RedeGN - Variadas

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Variadas

CLUBE DE XADREZ CPM ORGANIZA O III SÁBADO VERDE AMARELO DE XADREZ

Neste sábado, 26/09, o Clube de Xadrez CPM organiza o torneio Sábado Verde Amarelo, trata-se de um Torneio de Xadrez idealizado pelo Liga Brasileira de Xadrez – LBX, que este ano completa a sua terceira edição. Acontece uma vez por ano e de forma simultânea nas principais cidades brasileiras.

No ano passado a segunda edição do torneio contou com a participação de 67 atletas acompanhados de seus pais e responsáveis. A constante promoção de torneios de xadrez tem consolidado a prática do xadrez escolar e profissional na região do vale. O Clube de xadrez CPM é fruto dessa prática e hoje representa a Federação Baiana de Xadrez – FBX e Liga Brasileira de Xadrez no Extremo Norte da Bahia...

Asscom

A Escolinha de Atletismo do Flamengo participará do maior festival do Brasil

O Professor Ferreirinha representará a Escolinha de Atletismo do Flamengo no maior festival de conhecimento e cultura jovem do sul do Brasil em Chapecó/SC. Ele fará uma palestra entitulada" UM POR TODOS E TODOS POR UM". Este evento, proporcionará conhecimento e boas experiências aos jovens de maneira dinâmica e divertida em palestras, exposições, competições, mostras e apresentações.

O festival traz as últimas tendências da cultura jovem para auxiliar os estudantes a decidirem sobre profissões e mercado de trabalho, atrelando a isso temas variados como ciência, games, tecnologia, esportes, estilo de vida, entre outros, inspirando-os a ver novas possibilidades para o futuro...

Asscom

Secretaria de Cidadania prepara a comemoração para semana do idoso

A secretaria de cidadania criou para a Semana do Idoso/2015, uma programação onde visa atender aos anciãos em todas as áreas. Os idosos participarão de um ciclo de palestras, jogos adaptados para a terceira idade no SESC e no Ginásio Osvaldo do Flamengo, uma manha de conscientização e mobilização junto à sociedade, como também um dia de lazer nos Clubes do BNB e do Sindsemp. 

O objetivo na semana em que se comemora a terceira idade, é proporcionar momentos de socialização, descontração, alegria e lazer individual e em grupo para melhorar a autoestima e bem estar dos nossos idosos no município. 

No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc. 

No dia 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. 

Programação 

Ciclo de Palestras:Terça - feira (29/09/2015) 

Local: CCI Mimi Cruz 

09h – INSS – Direito do Idoso 

10h – Cardiologista (doenças e prevenção) 

11h – Nutricionista (hábitos alimentares) 

Manhã Esportiva: (jogos para a 3ª idade) Quarta – feira (30/09/2015) 

Local: Sesc/ Ginásio do Osvaldo do Flamengo das 09 às 11h30 

Manhã de conscientização da sociedade:Quinta - feira (01/10/2015) 

Local: Praça Dom Malan 

07h30 – Concentração 

08h00 - Caminhada de conscientização 

09h30 – Encerramento 

Manhã de lazer: Sexta - feira (02/10/2015) 

Local: Clube do BNB/Sindsemp das 09h às 14h 

Atividades: 

Brincadeiras; 

Dinâmicas; 

Concurso de Miss e Mister com premiação 

Banho 

Almoço 

Encerramento com os parabéns aos idosos.  ..

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

II ciclo de qualificação de estudantes

Teve início no dia 08 o II Ciclo de qualificação profissional com jovens participantes do Programa Vida Nova, coordenado pelo Centro de Juventude. O projeto, que já está a todo vapor, acontece de segunda a quinta. Os adolescentes participam de diversas salas e oficinas ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e aprendem a teoria e a prática necessárias para ingressar no mercado de trabalho. São cinco cursos técnicos, com cargas horárias que variam de 60 a 128 horas: Confeitaria, Lancheteria, Técnicas em Administração, Refrigeração/Condicionador de ar e Instalação de Acessórios Automotivos/Refrigeração Automotiva.

Perguntado sobre a parceria do Senai com a Prefeitura de Petrolina /Centro da juventude, o Coordenador Técnico do SENAI, João Lira,disse estar satisfeito e afirma que a parceria sempre é bem-vinda, assim como os alunos do centro da Juventude. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina, como diria Cora Coralina. Estamos satisfeitos com essa parceria que nos dá alegria e satisfação em trabalhar. O Centro da Juventude e os seus alunos sempre serão bem-vindos ao SENAI”. Ígor Wesley, estudante de 17 anos que está cursando Instalação de Acessórios Automotivos há três semanas, está confiante no curso, que julga ser uma ótima oportunidade para adquirir um bom conhecimento e ingressar no mercado de trabalho...

