RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

Barragem do Sobradinho atinge menor índice do ano e deve chegar ao volume morto ainda em 2015

A população abastecida pelas águas da Barragem do Sobradinho, no SubMédio São Francisco, dificilmente escapará de conviver com o volume morto ainda este ano. A avaliação é do ambientalista Anivaldo de Miranda, presidente da Diretoria Executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Velho Chico. O reservatório atingiu ontem seu menor índice do ano - cerca de 9% da capacidade -, mas as previsões indicam redução gradativa para as próximas duas semanas, por causa do prolongamento da estiagem. Com esse cenário, aponta Miranda, é muito alta a probabilidade de que o volume morto seja, em breve, lançado na rede de abastecimento das cidades baianas situadas na região da barragem. “Para que isso não aconteça, as chuvas teriam que vir em outubro, mas o período úmido começa no fim de novembro, começo de dezembro”, afirma. ..

Fonte: Correio da Bahia

Mutirão de Especialidades atende comunidade do Tabuleiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou nesta terça-feira (22) mais um mutirão de especialidades médicas. Cerca de 40 pacientes foram atendidos pelo neurologista, Dr. José Pedra, na Unidade de Saúde do bairro Tabuleiro.  

A dona de casa, Maria das Dores Barbosa, 55, elogiou. "É ágil, você não fica se deslocando até o Centro da cidade e já sai com o resultado do eletroencefalograma solicitado pelo médico". Ela ainda ressaltou a qualidade da saúde no município. "Juazeiro, comparado a outros municípios, está com um alto nível na qualidade dos serviços da saúde, com ótimos atendimentos médicos", declarou...

Ascom/Juazeiro

Grupo Anjo Amigo promove feijoada em prol do Dia das Crianças em Juazeiro

O grupo voluntário Anjo Amigo estará realizando no próximo domingo (27) no Clube Pantanal, ao lado da Igreja Santa Teresinha no bairro Piranga, uma feijoada com o objetivo de arrecadar donativos para o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Os valores arrecadados no evento serão utilizados na compra de presentes que serão distribuídos as crianças carentes do município.

Desde 2012 o grupo Anjo Amigo realiza trabalhos voluntários em Juazeiro. Atualmente 70 pessoas integram o grupo...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Carlos Neiva vai palestrar sobre empreendedorismo no CEEP

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, palestrará sobre o fomento ao empreendedorismo em Juazeiro. A palestra, com data a ser definida, será direcionada a estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócio do Norte Baiano (CEEP), subordinado ao Núcleo Regional de Educação (NRE 10), antiga Direc.  

O convite ao secretário juazeirense veio após a participação de Neiva na II Feira Territorial de Tecnologias Sociais da Educação Profissional. O evento estudantil, organizado pela Superintendência de Educação Profissional (Suprof), ocorreu na última sexta-feira (18) e reuniu alunos de outras cidades (Uauá, Casa Nova, Sento Sé e Curaçá) na Praça da Catedral em Juazeiro...

Ascom/Juazeiro

Novela Velho Chico contará com sugestões do CBHSF

Conforme já divulgado por este Blog em 13 de abril deste ano (veja aqui), a novela Velho Chico, em fase de preparação pela Rede Globo de Televisão, terá a sua trama recheada de dados da realidade da bacia do São Francisco, retratando não só os problemas como, sobretudo, as ações positivas em andamento nas quatro regiões fisiográficas. Justamente por esse propósito, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco reuniu-se semana passada, na cidade de São Paulo, com a autora Edmara Barbosa (filha do escritor Benedito Ruy Barbosa). O objetivo da autora é que o Comitê possa colaborar com a produção nesta fase preparatória, fornecendo informações vivenciadas na bacia pelas populações ribeirinhas, bem como revelando o ponto de vista do colegiado sobre a difícil problemática atual do Velho Chico, onde pontifica a crise hídrica.

Num pequeno auditório, Edmara Barbosa, juntamente com Bruno Barbosa (seu filho e também autor) apresentou aos representantes do Comitê o teaser e a sinopse da novela, que deverá estrear em agosto de 2016 em faixa horária a ser ainda estabelecida pela Globo. A produção será ambientada na cidade fictícia de Grotas, localizada na bacia do São Francisco, e terá sua trama baseada na história de um grande latifundiário local que vê no rio São Francisco um instrumento de manutenção do poder. O cenário evidenciará os desequilíbrios sociais advindos desse propósito, recheados pelos dramas familiares das diversas gerações...

