RedeGN - Política

Política

EDSON AMARO DISPUTA MEIA MARATONA EM SÃO PAULO

Após um exaustivo treinamento de base na Serra dos Morgados, em Jaguarari, visando aumentar a capacidade pulmonar aliado a um trabalho de fortalecimento muscular, o atleta juazeirense Edson Amaro (Mineração Caraíba) participa do seu primeiro grande desafio na temporada de 2011. Trata-se da 5ª edição da Meia Maratona de São Paulo, que será realizada neste domingo (27/02), com largada ás 08 horas, na Praça Charles Miller, no bairro Pacaembu, em São Paulo.

Para o atleta as participações nas provas de meia maratona vão proporcionar ritmo de competição para a sua participação, no mês de maio, na Maratona de Praga, na República Theca, com o objetivo de conquistar o índice para os Jogos Panamericano de 2011. “No primeiro semestre desta temporada vamos centrar nossos esforços na busca de uma boa marca em Maratona para que tenhamos oportunidade de participar dos Jogos Panamericano de Caracas e posteriormente dos Jogos Olímpicos”, afirmou Edson Amaro.

Especializado em provas de longa distância, Edson tem no currículo as primeiras colocações nas meias maratonas de Salvador, Maceió João Pessoa e Juazeiro, além de ter sido o primeiro baiano na Meia Maratona do Rio e na Corrida de São Silvestre em 2010...

Por: José Carlos Santana

Prefeitura ganha ação na Justiça Federal contra o ex-prefeito Misael Aguilar

A prefeitura de Juazeiro ganhou ação ordinária imposta contra o ex-prefeito Misael Aguilar referente ao exercício financeiro de 2008 quando na oportunidade o município foi contemplado com recurso do Orçamento Geral da União (OGU), que até o momento não foram repassados.  

Os recursos federais seriam repassados ao município através de contratos para a construção de dois postos de saúde, uma quadra, além de calçamento, porém para que esses recursos públicos fossem efetivamente repassados era necessário que Misael Aguilar assinasse os contratos. Como ele se recusou, os recursos foram bloqueados. O prefeito Isaac entrou com ação na Justiça federal solicitando que a Caixa autorizasse o repasse fazendo um novo convênio assinado pelo atual gestor. ..

Ascom PMJ

Limpeza continua no Centro e bairros de Petrolina

Atuando desde o Centro até aos bairros e interior, Secretaria de Infraestrutura de Petrolina continua com sua programação de limpeza. Nessa semana, as equipes atendem as Avenidas Monsenhor Ângelo Sampaio; Honorato Viana; Caminho do Sol; Paraíba e Cajueiro, no bairro Areia Branca; quadrante Avenida Guararapes/Orla e Orla II.

Com uma atividade permanente, todo o município vem sendo atendido mediante uma escala determinada pela Secretaria. Além das avenidas, nessa semana, os canteiros no entorno da Rodoviária Municipal e as praças dos bairros Jardim Amazonas, Cohab IV e a praça do Caiano, no centro da cidade, também estão recebendo o serviço.

“Todos os serviços estão funcionando e atendendo efetivamente a comunidade. Além das avenidas, temos a preocupação em manter as áreas de lazer em perfeitas condições a fim de oferecer condições adequadas de uso”, reforçou o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.

Na ultima quarta-feira (23), uma equipe esteve na comunidade de Izacolândia, onde realizou os serviços de manutenção da limpeza pública. Nova agenda já está prevista para o próximo mês para que a comunidade receba o mutirão de limpeza, a exemplo do que já aconteceu nos distritos de Uruás e Rajada nas últimas semanas.
  ..

SECOM/PETROLINA

O projeto "Apaixonados pelo Planeta" é apresentado na Escola Municipal Eliete Araújo de Souza em Petrolina

Nesta sexta-feira (25), a Escola Municipal Eliete Araújo de Souza, localizada no bairro Vila Mocó, teve um dia dedicado ao aprendizado e ao conhecimento sobre o Meio Ambiente. Foi realizada na unidade educacional, a primeira Feira Socioambiental da Escola Eliete Araújo com os alunos do 1º ao 9º ano da escola, que abordará temas como conscientização ambiental, desperdício de produtos e alimentos, e reciclagem. O evento iniciou às 8h30, e foi encerrado as 12h.

