RedeGN - Política

Política

CIPE - CAATINGA APOIA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL E ERRADICA PLANTIOS DE MACONHA NO NORTE BAIANO

 

Entre os dias 14 e 17/02,  policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga em apoio a operação realizada pela Polícia Federal no Norte Baiano, erradicaram aproximadamente 55.000 pés de Cannabis Sativa Lineu (Maconha) em roças localizadas no povoado de Riacho Seco, município de Curaçá e na zona rural do município de Casa Nova.

A operação teve como coordenador o delegado chefe da delegacia da Polícia Federal de Juazeiro, Alexandre Lucena que lavrou o auto de incineração da droga. A operação contou também com a participação de agentes da Polícia Civil da 17ª COORPIN, assim como de Bombeiros Militares do 9º GBM, Juazeiro, de policiais do DENARC de Salvador e de militares da Força Aérea Brasileira...

Com informações do Major Soares Comandante da Cipe Caatinga

Atleta Juazeirenze é campeã da primeira etapa do campeonato baiano de maratonas aquáticas

Começou ontem o campeonato mais forte do Brasil em maratonas aquáticas. Num dia de sol, os atletas que fizeram a travessia Mar Grande no mês passado, já começam a buscar as vagas para a travessia 2012.  Nessa corrida largaram na frente Victor Simões (Aceb) e Suelly Siqueira (Aceb). A atleta Juazeirenze Suelly Aline Gomes Siqueira foi a campeã da primeira etapa do Campeonato Baiano de Maratonas Aquáticas, realizada ontem (19), na praia de São Tome de Paripe, em Salvador, com o tempo de 31,10 min. percurso de 2,5 Km. O Campeão masculino da prova foi o atleta Vitor Simões, com o tempo de 27,46 min segundo matéria de capa do Jornal A Tarde deste sábado (19). ..

Com informações de Junior Celso e FBDA

PRODUTORES, COMERCIANTES E POPULAÇÃO DE PIÇARRÃO VÃO INTERDITAR BA-210 QUARTA (23)

Revoltados com as péssimas condições da BA-210, estrada que liga Sento-Sé a Juazeiro, no norte da Bahia, moradores do perímetro irrigado Piçarrão, no município de Sento-Sé, vão interditar a ponte sobre o rio Bossoróca, na altura do KM 108.

O objetivo é chamar a atenção do governo do Estado, para o descaso que o DERBA (Departamento de Infra Estrutura de Estradas da Bahia) vem tendo com a rodovia. Os manifestantes querem a recuperação imediata de 100 km do trecho Quixaba/Sobradinho, que estão intransitáveis, prejudicando o desenvolvimento econômico e social da região...

Por Ananias Galo Fotos: Tony Lopes

Uauá: Coopercuc vai entregar 30 mil produtos a empresa austríaca

“Este ano, as empresas compradoras vieram para a Biofach dispostas a fechar negócio.” Assim a gerente comercial da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudo, Uauá e Curaçá (Coopercuc) da Bahia Jussara Dantas de Souza, avaliou o segundo dia da Biofach Alemanha 2011, realizada em Nuremberg, na Alemanha. A cooperativa levou para o evento uma cartela de dez produtos à base de umbu, maracujá da Caatinga e goiaba com certificação orgânica e de comércio justo (fair trade). No primeiro dia a Coopercuc firmou uma compra de 30 mil unidades de sua cartela, entre elas doces, geléias, compotas, sucos e polpas.

Com mais de 300 famílias de agricultores cooperadas, esta é a quarta participação da Coopercuc na Biofach. Este ano, a cooperativa espera ampliar as parcerias comerciais ou de apoio à produção e pesquisa. No ano passado, a Coopercuc firmou um convênio de apoio à produção e comercialização com uma entidade da Áustria que dura até hoje. “Queremos é divulgar para todo o mundo o umbu, fruto de grande importância nutritiva que só existe no Semiárido brasileiro. E a Biofach é uma das vitrines”, afirma Jussara Dantas de Souza..