Asscom

Escola Pública de Trânsito do Detran é implantada em Camaçari para oferecer primeira habilitação

Às vésperas de completar 257 anos de emancipação política, no próximo dia 28, o município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), passa a contar com uma unidade da Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), onde a população de baixa renda vai ter acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O ato de implantação da escola aconteceu na quarta-feira (23), no Centro Administrativo de Camaçari, com a presença do prefeito Ademar Delgado (PT), do diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar, do superintendente municipal de Trânsito, Humberto Leite, e o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, coronel Henrique Melo.

O diretor Maurício Bacelar anunciou que as inscrições para o curso que vai preparar novos condutores começam logo após o aniversário da cidade. "A escola vai funcionar nas instalações da 28ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), a partir do dia 29. Vamos atender pessoas que não podem pagar a habilitação e que precisam do documento como uma qualificação para o mercado de trabalho. Teremos também cursos de capacitação para mototaxistas, taxistas e motoristas que trabalham para a prefeitura. Somente através da educação teremos um trânsito mais seguro”, afirmou. Para participar do curso, é preciso ter renda de até um salário mínimo e estudado em escola pública, não possuir habilitação e ser maior de 18 anos.
 
No evento, também foram entregues os certificados de capacitação do Detran a 44 agentes de trânsito do município. “Estou há dois anos nessa atividade e só agora tive acesso a um curso completo e com professores maravilhosos. O nosso trabalho, com certeza, será desenvolvido com mais eficiência”, relatou o agente Fábio Silva dos Santos, 30 anos. “A qualificação dos nossos agentes de trânsito e a escola pública foram compromissos assumidos pelo Detran e cumpridos. O trânsito em Camaçari já está sendo visto com outros olhos pela população”, declarou o superintendente Humberto Leite...

Asscom

Em Petrolina, III Semana do Coração para servidores municipais segue até sexta-feira

Até sexta-feira (25) as atividades da AME Servidor de Petrolina estão voltadas para a prevenção de doenças cardiovasculares. A ação tem objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância de prevenir as doenças relacionadas ao coração. Segundo o Ministério da Saúde (MS), as doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de morte no Brasil.

“Pelo terceiro ano consecutivo realizamos a Semana do Coração com o intuito de prevenir e alertar sobre os hábitos que podem ocasionar alguma doença cardiovascular. Esse ano tem novidade, o Programa Peso Saudável, que vem para auxiliar os usuários a perder peso e levar uma vida mais saudável”, destaca a secretária de Saúde Lucia Giesta. ..

Ascom/Petrolina

Os Filhos da Misericórdia de Petrolina, promove evento religioso no Vale do São Francisco.

Com o tema Fundamentos da Fé, o grupo coordenado pelo Padre Adilson traz neste mês de outubro uma grade de programação para toda a família. É o Vinde e Vede 2015.

Com entrada franca, as atividades iniciam no dia 02 de outubro às 19:30h na Concha Acústica de Petrolina, com Pregação do próprio Padre  Adilson Simões e louvor com Alinne Lima e Banda Dukarmu...

Asscom

Escola de Qualificação Cidadã de Sobradinho promove curso de gastronomia

A Escola de Qualificação Cidadã de Sobradinho, criada em 2014 pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social , está promovendo um curso de gastronomia para profissionais que trabalham na área de produção de alimentos e interessados no tema. São vinte e cinco alunos por turma, que participam de aulas teóricas, sobre higiene, valor nutricional, manuseio, armazenamento, etc e também de aulas práticas, quando elaboram diversos pratos.

A instrutora do curso, com carga horária de 40 horas, é a  tecnóloga em gastronomia Raimunda Alves.  " Estamos trabalhando com culinária diversa, dando ênfase a pratos alternativos  e também a receitas mais sofisticadas que utilizam os produtos regionais. Este curso é de muita importância para as pessoas que trabalham na área e desejam agregar valor ao seu negócio, diversificando seus produtos e melhorando o atendimento. São receitas criativas, práticas e saborosas, que também podem ser desenvolvidas pelas donas de casa. A SEADS inova quando oferta este curso que poderá render bons frutos para o ramo da gastronomia local", declarou a instrutora...

Ascom/Sobradinho

4ª edição do A Praça Convida acontece nesta sexta em Juazeiro

A 4ª edição do projeto A Praça Convida acontece nesta sexta-feira, 25, a partir das 19h, na Orla II de Juazeiro. Numa realização do Coletivo Semivelhos em parceria com a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) a Praça Convida reúne talentos autorais e, principalmente "alternativos" do rock local e de outras cidades. 

De acordo com Mamede Musser, diretor geral do projeto, o evento vem melhorando a cada edição, ouvindo os pedidos de quem tem "A Praça" como a melhor opção de música alternativa, de qualidade e gratuita, desde a sua primeira edição em 2013. "Com o apoio do poder público, através da secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro, o projeto se fortaleceu. Dessas edições, uma foi realizada em Petrolina, e de lá pra cá nunca deixamos de executa-lo", completou...