O projeto "Apaixonados pelo Planeta" é uma iniciativa do grupo GPontes (Programa de Gestão Ambiental de Obras e Implantação de Pontes e Rodovias Federais), juntamente com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina.

“O projeto atua onde existem construções e/ou obras de pontes próximas à comunidade, como é o caso da duplicação da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra. Nosso objetivo é cumprir uma das licenças ambientais que é a Educação Ambiental para as crianças em sala de aula, além da supervisão das obras, visitas aos canteiros e palestras para os próprios trabalhadores”, declarou o Comunicador Social da GPontes, Davi Perez. ..

SECOM/PETROLINA

Programa leva saúde às empresas e à Orla de Petrolina

O programa Saúde Integral, que promove a saúde e previne complicações a portadores de doenças crônicas a partir de medidas educativas e mudança de hábitos, começou esta semana com um pé nas empresas e o outro fazendo exercício físico na orla de Petrolina.

Criado pela Unimed Vale do São Francisco em agosto do ano passado, o Saúde Integral chegou à Orla de Petrolina na última quarta-feira (23), movimentando um grande público com os educadores físicos Maria Manoel e Eugênio dos Santos. Durante a série de atividades, os participantes do Programa (diabéticos, hipertensos e portadores de fatores de risco para doenças cardiovasculares), fizeram alongamento, trabalhos aeróbicos, ginástica localizada e se esbaldaram no animado “Aero Axé”.  A série de atividades físicas é aberta ao público em geral e deverá ocorrer na Orla às quartas e sextas-feiras das 18h às 19h.

Na quinta-feira (24), logo no início da manhã, foi a vez do Programa Saúde Integral dar início a uma série de visitas às empresas da região.   A primeira empresa contemplada, a Canteiro de Obras, reuniu os 140 colaboradores em torno da palestra “Qualidade de Vida”, ministrada pela médica gestora do Programa, Maria Luiza Barros. Depois, os presentes assistiram uma explanação sobre o estresse e posturas no trabalho com a fisioterapeuta Iana Gonçalves...

Clas Comunicação

Jogo amistoso e apresentações marcam a entrega da Quadra Poliesportiva do Quidé

A entrega oficial da Quadra Poliesportiva do Quidé, que acontecerá neste sábado (26), às 18h, será marcada pelo jogo amistoso entre o Juazeiro Futsal Clube, equipe Sub 20, e a seleção do bairro. Além da partida, os moradores poderão apreciar as apresentações da fanfarra da Escola Estadual Artur Oliveira da Silva e do grupo Estilo Musical.
 
A quadra é a segunda entregue este ano pela Prefeitura de Juazeiro e tem como objetivo fomentar o esporte e lazer nos bairros como forma de socialização. Estarão presentes à solenidade, o prefeito Isaac Carvalho, comitiva de governo e comunidade, que está convidada a participar. ..

asccom Prefeitura de Juazeiro

Audiência Pública discutiu Área de Preservação Permanente urbana em Petrolina

Na noite da última quarta-feira (23), a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina – SEPUMA, realizou uma audiência pública para discutir o uso e a ocupação do solo nas margens do Rio São Francisco, bem como de córregos e riachos em espaço urbano, regiões chamadas de Áreas de Preservação Permanente – APP. A reunião contou com a participação de moradores dessas margens, empresários, engenheiros, ambientalistas, estudantes, arquitetos, advogados, vereadores e representações da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – CPRH, Conselho Municipal de Meio Ambiente – CONDEMA, Ministério Público Estadual e o Secretário de Infraestrutura de Juazeiro, Flávio Luiz.

O prefeito Julio Lossio salientou a importância da audiência pública para a democratização da discussão no que diz respeito aos vários segmentos da sociedade e reiterou a necessidade de dar continuidade a esse processo, com a realização de uma audiência para ouvir também a sociedade de Juazeiro. “Estamos agendando uma segunda reunião também para Juazeiro, porque dessa região poderá nascer um projeto de lei dos dois municípios, partindo de um trabalho em consonância”, ressaltou.