Com informações de Vitor Lobo Umbuzada.com

CHARLES LEÃO É NOMEADO PARA DELEGACIA EM SALVADOR

Caro Geraldo,
 
Não sei se voce já tomou conhecimento, mas o nosso querido Delegado Charles Leão foi nomeado Delegado Titular da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes, na capital do estado, conforme diário oficial de 19.02.2010.

Esse ato do governador vem, mais uma vez, demosntar a lisura e honestidade desse grande profissional que, infelizmente, as forças ocultas do nosso município conseguiram afastar. Oxalá que na capital ele não esqueça de nós e programe uma operaçãozinha em nossa região para que os poderosos de colarinho branco tenham a pulseira merecida.....

Ex-vice-prefeito de Juazeiro comenta processos de Joseph Bandeira

O ex-vice-prefeito de Juazeiro, Antônio Carlos Chaves, falou sobre a situação do ex-prefeito e ex-deputado federal Joseph Bandeira (PT), diante dos 14 processos tramitando na Justiça. Na última terça-feira (15), o ex-prefeito deveria ter sido julgado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, mas o julgamento foi adiado.  

Para Chaves, as polêmicas envolvendo o ex-deputado podem ter sido um dos motivos para Joseph não conseguir emplacar seu nome para o primeiro escalão do governo Wagner. “Ele estava sendo cogitado para ser secretário de Relações Institucionais, um cargo importantíssimo dentro da estrutura governamental. Para mim seria uma temeridade, porque ele tem muitos processos, inclusive uma condenação de oito anos e seis meses de prisão. Coincidentemente ou não, o Tribunal de Justiça marcou o julgamento de Joseph, mas fiquei sabendo que não aconteceu. Agora já pensou se ele estivesse no cargo, como ficaria o governador? Seria uma situação esdrúxula”, afirma Chaves. ..

Com informações do Jornal Ação Popular

Sedes autoriza, neste domingo, reforma do CSU de Senhor do Bonfim

O Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Carlos Brasileiro, autoriza, neste domingo (20), a reforma do Centro Social Urbano (CSU) Mariano Ventura, do município de Senhor do Bonfim. O ato acontecerá na unidade, que fica na Rua Antônio Monteiro, no bairro do Alto da Maravilha, às 11h.

As obras de recuperação serão feitas em parceria com a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), através da Construtora e Incorporadora CDA. Na solenidade estarão presentes técnicos da Sedes, representantes da Sucab, além de autoridades locais e comunidade bonfinense.

Centros Sociais Urbanos - CSU’s..

Prefeitura de Petrolina intensifica obra para a construção da Praça Clube do Carro

Utilizada há anos pela população, a Praça Clube do Carro, no bairro Gercino Coelho, continua em construção. Com a assinatura da Ordem de Serviço realizada pelo Prefeito Julio Lossio, a obra que está sendo realizada com recursos próprios do município, beneficiará além dos comerciantes, toda a população do entorno. Após interdição do local com tapumes, madeiras para fechar o local, os trabalhadores vêm intensificando as obras. "Sensibilizado com a situação, o prefeito reconheceu a necessidade de reforma e melhoria para a população que depende do local para trabalhar e vem também oferecer qualidade e infraestrutura", explicou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.

A nova estrutura, oferecerá oito quiosques, três banheiros (um específico para pessoas com necessidades especiais); além de rampas, sala de administração, área coberta, praça de alimentação, calçadas e jardim. “Se não fosse o prefeito Julio Lossio, a construção dessa praça, que é um desejo antigo de todos os usuários do local, não sairia do papel. Acredito que após a conclusão, teremos melhores condições de trabalho com a estrutura para lanches e banheiros adequados”, afirmou o mototaxista, Nelson Lima...

Secom PMP

Alunos de Pedagogia realizam V Mostra de jogos educativos no DCH-UNEB

Os alunos do curso de Pedagogia, do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, realizam a V Amostra de Jogos Pedagógicos/Fonológicos na próxima segunda-feira (21/01) e terça-feira (22/02), das 14 às 21h. O evento vai discutir o “O Lúdico na Construção do Saber" e é  aberto a comunidade, professores da rede pública, alunos da educação básica e universitários. 