Ascom/CBHSF

Secretaria realiza mutirão de dermatologia no bairro Argemiro

Cerca de 30 pacientes foram atendidos na tarde da última sexta-feira (18), pela dermatologista Jaqueline Tanuri, na Unidade Básica de Saúde do bairro Argemiro, em mais um Mutirão de Especialidades, realizado pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro. 

Com o mutirão, foi possível identificar e orientar a população sobre problemas como manchas, acne, micoses, foliculite, urticária, dermatite seborreica, vitiligo, psoríase e câncer de pele...

Por Daniela Duarte/SESAU

Inscrições para Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa são prorrogadas

Os interessados em participar da 4ª edição da Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa têm novo prazo para se inscrever. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de outubro pelo site www.outubrorosa.sescpe.com.br ou no quiosque da campanha localizado no River Shopping (entre as lojas Marisa e C&A). 

O valor deverá ser pago na Apami até o dia 06 de outubro. A Apami fica localizada na Rua Pacífico da Luz, Centro, funcionando das 07h às 11h e das 13h às 17h. O pagamento também pode ser feito no quiosque do River Shopping durante o horário de funcionamento, das 10h às 22h. ..

Asscom

Crianças assistidas pelo CRAS, são destaques no desfile de 21 de setembro

Tendo o Rio São Francisco como tema, a Secretaria Municipal Cidadania e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Petrolina , tiveram uma participação de destaque na Avenida Guararapes,através das criança s que são atendidas pelo CRAS, no desfile de 21 de setembro que marcou o aniversário de Petrolina. 

O CRAS trouxe como lema para o desfile, “Rio São Francisco: Nasce um Rio de lágrimas na Serra da Canastra”, e demonstrou beleza quando chamou a atenção para a conscientização de se cuidar do Velho Chico. Com um carro alegórico bem elaborado ,como também coreografias executadas com as crianças que vieram vestidas de índios e índias, fizeram do desfile do CRAS um diferencial na Avenida . 

Diz a lenda que o São Francisco nasceu das lágrimas derramadas pela índia Irati. Com saudade do bravo companheiro que foi lutar pela posse da terra contra o homem branco e não voltou mais, Irati sentou em um pedra e chorou dias. De tão grande, sua tristeza deu origem ao Opará, que significa rio-mar, na linguagem indígena. O Velho Chico, apesar de continuar belo, jamais esteve tão maltratado. Mesmo assim, continua fertilizando terras de cinco Estados, dando de beber aos barranqueiros, povoando de sonhos e lendas dos lugares por onde passa, encantando seus navegantes. 

O que é o CRAS? 

O CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica, que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial. 

O CRAS atua também na prevenção de situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promovendo os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.  ..

Asscom

Prefeitura e SESI inauguram a Indústria do Conhecimento em Juazeiro

O Prefeito Isaac Carvalho e o Serviço Social da Indústria (SESI) inauguraram a Indústria do Conhecimento, na última sexta-feira (18), no bairro Jardim Primavera. Quem acompanhou o prefeito na inauguração do centro multimídia - que servirá aquela comunidade e aos alunos da Escola Municipal Mandacaru – foram os vereadores Agnaldo Meira, Sargento Bastos e Tiano Félix, além de Secretários e Assessores Municipais.

A unidade Indústria do Conhecimento contém biblioteca, videoteca, CDteca e Internet. Os usuários terão acesso à informação e ao conhecimento, pois são mais de mil títulos disponíveis. David Gomes é Gestor de Qualidade de Vida no SESI e explica que esse módulo é um dos seis que foram disponibilizados para a Bahia. “Acreditamos nessa parceria forte com o poder público, juntos nós poderemos chegar mais longe no futuro dessa cidade. Estamos inaugurando um módulo completo, com acervo espetacular. E vale ressaltar que a iniciativa privada, a Agrovale, também faz parte disso”, ressalta...

Por Ramáiana Leal/ SEDUC

Petrolina: Público recorde no 21 de Setembro vibra com jovens reverenciando o Velho Chico

Uma festa linda e criativa, renovando ainda mais as tradições da cidade de Petrolina.  Assim foi o desfile de aniversário de 120 anos do município que foi comemorado com o tradicional desfile das escolas, na noite desta segunda-feira (21). A festa teve jovens e crianças, que caracterizados, deram vida ao tema de 2015: “Rio São Francisco:  Pai e mãe de uma civilização singular, fonte de vida de um povo, destemido. Rio das lendas e da identidade de um povo”. A presença maciça da população é considerada a maior dos últimos anos. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de  50 mil pessoas foram prestigiar o evento...