A APP é regulamentada pelo Código Florestal, Lei Federal de 1965, que determina – no caso do rio São Francisco, que tem mais de 600 metros de largura – a existência de uma área de 500 metros à sua margem, a fim de manter preservada a mata ciliar, mecanismo que serve de defesa para o curso das águas fluviais. No entanto, essa Lei foi criada pensando especialmente nas áreas rurais e regiões de florestas, gerando impasses quando aplicadas ao meio urbano, visto que a maioria das cidades ribeirinhas foi edificada dentro dos locais de APP.

De acordo com o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Geraldo Junior, Petrolina está implementando um conjunto de ações de preservação, como programas de arborização e a concessão de licença ambiental. Segundo ele, na medida em que o Município começa a conceder essa licença, é preciso pensar em um melhor ordenamento urbanístico e ambiental. Nesse caso, a regulamentação das edificações já construídas em local de APP é uma necessidade. “Se uma casa, localizada entre a calha do São Francisco e a Catedral do Sagrado Coração, for demolida para dar lugar a uma nova construção, do ponto de vista jurídico, nos dias atuais, a Prefeitura não poderia conceder licença ambiental nem alvará de construção, pois a obra estaria na área de 500m resguardada à APP”,explicou.

Durante a audiência, a comunidade discutiu as leis que tratam sobre a regulamentação Jurídica da calha do Rio, a necessidade de estudos técnicos para proteger riachos e córregos e defendeu uma revisão do Código Florestal, no intuito de dar ao município a autonomia para aumentar ou reduzir essa APP de acordo com as suas especificidades, desde que a sociedade civil participedesse processo. “Eu sou favorável ao estabelecimento da preservação da  margem de 100m, como determina a Lei Municipal, mas essa área deve ser tratada com responsabilidade”, afirmou o ambientalista, Vitório Rodrigues.

“Se nós quisermos realmente ter uma legislação, precisamos construí-la. 100m podem ser muito ou pouco, mas nós precisamos decidir. Petrolina precisa decidir sobre as suas necessidades, assim como Juazeiro”, ressaltou o Secretário de Infraestrutura de Juazeiro, Flávio Luiz. O gestor sinalizou a possibilidade de uma parceria com o objetivo de aprofundar essa discussão com os moradores das duas cidades e fortalecer as decisões dos municípios.

Para Geraldo Junior, a audiência pública cumpriu o seu objetivo, pois conseguiu agrupar um conjunto de técnicos, profissionais, autoridades e outros segmentos da comunidade, preocupados com a sua temática. “A partir desse encontro, nós já temos dois encaminhamentos, o primeiro é a parceria com Juazeiro, e o segundo passo é uma reunião que faremos com a Superintendência de Meio Ambiente para discutir minuciosamente as questões e expandir a discussão no Conselho Municipal de Meio Ambiente e na Câmara dos Vereadores”, avaliou o secretário.
  ..

Asccom

Pediatria do Hospital Dom Malan realiza carnaval

Neste sábado (26), a pediatria do Hospital Dom Malan vai entrar no clima de carnaval. Durante toda a tarde, voluntários do hospital e estudantes  dos cursos de psicologia, medicina e enfermagem da Univasf, que fazem parte do projeto “Brincar é construir saúde”, promoverão a festa momesca às crianças e parentes ao som das marchinhas dos antigos carnavais.

A festividade começa as 15h e acontecerá no  pátio da Pediatria e nas mediações da brinquedoteca. ..

Isaac Carvalho participa de reunião no Rotary Clube São Francisco

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, participou na noite de quinta-feira (24) de reunião no Rotary Clube São Francisco Juazeiro, na sede da instituição, a fim de apresentar aos rotarianos um balanço dos dois anos de governo e o plano de ação para os anos que seguem. Carvalho, que também é integrante do Rotary, apresentou aos demais  a situação encontrada na Prefeitura de Juazeiro, como as dívidas de custeio, INSS e do Saneamento, que somadas ao que foi pago chegam a quase R$ 63 milhões. Falou do planejamento e das ações que foram realizadas, como o pagamento das dívidas para conveniar com órgãos federais e estaduais, além da política de atração de novos investidores para a cidade. concluindo, o prefeito ressaltou que o momento é de materializar as obras que já foram conveniadas e por em prática o projeto Jogue Limpo com Juazeiro, que é cuidar da cidade, como limpeza, recuperação de vias e ordenamento urbano. ..