Ascom/Juazeiro

I Feira Regional da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar do MST é realizada com sucesso em Juazeiro

Trabalhadores e trabalhadoras rurais do Movimento Sem Terra (MST) da Regional Norte participaram nesta semana da I Feira Regional da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar do MST, no espaço da Feira Livre do Alto da Maravilha, em Juazeiro. Além da comercialização de produtos cultivados nos acampamentos e assentamentos de várias cidades da nossa região, os participantes puderam assitir palestras e manifestações culturais.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município, Jorge Cerqueira, participou do programa Geraldo José desta quarta-feira (23) e comemorou o sucesso da feira. “Gostaria de agradecer aos feirantes da Feira do Alto da Maravilha por terem cedido o espaço para esse vento. Quem passou no local teve a oportunidade de comprar produtos de qualidade. A secretaria de Cultura e Juventude também participou levando palestras e apresentações culturais. Nós ficamos muito felizes e esperamos que no próximo ano possamos apresentar ainda mais a feira. Nós precisamos acreditar mais nas pessoas que integram agricultura familiar, pois elas produzem 70% dos alimentos que chegam as mesas”, ressaltou Cerqueira...

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

Confusão durante peregrinação a Meca mata centenas na Arábia Saudita

Centenas de pessoas morreram após uma confusão durante peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita, nesta quinta-feira (24), informou a Defesa Civil saudita, de acordo com as agências internacionais de notícias. O balanço mais recente de mortos é de 310 pessoas, segundo o órgão, e ainda deve aumentar. Pelo menos 450 pessoas ficaram feridas, segundo a Reuters.

O incidente ocorreu durante uma confusão em Mina, do lado de fora da cidade sagrada de Meca. As vítimas foram pisoteadas durante uma fuga desordenada, segundo as agências. De acordo com a Defesa Civil, seis equipes de emergência prestam os primeiros socorros aos feridos no local da tragédia e orientam os peregrinos para "rotas alternativas"...

G1 (Foto: Directorate of the Saudi Civil Defense/Reuters)

Seminário do BPC na Escola discute temáticas sobre o cotidiano da pessoa com deficiência

Terça-feira (22), técnicos, especialistas, pessoas com deficiência, familiares e instituições discutiram diversas temáticas no 2º Seminário do BPC na Escola (Benefício de Prestação Continuada), realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social - SEDIS, através da Gerência de Diversidade, no auditório da APLB, em Juazeiro.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e coordenador do BPC, Josewilson Batista apresentou o Diagnóstico do Programa no município e as ações realizadas pela equipe técnica. "O Governo Municipal conseguiu avançar muito após a implantação da coordenação do BPC na Gerência de Diversidade da SEDIS. Há dois anos temos profissionais que trabalham especificamente para discutir e pensar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Já realizamos diversas ações junto aos beneficiários e técnicos dos CRAS, do Minha Casa Minha Vida, estudantes da APAE, enfim temos buscado soluções para o cotidiano das pessoas com deficiência", destacou Josewilson...

Ascom/Juazeiro

Prefeitura de Petrolina adota aplicativo que emite nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de Petrolina aposta na inovação e tecnologia na hora de servir os contribuintes, atendidos pelo setor de tributos. Além de disponibilizar guichês eletrônicos para atendimento ao público, o setor fiscal adotou um aplicativo que gera nota fiscal eletrônica. A iniciativa foi estimulada pelo prefeito, Julio Lossio e executada pelo secretário-executivo da Fazenda, Allan Maux.

O SpeedNota é uma ferramenta, gratuita e permite que prestadores de serviços, desde grandes empresas até os microempreendedores, possam obter com facilidade notas fiscais eletrônicas através de smartphones e tablets. O criador, Heracilio Cabral, explica que o objetivo é dar mobilidade em funções burocráticas e aponta a Prefeitura de Petrolina como pioneira, entre as cidades de Pernambuco, ao adotar a ferramenta...

Ascom/Petrolina

SEGUNDA TEMPORADA DA JAM NO JOÃO CHEGA AO FIM NESTA QUINTA-FEIRA

A segunda temporada da Jam No João estreou no dia 05 de março de 2015 e desde então vem trazendo música instrumental gratuita e de qualidade semanalmente ao Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro (BA). Com encontros todas as quintas-feiras, uma banda de músicos fixos convida amigos e demais artistas e espectadores a caírem na jam session e soltarem o seu improviso e fazerem parte da festa. O último encontro da temporada 2015 acontecerá no dias 24/09/15 a partir das 19h.

