da Vinhuva Fest 2015 em Lagoa Grande estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o concurso que elegerá a Imperatriz e as Damas da 8ª Vinhuva Fest de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. A vencedora, além de representar e divulgar a potencialidade da vitivinicultura da região, receberá um prêmio no valor de R$ 1000. As segunda e terceira colocadas ganharão os títulos de Damas e o prêmio no valor de R$ 500.

A Imperatriz e as Damas participam de várias atividades da Vinhuva Fest, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro. Assim como o evento, o concurso é realizado pela Prefeitura de Lagoa Grande e abrangerá toda a região do município. As candidatas devem ter no mínimo 17 anos e no máximo 21. Outros pré-requisitos são: cursar a partir do Ensino Médio; ser solteira; não ter filhos e participar ativamente da comunidade lagoagrandense...

Ascom Lagoa Grande

Petrolina comemora Dia do Motorista com manhã de atividades no Sest Senat

“O melhor caminho para o transporte é a cidadania”. Esta foi a frase mais repetida na manhã deste sábado (25), na unidade do Sest Senat de Petrolina, durante as comemorações ao Dia do Motorista. O evento festivo, que se originou em homenagem ao Dia de São Cristovão – considerado o padroeiro dos motoristas e viajantes, começou logo cedo com uma série de atividades. Para homenagear os trabalhadores do setor de transportes, a unidade preparou uma vasta programação com diversas atrações, a exemplo de torneios esportivos de futebol de salão e de campo, brincadeiras nas piscinas, jogos e música ao vivo.

Além disso, motoristas e familiares também aproveitaram a folga para a realização de atendimentos nos consultórios odontológicos e com as nutricionistas. Duas oficinas de artes movimentaram  ainda o segmento feminino, que aproveitou a data para aprender a confeccionar peças em couro e bonecas. Falando para um auditório completamente lotado, o professor e diretor administrativo-financeiro da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facape) Alessandro Brito, apresentou a palestra motivacional “Profissionais que dão show”, chamando atenção da plateia para conceitos como autodesenvolvimento, criatividade, inovação e atitude...

Clas Comunicação & Marketing

Equipe da AMMA coleta sementes de espécies da Caatinga para reprodução no Viveiro Municipal

Mais de duas mil mudas de espécies da Caatinga foram doadas à população somente neste primeiro semestre, pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). O que pouca gente sabe, no entanto, é que por trás da produção destas mudas há um trabalho complexo de coleta de sementes, desenvolvido por uma equipe específica do órgão ambiental.

O trabalho é desenvolvido tanto nas Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), quanto em outras áreas rurais do município. A proposta da equipe é sempre buscar sementes de espécies nativas, a exemplo de Caraibeira, Mulungu, Ipê, dentre outras; que possam se adaptar bem à área urbana. Plantas que sejam úteis tanto para calçadas domiciliares, quanto para logradouros públicos, a exemplo de praças...

Ascom/Petrolina

DONO DE ACADEMIA EM PILAR-JAGUARARI MORRE EM ACIDENTE NA BR-235

Informações que acabam de chegar ao Blog através do vereador Fabinho (PSB), dão conta de que faleceu neste domingo (26), o empresário Nonato Santos, dono da Academia Oficina do Corpo localizada no Núcleo Residencial de Pilar, vítima de acidente com a sua motocicleta neste sábado (25), na BR-235, trecho conhecido como “Contorno do Valdemar”. Segundo o vereador Fabinho o contorno tem uma curva bastante acentuada e já foram registrados seis acidentes em menos de seis meses. ..

MORRE MOTORISTA DO FIAT UNO QUE SE ENVOLVEU EM ACIDENTE NO ALTO DA ALIANÇA

Informações que acabam de chegar ao Blog, por moradores do bairro Alto da Aliança neste domingo (26), dão conta de que o motorista do Fiat Uno que se envolveu em um acidente com um caminhão na manhã de sábado (25), placas policiais JOF-4456, de Juazeiro-BA, conhecido como Tico Poty, faleceu no Hospital de Traumas em Petrolina, para onde foi socorrido.