Ascom seduc Petrolina

CONSELHO TUTELAR DE JUAZEIRO REALIZA ELEIÇÃO DIA 04 DE OUTUBRO

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juazeiro Joel Miranda esteve nesta segunda-feira (21) na Transrio FM acompanhado de Rosinéia Rodrigues, articuladora do Selo Unicef, oportunidade em que elogiou a Conferência Territorial da Criança e do Adolescente realizada recentemente em Casa Nova. “Foi um evento bastante proveitoso que definiu os nomes dos seis delegados que representarão Juazeiro na Conferência Estadual. Juazeiro terá a maior delegação da região” frisou Joel.

Sobre a eleição do Conselho Tutelar que ocorrerá no dia 04 de outubro, um domingo, Joel Miranda informou que dos 26 inscritos foram selecionados doze que disputarão o pleito eleito eleitoral em votação que ocorrerá durante todo o dia no Colégio Municipal Paulo VI...

Da redação Foto Geraldo José

Prefeitura responde sobre invasão do Canal Mulungu no bairro Dom Tomaz

Dia passado (21), o leitor do Blog Carlos Augusto, denunciou a invasão de uma área verde às margens do Canal Mulungu, no bairro Dom Tomaz (Veja aqui). A Prefeitura de Juazeiro, através da SEMAOP, prometeu resolveu o problema:

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) já esteve no local e o responsável já foi impedido de prosseguir com a invasão. Nos próximos dias a equipe fará a retomada da área...

Moradora reclama de lotação em ônibus coletivos que fazem linha no bairro João Paulo II

O programa Geraldo José desta segunda-feira (21) contou com a participação da moradora do bairro João Paulo II, Maria Veronice, que na oportunidade relatou os problemas enfrentados por passageiros de ônibus coletivos que fazem linhas para o bairro João Paulo II.

Segundo a moradora, os ônibus em horário de pico ficam lotados e muitas passageiros não conseguem utilizar o serviço. “É um dois bairros mais longe de Juazeiro. Nós pagamos uma passagem de quase R$ 3,00 e mesmo assim os ônibus já chegam lotados e muitas pessoas acabam ficando nos pontos. Os idosos são os mais prejudicados”, frisou Maria Veronice...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Comunidade Fundo de Pasto de Abaré comemora um ano mantendo Horta Comunitária com água de chuva

A possibilidade de consumir e comercializar produtos orgânicos irrigados com água de chuva ao tempo em que fortalece a união da comunidade é uma realidade na comunidade Fundo de Pasto de Varjota, no interior do município de Abaré, no sertão da Bahia. Beterraba, quiabo, pimentão, cenoura, coentro, alface, cebolinha, couve e pepino são os atuais alimentos cultivados na Horta Comunitária implantada na comunidade a partir do Projeto Mais Água, executado pelo Irpaa.

O trabalho coletivo teve início no dia 20 de setembro de 2014 e hoje, um ano depois, a comunidade contabiliza três safras colhidas, cujos produtos contribuem com a melhoria da alimentação das sete famílias horticultoras e da vizinhança e com a geração de renda paras as famílias que levam para a feira o excedente. Um barreiro trincheira comunitário construído para armazenar água da chuva é a tecnologia que possibilita a irrigação dos canteiros, o que é feita por sistema de gotejamento, com vistas a economia de água...

Comunicação Irpaa

Morre Jussemar Cordeiro da Silva ex-presidente do PT de Uauá

O presidente da associação de Lagoa do Pires, ex-presidente do PT de Uauá e atual cooperado da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) , faleceu na noite desta segunda-feira 21, após complicações de saúde. Segundo informações, Jussemar Cordeiro da Silva natural de Laje das Aroeiras, zona rural de Uauá, há uma semana foi acometido de uma forte gripe com dores de cabeça e estava se tratando em casa. Na madrugada de segunda, por volta das 3 da manhã foi levado da comunidade para o Hospital Municipal Dr Jair Braga, já bastante debilitado e com um quadro de convulsões esporádicas. Desde a sua transferência para uma clínica em Petrolina PE, o mesmo ficou sob avaliação.

O último Boletim Médico emitido nesta segunda, 21, por volta das 15h35m, após ser submetido a vários exames, a equipe do Hospital de Traumas de Petrolina declarou que o quadro clínico geral do paciente seguia estável, sem qualquer comprometimento neurológico ou cardíaco. Contudo, desde que chegou na emergência, Jussemar seguia sedado e respirava sem ajuda de aparelhos. Além disso, estariam sendo feitos novos exames para firmar o diagnóstico e o tratamento adequado de Jussemar.

A comunidade uauaense ficou perplexa com a notícia da morte de Jussemar, na noite desta segunda-feira, 21, aos 44 anos. Há uma suspeita de que ele tenha sofrido um AVC - Acidente Vascular Cerebral. ..