Ascom/PMJ

AGROVALE RENOVA FROTA E COLOCA ITENS A VENDA

Termina na próxima quinta feira a renovação de frota da AGROVALE, que coloca a venda diversos animais, veículos e equipamentos.

Dentre os itens disponíveis estão cavalos, motos, trator, Scania, rolo compactador, plaina niveladora, dentre outros.

Acesse www.agrovale.come confira a lista de itens na íntegra. As ofertas podem ser dadas até o dia 03 de Março com prazo de resposta até 13 de Março de 2011...

Seletiva do Bahia acontece neste domingo (27) em Juazeiro

Acontece neste domingo (27) em Juazeiro, o teste seletivo para Divisão de Base do Esporte Clube Bahia. Uma comitiva do clube está chegando à cidade com observadores técnicos, que irão avaliar atletas nascidos nos anos de 95 a 2000, no Estádio Adauto Moraes, das 8 às 17h. Estão convidados a participar da “peneira”, que tem como objetivo formar jogadores para integrar o elenco do Bahia, atletas de Juazeiro, Petrolina e cidades vizinhas.

Parceira da iniciativa, a Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) está providenciando todo o apoio logístico e realizando os demais encaminhamentos necessários para que o evento atenda ao maior número de jovens talentos possível. Para participar os garotos devem levar no dia carteira de identidade ou certidão de nascimento, chuteira, meiões e calção.

Segundo o gerente de Esportes da SEDUC, Gilberto Pacheco, esta é uma grande oportunidade para muitos meninos que sonham em jogar futebol profissionalmente. “Conseguimos realizar essa articulação com o clube para que esta seletiva acontecesse aqui em Juazeiro, pois sabemos que já despontaram muitos talentos aqui na região. Todos podem participar, desde que, se encaixem no perfil e possuam um nível técnico razoável. Esperamos que daqui saiam grandes jogadores”, explicou...

Presidenta anuncia US$ 675 milhões para o Estado

Em sua primeira viagem à Bahia como presidente do Brasil, no dia 1º de março, Dilma Rousseff vai anunciar um investimento no estado de US$ 675 milhões para a construção do terceiro terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) do país. Segundo o site Gente e Mercado, o terminal será construído na Ilha dos Frades, na Baía de Todos os Santos, e tem previsão de conclusão em setembro de 2013. O equipamento fará parte do Gasoduto da Integração Sudeste Nordeste (Gasene), rede de tubulações que tem início no Rio de Janeiro e segue até a Bahia, um dos três maiores produtores de GNL do país e maior consumidor nacional. Dois terminais deste tipo já estão em operação no Porto de Pecém (CE) e na Baía da Guanabara, no Rio. O Gasene, que é administrado pela Petrobras, foi inaugurado em março do ano passado, em Itabuna. Dois trechos do projeto de 1.387 km de tubulações já estão operando. (Tribuna)

..

Jean Wyllys anuncia em discurso de estreia PEC do casamento gay

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), ex-BBB, afirmou nesta quinta-feira (24), em seu discurso de estreia na Câmara, que pretende apresentar um projeto de emenda à Constituição (PEC) que garanta o direito do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

“Em parceria com outros sete parlamentares, estou reestruturando a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania GLBT [Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero] e apresentando uma proposta de emenda constitucional que assegura aos homossexuais o direito do casamento civil. Se o estado é laico, os homossexuais têm de ter todos os direitos e leis garantidos. Inclusive o direito ao casamento civil”, disse o deputado.

Na análise do parlamentar, a competência sobre o casamento civil não deve ser das igrejas. “Se um casal pode se divorciar e em seguida partir cada um para novos casamentos é porque o casamento civil não é da competência das igrejas, nem das religiões", declarou...