O corpo já está sendo transladado por familiares para a comunidade de Jatobá (Ouricuri-PE) onde ocorrerá o sepultamento ainda neste domingo. O passageiro do fiat, conhecido por Humberto, segundo familiares se recupera bem e não corre risco de morte...

Pré - Conferências da Assistência Social reuniu dezenas de pessoas nos CRAS em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social - SEDIS e o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS realizaram a etapa preparatória da 10ª Conferência da Assistência Social, que será realizada em 31 de agosto, em Juazeiro. Os moradores e beneficiários dos CRAS dos bairros Itaberaba, Tabuleiro, João Paulo II, Quidé, Malhada da Areia e entorno participaram dos encontros. O objetivo, apresentar e aprofundar as temáticas dos eixos da Conferência Municipal, além de sensibilizar os participantes para a importância da Política de Assistência para o município.

'Consolidar o Sistema Único da Assistência Social de vez, Rumo a 2026', é o tema central do evento este ano, que também irá abordar três eixos: 'O enfrentamento das situações de desproteção sociais e a cobertura dos serviços, benefícios, programas e projetos nos territórios', 'O Pacto Federativo e a consolidação do SUAS' e o 'Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática'...

Ascom/Juazeiro

Diretor presidente da Apami mostra andamento das obras do HDT ao Senador Fernando Bezerra

Na tarde desta sexta-feira (24) o senador da república Fernando Bezerra Coelho voltou à Petrolina, desta vez com agenda de visita na construção do Hospital Dom Tomás. Acompanhado do Diretor-Presidente da Associação Petrolinense de Amparo á Maternidade e à Infância (APAMI), o senador viu o andamento da obra que vai subsidiar o atendimento ampliado de pessoas com câncer de 53 municípios da região do médio São Francisco. 

Esta é a segunda vez que Bezerra visita a obra e desta vez garantiu que deverá buscar mais apoio junto aos governos. "A Apami é pioneira em atendimento materno, assistência à criança e hoje dá mais um grande salto com a construção desse hospital que vai oferecer as pessoas ainda mais qualidade. Vamos buscar trazer para cá mais investimento, de modo a garantir a conclusão da obra e beneficiamento da comunidade como um todo", afirmou o Senador...

Ascom/Apami

HDM/IMIP reforça quadro de profissionais de saúde com mestrado

Além da Assistência à Saúde materno/infantil, o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), também desenvolve atividades na área de Ensino e Pesquisa. O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, unidade gestora do HDM, estimula continuamente seus profissionais para a realização de cursos de Pós-Graduação Strictu Senso, em especial o Mestrado. 

Recentemente, uma médica, do quadro da instituição, defendeu sua tese de mestrado realizada no IMIP – Recife. A médica, Renata Teixeira, realizou seu curso na temática voltada para Educação para o Ensino na Área de Saúde, onde avaliou o feedback fornecido aos estudantes do internato médico da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) ao final do Miniexercício Clínico Avaliativo (MINI-CEX) no primeiro semestre de 2014.

“O trabalho foi de grande relevância, uma vez que o MINI-CEX é o instrumento de avaliação de competências mais utilizado na prática, e o feedback fornecido ao final dessa avaliação, representa a parte mais importante desse instrumento. O feedback traz o caráter formativo da avaliação, ou seja, promover aprendizado através da avaliação. Conhecer como o feedback tem sido dado, proporciona comparar o apresentado com o preconizado, e a partir desses dados propor medidas para aumentar o impacto formativo da avaliação”, ressalta Renata Teixeira.

Segundo a diretora de ensino e pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, a atividade de ensino e pesquisa desenvolvida no HDM contribui para a formação de mestres na região. “Considerando que o ensino e a pesquisa qualificam a assistência, é muito importante a presença de ambos nas Unidades de Saúde, como forma de garantir um atendimento de qualidade, baseado em evidências científicas”, diz.

“Sem dúvida a presença das atividades de Ensino desenvolvidas no HDM proporciona aos profissionais a buscarem uma qualificação para melhor atender a esta demanda. Atualmente, o hospital possui 13 mestres, dois mestrandos e um doutorando”, pontua a diretora.  ..

Ascom/Imip