Segundo a professora, Aldeida Ana da Silva Martins, na amostra serão apresentadas ferramentas pedagógicas de alfabetização e de letramento por meio de jogos, já que eles fazem parte do mundo das crianças e devem ser usados como recursos educativos, a fim de criar novas possibilidades didáticas para o ensino-aprendizagem. ..

Por Adzamara Amaral Foto: Blog Pedagogia Interativa

Mais uma chance para a reforma política

Marco Maia, Dilma e Sarney: reforma política como prioridade 

Na efervescência que costuma caracterizar o início das legislaturas, o tema da reforma política ocupa um espaço privilegiado nos discursos e entrevistas de parlamentares. No último dia 2, não foi diferente, embora desta vez os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia, tenham tratado a reforma como prioridade, e não apenas como necessidade...

Agência Senado Foto: Geraldo Magela

Projeto “O Coronel de Macambira pelo Rio São Francisco” chega a Juazeiro

 

“Mendigos bêbados e loucos” revelando a magia do folguedo Bumba Meu Boi e de outras manifestações do folclore nordestino. Este é o lúdico enredo do espetáculo “Flor de Macambira”, um auto que mistura teatro, dança, música e circo, baseado na obra de Joaquim Cardozo com adaptação de Rosyane Trotta e encenação do Ser Tão Teatro, grupo de pesquisa do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, de João Pessoa. A apresentação do espetáculo “Flor de Macambira” conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC).

O projeto “O Coronel de Macambira pelo Rio São Francisco” é patrocinado pela Chesf e está percorrendo várias cidades ribeirinhas. As primeiras contempladas foram Propiá/SE e Penedo/AL. A caravana já passou por Paulo Afonso/BA e neste final de semana estará em Petrolina (sábado) e em Juazeiro (domingo). Depois segue para Bom Jesus da Lapa/BA, Januária/MG, Pirapora/MG e ainda para as cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Flor de Macambira tem encenação gratuita para o público de todas as idades e em Juazeiro acontecerá no próximo domingo (20), às 20h, na Praça da Catedral, logo após a missa...

Secom PMJ

Colégio Sete de Setembro realizou 1º Seminário de Agricultura e Pecuária em Sento-Sé

 

O Colégio Estadual Sete de Setembro em parceria com a Embrapa Semi-árido realizou esta semana Sento Sé no plenário da Câmara de Vereadores o 1º Seminário de Agricultura e Pecuária. Na oportunidade foram debatidos vários temas voltados para os alunos estudantes dos cursos de agropecuária e agronegócios do Colégio Sete de Setembro, única instituição do município a oferecer estes cursos para alunos da rede publica...

Por Tonny Lopes

EMPENHOS REALIZADOS PELA PREFEITURA DE JUAZEIRO EM DEZEMBRO DE 2010

Prezado Geraldo,
 
Observe os empenhos que a Prefeitura de Juazeiro realizou somente no mês de dezembro de 2010 para pagamento de escritórios de advocacia. Será que achava que passariam despercebidos por serem efetuados em um mês de férias e festas? Até na véspera de reveillon foi empenhado quase R$ 200 mil reais! O escritório do filho do secretário Flávio Luiz, que foi objeto de denúncia, repercutindo em todo o Estado, será agraciado em mais de meio milhão de reais.
 
Não sabemos se os empenhos já foram pagos, uma vez que foram realizados em dezembro e a prefeitura não está atualizando, como é sua obrigação, o site de transparência das contas municipais. Já estamos em meados de fevereiro e a última atualização é de dezembro de 2010.
 
Para quem está cortando gastos na máquina pública, extiguindo secretarias importantes como a de Esporte e Cultura, cancelando carnaval e abandonando serviços básicos na cidade, enfrentando uma greve dos servidores da saúde que lutam por melhores salários, parece não faltar dinheiro pra pagar serviços de advocacia.
 
Grato pela divulgação,
 
Fernando Jr. 
 