Neste ano o evento trouxe a renovação e ampliação do público e assim como no ano de 2014, contou com outras atividades simultâneas como o Balaio da Jam, incentivando a leitura através da troca de livros e edições especiais, como a que aconteceu dentro do III Festival Internacional da Sanfona, incluindo a presença de músicos consagrados, a exemplo de Targino Gondim e Raimundinho do Acordeom...

Ascom Foto: Giuseppe Menezes | Divulgação

Unidade de Saúde da Agrovila Massangano já está pronta para inauguração

Nesta terça-feira (22), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, visitou a Unidade Básica de Saúde João Augusto, na Agrovila Massangano. A unidade, que foi totalmente reformada, ampliada e reestruturada, já está pronta para a reinauguração que acontece hoje, às 18h30.

“Vamos entregar à comunidade uma unidade que foi reformada e ampliada para receber a população de maneira mais acolhedora e humanizada. É com sentimento de dever cumprido que a gestão Julio Lossio reafirma o compromisso de proporcionar assistência à saúde em espaços dignos”, revela a secretária Lúcia Giesta, informando que no próximo mês o município vai receber a 13° unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família...

Ascom/Petrolina

Novenário a Santa Terezinha do Menino Jesus tem início no bairro Piranga

Com o tema “Com Santa Tezerinha na Fé Serviremos ao Senhor”, teve início nesta terça-feira (22) o 49° Novenário a Santa Terezinha do Menino Jesus, na paróquia Santa Terezinha, no bairro Piranga.

O novenário seguirá até o dia 01 de outubro e as novenas tem início sempre às 19h30. ..

Da redação

Trabalhadores assalariados rurais do Vale iniciam seminário de preparação para a CCT 2015

Entre os dias 28 e 29 de setembro, os sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Petrolina e Juazeiro/BA, se reunirão no Grande Hotel em Juazeiro, para discutir a pauta de reivindicações deste ano.

O tema da campanha unificada é: Reajuste salarial, saúde e trabalho decente. Na programação terão painéis temáticos sobre a revitalização do rio são Francisco e os desafios enfrentados pelos trabalhadores no atual cenário político, social e econômico. Também estão previstos na programação, alguns debates e no ultimo dia haverá a construção coletiva da pauta de reivindicações deste ano...

Asscom

1° Seminário de Eficiência Energética de Petrolina continua nesta quarta-feira

A noite de ontem (22) registrou a abertura do 1º Seminário de Eficiência Energética de Petrolina, realizado pelo Sebrae Pernambuco, no Quality Hotel.  A cerimônia de abertura, conduzida pelo comunicador Janko Moura, reuniu várias autoridades e representantes da sociedade para iniciar uma discussão sobre temáticas relevantes do universo energético atual, como a racionalização, a conservação e os investimentos em energia.

O diretor superintendente estadual do Sebrae-PE, Osvaldo Ramos, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, Jorge Assunção – este representando o prefeito municipal –, deram as boas-vindas aos presentes, e logo passaram a palavra à engenheira civil, Valeria Augusta de Souza, que ministrou a palestra inicial sobre o ‘Programa de Eficiência Energética’ da instituição, que a mesma coordena. Também houve palestra do engenheiro eletricista e empresário, Érico Brilhante, sobre ‘O Uso eficiente e a conservação de energia como grandes aliados da sociedade e do empreendedor’...

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Melhorias para o Terminal de Ônibus de Juazeiro são discutidas em reunião

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, juntamente com o diretor operacional do Mercado do Produtor de Juazeiro, Cisley Bandeira, receberam nesta terça-feira (22) na sede da secretaria, representantes da Associação dos Comerciantes do Terminal Urbano de Ônibus do município. Na oportunidade os associados acompanhados do vereador José Carlos Medeiros, apresentaram algumas sugestões para melhoria daquele espaço.

Em comum acordo, algumas ações para setores como segurança, infraestrutura e utilização do ambientes serão tomadas, a exemplo da concessão oficial dos banheiros - proposta feita pela associação – que resultará na terceirização do serviço, obtendo o acompanhamento e a manutenção 24h.  ..

Lene Radina/ASCOM SEAPA

Medeiros cobra celeridade para realização de audiência pública sobre mercados populares

O vereador José Carlos Medeiros (PV) cobrou, na sessão ordinária desta terça-feira (22), maior rapidez para a realização da audiência pública sobre os mercados populares de Juazeiro. De acordo com o vereador, já foi feito o requerimento, mas, ainda não há previsão para a solenidade.

“Feiras e mercados de Juazeiro precisam passar por uma reformulação. Há tempos pedimos a realização desta sessão, pois há um prejuízo muito grande dos permissionários dos mercados do município. A gestão das feiras deve ser compartilhada: uma administração com os feirantes podendo opinar e ter poder de decisão. A receita é simples: deve dividir despesas e responsabilidades entre gestão e permissionários”, declara Medeiros...

Laiza Campos Ascom CMJ Foto Joselito Tavares