GOVERNO RETOMARÁ POLÍTICAS DE DESARMAMENTO


O governo federal retomará políticas de desarmamento da população, segundo revelou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na manhã desta quinta-feira (24). Em 2003, foi instituído o Estatuto do Desarmamento, seguido pela promoção de campanha para a entrega voluntária de armas. A taxa de homicídios nacional caiu de 28,9 em 100 mil habitantes para 25,8, entre 2003 e 2005. Entre 2007 e 2008, no entanto, voltou a subir, passando de 25,2 para 26,4 homicídios em 100 mil habitantes. "O Ministério da Justiça irá retomar com muito vigor as políticas de desarmamento, é de indispensável importância que nós tenhamos política nesse sentido como já tivemos, mas é necessário ir além", disse Cardozo, que prometeu voltar com as campanhas "em curto espaço de tempo". Informações do Estadão.
 
..

SALVADOR está em 4º LUGAR EM HOMICíDIOS NO PAíS

Salvador é a 4ª colocada no ranking nacional de homicídios. Chegou a esse status após a década entre 1998 e 2008, período em que foi a capital brasileira onde a violência mais cresceu.  Segundo o levantamento Mapa da Violência 2011, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Sangari, o número de homicídios na capital saltou de 351 para 1.771 em dez anos - o crescimento foi de 404,6%, maior entre todas as capitais. Em 1998, Salvador era a 25ª colocada. No primeiro ano da pesquisa, a proporção de assassinatos por grupo de 100 mil habitantes era 15,4. Em 2008, foi de 60,1 - maior do país. Salvador está atrás apenas de Maceió, Recife e Vitória.

..

BN

Finalmente: Juazeiro enfrentará Feirense no Estádio Adauto Moraes

A prefeitura de Juazeiro recebeu ofício da Federação Bahiana de Futebol informando que está confirmada a partida entre Juazeiro x Feirense, pela disputa do Campeonato Baiano de Futebol Profissional e Sub 20 1ª Divisão de 2011, no próximo dia 02 de março no Estádio Adauto Moraes, além dos demais jogos da competição. Os portões serão abertos às 17h, sendo que a partida do Sub 20 será às 18h30 e do profissional às 20h30. ..

Asccom - Prefeitura Municipal de Juazeiro

Prefeito Isaac Carvalho garante mais investimentos para Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho acompanhado do secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva e o secretário de Agricultura, Aguinaldo Meira, cumpriram agenda de reuniões nesta quinta-feira (24) na capital baiana, onde foram discutidas questões relativas ao crescimento do município. Entre os compromissos, um encontro com o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles e representantes da Ducoco.

Durante a primeira reunião foram esclarecidos os últimos detalhes para o funcionamento da Ducoco, que será a primeira indústria de água de coco da Bahia. Segundo Carlos Neiva, inicialmente, serão processados aproximadamente 12 mil litros de água do fruto por dia e os trabalhos devem começar a partir de abril. “A reunião serviu também para a assinatura de uma carta de intenções para a expansão do investimento”, destacou Neiva.

A decisão dos empresários Marcos Antonio e Mário Vital, respectivamente presidente executivo e diretor de operações da Ducoco, foi justificada pela localização geográfica da cidade. “Vamos implantar uma fábrica compacta em Juazeiro, mas nosso objetivo é instalar mais duas unidades e até o final do ano decidir pela implantação de um grande projeto agropecuário, com área de plantio de coco própria de um ou dois mil hectares irrigados, já que a localização da cidade com a vasta oferta de água e produção de coco de qualidade facilita bastante, além da segurança político/administrativa”, disse o presidente executivo Marcos Antonio.

De acordo com o prefeito Isaac Carvalho, a atração da Ducoco é fruto de um trabalho conjunto da prefeitura de Juazeiro e do governo do Estado, através da Seagri, com apoio da Codevasf e Associação de Produtores do Projeto Curaçá. “A agroindustrialização está no foco do município para agregar valor à agricultura irrigada”, disse o prefeito informando que a Ducoco vai funcionar no Perímetro Irrigada de Curaçá.

Ainda durante visita a Salvador, o prefeito Isaac e os secretários discutiram com os representantes do estado a realização de mais uma edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) em Juazeiro.