EMPENHO
 
01/12/2010

P 0600 10000192 01/12/2010 RIBEIRO C. & CHAVES ADVOGADOS 11.759.455/0001-01 GLOBAL 0 1 4 / 2 0 10 3.3.90.35.00.00 2026 0000 0000 110.000,00 

P 0600 10000193 01/12/2010 RIBEIRO C. & CHAVES ADVOGADOS 11.759.455/0001-01 GLOBAL 0 1 5 / 2 0 10 3.3.90.35.00.00 2026 0000 0000 340.000,00
 
0600 10000195 01/12/2010 MENEZES E ASSIS ADVOGADOS ASS. 08.568.327/0001-76 GLOBAL 0 2 0 / 2 0 10 3.3.90.35.00.00 2026 0000 0000 682.000,00
 
0200 10001365 01/12/2010 PAULO SANTANA ADVO. ASSOCIADOS 05.057.356/0001-85 GLOBAL 0 2 3 / 2 0 09 3.3.90.39.05.00 2007 0000 0000 60.000,00
 
16/12/2010
 
0800 10001414 16/12/2010 RIBEIRO C. & CHAVES ADVOGADOS 11.759.455/0001-01 NORMAL 3.3.90.93.00.00 2044 0001 0000 4.729,04
 
30/12/2010

P 0600 10000209 30/12/2010 RIBEIRO C. & CHAVES ADVOGADOS 11.759.455/0001-01 GLOBAL 0 1 5 / 2 0 10 3.3.90.35.00.00 2026 0000 0000 102.365,44 ..

SAAE realiza teste para instalação de PV em fibra

Com características bem mais diferentes do que os Poços de Visita (PV) de alvenaria, como rapidez na instalação, impermeabilidade – evitando a contaminação do lençol freático e maior durabilidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE), realizou quinta-feira (17), o primeiro teste para instalação de PV fabricado em fibra. O teste foi realizado no bairro São Geraldo, onde foi acomodado um equipamento de três metros e meio.

O Poço de Visita em fibra foi uma doação da empresa Asperbras Nordeste e Irrigação LTDA e de acordo com o representante da empresa, Vicente Silva, em torno de 400 unidades já foram instaladas para teste em estados como São Paulo, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Espírito Santo. “É um produto novo no mercado e estamos divulgando em todo o país. Com ele ganhamos rapidez na instalação. Por exemplo: um de alvenaria leva até dez dias para ser instalado e esse de fibra algo em torno de uma hora; suporta a presença de ácidos, sulfatos, e outros sais que usualmente corroem o metal e o concreto, é impermeável e sua durabilidade é bem maior”, destacou...

Por Luzete Nobre/SAAE

Juazeiro: Mais de mil toneladas de lixo e entulhos foram retirados da cidade na última semana

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro intensificou os serviços de limpeza na cidade. Desde a última semana, as equipes estão executando ação de retirada de lixos, entulhos e desmatamento beneficiando os bairros Country Clube, Coliseu e Maria Goreth. O serviço acontece com auxílio de máquinas retroescavadeiras, pá-carregadeiras, patrol e caçambas, e mais de 10 toneladas de lixo já foram retiradas das Ruas. Ontem (18), a SESP iniciou o serviço na Rua 09 do bairro Maringá. 

De acordo com o secretário de serviços públicos, Aurélio Cavalcante, a ação de limpeza vai se estender para os demais bairros de Juazeiro com foco na retirada de entulhos das ruas e terrenos. Em média, são retirados por mês das Ruas de Juazeiro cinco mil toneladas de lixo e entulhos oriundos da limpeza pública. Neste mês, com a intensificação dos serviços, a SESP espera recolher um número ainda maior. “35% da nossa força de trabalho é destinada para a retirada de entulhos, mesmo não sendo uma obrigação do município. Dessa forma, solicitamos que a população e donos de terreno colaborem com a limpeza da cidade e não esqueçam que jogar lixo nas ruas e terrenos é um crime ambiental”, finalizou Aurélio Cavalcante...