Com informações e foto do site Uauá.com.br

Cemafauna leva Museu de Fauna Itinerante para Feira de Ciências em Sobradinho-BA

Muita troca de informação e olhinhos curiosos durante todo o dia da quinta-feira, 17, na Escola Estadual Maria José de Lima Silveira em Sobradinho-BA. O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) foi convidado para participar da III Feira de Ciências e II Feira de Matemática levando o Museu de Fauna da Caatinga Itinerante.

Mais de 500 pessoas entre estudantes e professores puderam conferir parte do acervo do Museu de Fauna da Caatinga guiados pela estagiária Paula Feitosa, além de produtos da loja e a cobra salamanta que faz parte do time da educação ambiental desenvolvida pelo Centro. O estagiário Pablo Sampaio ministrou duas palestras sobre o tráfico de animais silvestres e realizou sorteio de brindes...

Ascom/Cemafauna

Abertura dos jogos escolares 2015 em Sobradinho

No último sábado, 19, aconteceu em Sobradinho a abertura dos Jogos Escolares 2015, que este ano, esta reunindo todas as escolas municipais e estaduais. Alunos de treze instituições de ensino participarão das diversas modalidades esportivas que o evento proporciona, com o objetivo de incentivar a prática de esportes e promover a interação entre a comunidade estudantil.

O evento é resultado de um trabalho conjunto das Secretarias de Educação e de Turismo, Esporte e Cultura da Prefeitura de Sobradinho. "Estamos muito felizes em ver a juventude lotando as quadras poliesportivas , praticando esportes e se confraternizando. A participação efetiva das escolas dá uma grandiosidade ao evento, que está sendo desenvolvido com muita competência pelas Secretarias de Educação e de Turismo, Esporte e Cultura da Prefeitura de Sobradinho. Sobradinho vive um novo momento, também no esporte, que cresceu nesta gestão, com a promoção de diversas atividades e eventos ", declarou Geninho, coordenador de esportes.   ..

Ascom/Sobradinho

Inscrições para o Festival Edésio Santos da Canção foram prorrogadas

Atenção músicos, intérpretes e compositores de Juazeiro, Petrolina, Vale do São Francisco, e de todo o território nacional que ainda não se inscreveram no Festival Edésio Santos da Canção - FESC 2015, o prazo das inscrições que seria encerrado nesta segunda-feira, dia 21, foi prorrogado até a próxima sexta-feira, dia 25.

A secretaria de Cultura e Juventude do Município (SECJU) prorrogou as inscrições até as 18 horas de sexta-feira e os interessados têm mais uma semana pela frente para garantirem a participação num dos maiores festivais de música em nível nacional. De acordo com o secretário Donizete Menezes, ano passado foram inscritas mais de 200 composições de várias partes do país...

Paulo Carvalho/SECJU

8° edição da Vinhuvafest é lançada no distrito de Vermelhos

Como aconteceu no pré-lançamento da Vinhuvafest no mês passado no Quality Hotel em Petrolina, o coquetel de lançamento oficial da 8ª Vinhuvafest aconteceu sexta (18), no Distrito de Vermelhos em Lagoa Grande no Sertão do Vale. Convidados, parceiros, empresários vitivinicultores ligados a cadeia produtiva da uva e do vinho, políticos e lideranças de diversos segmentos compareceram.

Secretários municipais de Lagoa Grande como: Saúde, Educação, Agricultura, Orçamento, Planejamento e Gestão, governo e infraestrutura. Os vereadores: Olavo Marques, Carlinhos Ramos, Doutor Diolanda, Mantena, Lindaci Amorim, Josafá, Joaquim da Rocinha, Erasmo de Farias e o Presidente da Câmara de Vereadores, Italo Ferreira. Representantes das indústrias vitivinicultoras como: Rio Sol, Bianchetti, Garziera e produtores de uvas de mesa também prestigiaram o evento. ..

Ascom/ VINHUVAFEST

Secretaria de Saúde realiza III Semana do Coração para servidores de Petrolina

Em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, a AME Servidor promoverá a III Semana do Coração para os servidores municipais de Petrolina. O evento acontecerá entre os dias 22 e 25/09, das 7h às 12h, na unidade com a oferta de serviços voltados para a prevenção e diagnóstico de doenças cardiovasculares. 

"Diariamente vamos realizar aferição da pressão arterial, medição da taxa de glicemia, avaliação do peso e altura, da necessidade de realização de ECG e consultas com cardiologista, além das rodas de conversa sobre alimentação, estresse, atividade física, hipertensão e diabetes", conta a coordenadora da AME Servidor Silvana Falcão...

Asscom