Em seguida, o prefeito Isaac Carvalho assinou na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) um documento de concessão de uma patrol para o município, o que não acontecia há mais de 30 anos. A máquina que vai contribuir com melhorias na infraestrutura da cidade já está a caminho e deve chegar nos próximos dias. ..

Com informações da Ascom/Seagri

Louvor das Ilhas estica inscrições

Atendendo a pedidos, o Núcleo de Coordenação estende o prazo de inscrições para do 1º Louvor das Ilhas até a próxima *quarta-feira, 02 de março*. Segundo Vânia Ferreira, umas das organizadoras do evento, a prorrogação deve-se ao fato de muitos interessados só receberem salário no início do mês.

O Louvor das Ilhas 2011 será realizado no dia *06 de março*, o domingo que antecede a Quaresma, tempo litúrgico de penitência para os católicos.

Para quem deseja assegurar a vaga com antecedência, os jovens do Projeto Dom Bosco estarão efetuando inscrições nas missas da Catedral (matutina e vespertina) deste domingo (27).

A missa da manhã celebra a posse dos novos pároco e vigário da Catedral Nossa Senhora das Grotas, padres Josemar Mota e Raimundo Souza, respectivamente.

A taxa de inscrição do Louvor das Ilhas custa R$ 20 (incluindo crianças maiores de 8 anos), e R$ 30 para casais; crianças abaixo de 8 anos estão isentas da taxa. O interessado pode obter a ficha de inscrição e mais informações sobre o evento no Blog Mãe Imaculada ( www.maeimaculada.wordpress.com).

  ..

ascom

Projeto Jogue Limpo é apresentado e ações são iniciadas em Juazeiro

Com objetivo de mobilizar forças para manter a cidade limpa e ordenada, o secretário de serviços públicos de Juazeiro, Aurélio Cavalcante, lançou o projeto Jogue Limpo, na manhã desta quinta-feira (24), no Paço Municipal. Na oportunidade, o  secretário informou que medidas de conscientização serão tomadas para que a população colabore com a manutenção da cidade. As secretarias de Saúde (SESAU), Educação (SEDUC) e a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) são parceiras do projeto, assim como Polícia Militar, Exército Brasileiro e o Ministério Público.
 
Segundo o secretário, o projeto Jogue Limpo tem uma dimensão global e vai atender a serviços gerais do município como trânsito, limpeza, uso do solo público, poluição sonora, entre outros aspectos. “Vamos dividir as tarefas com a sociedade, autoridades e a imprensa. A Prefeitura está fazendo a sua parte e, com a ajuda dos parceiros, vamos trabalhar na conscientização das pessoas para que preservem a cidade e mantenham Juazeiro limpa, ordenada e respeitando as leis do município. Para execução do projeto solicitamos a ajuda de todos”, disse Aurélio.
 
Para colocar em prática os objetivos do projeto, caçambas, retroescavadeiras, máquinas patrol, tratores de esteira e roçadaeiras já estão à disposição da SESP e em plena atividade. “Aumentamos o número de fiscais de postura do município para intensificar a aplicação do Código de Postura, uma equipe extra de profissionais foi disponibilizada para capina e varrição de Ruas e Avenidas, as máquinas estão atuando no desmatamento do Piranga I e serviço de tapa buraco acontece no Quidé. Vamos aumentar a fiscalização do trânsito, intensificar as blitz e realizar trabalhos educativos nos semáforos”, informou o secretário.
 
Entre as medidas adotadas com o projeto Jogue Limpo está o programa “Adote uma Praça” em que setores da sociedade civil e empresas públicas e privadas vão poder cuidar da manutenção e preservação de uma praça do município. “Nosso objetivo é envolver os moradores dos bairros e outros setores para a manutenção do patrimônio público. Vamos escolher também uma pessoa para ser o responsável pela praça e trabalhar na conscientização dos vizinhos. A manutenção da iluminação pública é também foco de atuação do projeto e, além da substituição de lâmpadas, vamos executar a revisão de postes de ferro e fiações”, concluiu Aurélio Cavalcante.
 