Secom PMJ

MDA garante apoio no combate à pobreza extrema na Bahia

Combater a pobreza extrema no Estado da Bahia. Este é um dos lemas do Governo Dilma e claramente seguidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, que acaba de reiterar amplo apoio ao Plano Estadual da Pecuária de Leite da Bahia e ao Projeto de Descentralização e Regionalização do abate, que envolvem grande número de agricultores familiares do Estado, em regiões de pobreza extrema. Em reunião nesta sexta-feira, 18, na Secretaria de Agricultura do Estado, Seagri, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, prometeu avaliar a destinação de recursos federais para esses programas, considerados estruturantes para a Bahia. “O MDA vai estar à disposição dos agricultores para combater a pobreza extrema”, garantiu Florence. 

Na próxima semana, em data ainda ser definida, atendendo solicitação do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, um grupo de trabalho composto por membros de secretarias do Estado, do Sebrae e do MDA vão  identificar em quais pontos orçados e projetados poderia haver uma participação efetiva do MDA nesses programas. O Plano Estadual da Pecuária de Leite da Bahia é um dos cinco programas desenvolvidos pelo estado considerados prioritários, e envolve grande número de agricultores familiares. Afonso Florence elogiou plano da cadeia do leite do Estado, e salientou a importância de o plano abranger as regiões como um todo, e não apenas um panorama de cada território de identidade. “Dessa forma, mais municípios podem ser incluídos, mais famílias serão atendidas”. ..

Fonte: Seagri Foto: Heckel Junior

SERIN TERÁ CHEFE DE GABINETE DE SIGLA OPOSITORA

Pedro Alcântara (PR) é do mesmo partido do líder da oposição na Assembleia

Pasta responsável pela articulação política do Governo Wagner, a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) terá como chefe de gabinete um ex-deputado estadual do PR, legenda do atual líder da bancada de oposição na Assembleia. Trata-se de Pedro Alcântara, que no ano passado, em sua campanha derrotada para a reeleição, já havia sinalizado apoio ao PT. Uma reunião aconteceu na última quinta-feira (18) entre líderes de partidos da base governista, o secretário Cezar Lisboa e seu novo subordinado. O indicado ocupará o mesmo posto que Lisboa ocupava quando o titular da pasta era Rui Costa...

BN Foto: Glauber Guerra

Sobradinho: Mensagem do prefeito enfatiza obras e entendimento politic

O prefeito Genilson Silva (PT), na mensagem enviada à Câmara de Vereadores para a reabertura dos trabalhos legislativos destacou a necessidade de entendimento entre os poderes constituídos no município para “seguir em frente, reconstruir, dar novo significado”, e “não repetir os erros”.

A mensagem do prefeito,  lida pelo Chefe de Gabinete do prefeito no plenário repleto de representações comunitárias, políticas e militares,  dirigentes sindicais, secretários e comunidade, destacou o vigor do respeito democrático às críticas, a transparência administrativa e “a participação popular através dos conselhos nos diversos colegiados e áreas de administração”...

Ascom Sobradinho/ Manoel Leão

ALAN CLEBER TEM NOVO SHOW E AGENDA MOVIMENTADA

Com novo visual e show novo o artista Alan Cleber vem sendo destaque nos melhores eventos da região e tem agenda movimentada para os próximos dias. A assessoria divulgou os shows do talentoso cantor e sua Super Banda:

Dia 19 de fevereiro - (show duplo) sábado com Luis Caldas e logo em seguida no baile do Havaí na Palhoça em Petrolina. 
Dia 26 de fevereiro - na Calourada unificada do SESI com outras grandes atrações. 
Dia 4 de março - Baile Bal Masquet no Clube 21 de setembro com participação especial da atriz Elke Maravilha e DJs. 
Dia 24 de março - abrindo o Festival Edésio Santos da canção. 
Dia 2 de abril - Com o cantor Fagner no Iate Clube - Petrolina – PE.
..

SESP retira material de construção da via pública

Fazendo cumprir o que determina a lei de limpeza pública (1.708/03), a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) com o apoio da Polícia Militar, apreendeu, ontem (18), material de construção que estava em via pública nas proximidades da Praça da Misericórdia, Centro de Juazeiro. Os fiscais de postura notificaram o proprietário da construção que não cumpriu o prazo determinado para a retirada do material. Foram apreendidas uma caçamba e meia de areia e meia caçamba de brita que estavam impedindo a circulação das pessoas, bem como o estacionamento de carros no local. ..

Secom PMP