Em 15 dias, a Prefeitura de Juazeiro retirou três mil toneladas de entulhos da cidade. Cerca de 35% da força de trabalho da SESP está voltada para a retirada de entulhos, ainda que esta não seja uma obrigação do município. A partir do projeto Jogue Limpo, uma área vai ser disponibilizada para a população depositar os resíduos das construções particulares e  a Central do Entulho ficará localizada após o bairro Tabuleiro. A população pode ligar para informar sobre problemas de iluminação e limpeza através do número: (74) 3612-3570. Para solicitar intervenção do setor de postura os telefones para contato são: (74) 3612-3567 e 8834-2974.             
     
AÇÃO
 
Após a apresentação do projeto, o secretário visitou serviços iniciados nesta quinta-feira (24). O Terminal de Transporte Urbano está em reforma e as equipes da Prefeitura estão realizando a recuperação asfáltica de uma das três vias do transbordo. Também vai ser realizada a substituição de lâmpadas, pintura, reforma da Praça e concretagem do piso do Terminal. A SESP está realizando também ações de tapa buraco nos bairros Quidé e Centro, além da manutenção da iluminação no bairro João Paulo II, limpeza no bairro Palmares e desmatamento no Piranga I, entre outras ações.
 
O morador Naldir Silva da Gama entrou no ritmo do projeto Jogue Limpo e está participando da limpeza do seu bairro. “Estou desde cedo aqui, colaborando com o trabalho porque acho que é importante a participação de todos. Estou muito feliz com a chegada das máquinas, pois a situação aqui no Piranga I estava difícil e eu já fui vítima de assalto por conta do matagal muito alto neste local”, disse o autônomo.
 
No Piranga I estão sendo utilizadas máquinas retroescavadeiras, caçambas, retroescavadeiras hidráulicas e tratores de esteira.  ..

Asccom

Mercado do Produtor adota medidas para melhorar trabalho oferecido ao município

O Mercado do Produtor de Juazeiro vem realizando uma série de atividades para melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos comerciantes e permissionários, bem como oferecer um melhor serviço para toda a comunidade. De acordo com a administração do entreposto, dentre as medidas tomadas, destaca-se à erradicação da utilização de jornais para embalagem de produtos bem como a adequação dos restaurantes conforme foi determinado pelo Ministério Público mediante vistoria realizada pela Vigilância Sanitária do município.
 
“Uma série de medidas já foram realizadas, alguns comerciantes já fizeram a individualização da energia elétrica seguindo orientações da Coelba, e outros estão estudando em conjunto com a Coelba a questão da adequação estrutural do local. Alguns pontos de hidrômetros já foram instalados pelo SAAE e os produtores de cebola já se comprometeram perante o Ministério Público, em colocar telas de proteção em todas as bancas de passagem de mercadoria, para redução do material - maior produtor de lixo do local”, destacou Justiniano Félix (Tiano), gerente operacional do Mercado do Produtor.
 
Ainda de acordo com o gerente operacional foi feito um levantamento das famílias que levam crianças e adolescentes para o entreposto. “Existe uma dificuldade de impedir o acesso desses menores, que deveriam está acompanhados pelos pais ou responsáveis que trabalham no mercado, por esse motivo foi requerido à intensificação de fiscalizações por parte do Ministério do Trabalho e do Conselho do Trabalho para sanar este problema”, observou.
 
Reuniões periódicas estão sendo realizadas com todos os setores do entreposto, como restaurantes, carroceiros, dentre outros, para esclarecer os prazos e a necessidade de adequação.   
 
Limpeza
 
A administração do Mercado do Produtor reforçou o serviço de limpeza aumentando o quadro de funcionários do local. O trabalho que antes era executado por 12 servidores passou a ser realizado por 20 pessoas diariamente.
 
De acordo com Justiniano Félix, de segunda a sexta são retiradas em média, 110 toneladas de lixo de todo o mercado através da seguinte escala: segundas e sextas-feiras a limpeza é realizada das 8h às 13h, e nas terças, quartas e quintas-feiras das 13h às 19h.  “Além dos funcionários que varrem e coletam o lixo, para melhor execução do serviço, nós disponibilizamos um carro coletor e um poliguindaste que retira os resíduos depositados nos contêineres distribuídos pelo entreposto”, informou. ..

Asccom - Foto: GOOGLE PARA ILUSTRAÇÃO