RedeGN - Política

Outros Destaques

Especial Coronavírus

Acompanhe o mapa do COVID-19 em tempo real em nossa página especial.

Política

Sarau reunirá artistas no Dia da Poesia em Juazeiro

A Trupizupi Mídias Companhias, em parceria com a Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (SEIASC), lançará na próxima segunda-feira (14), o projeto “Sarau da Trupi”. O evento, que também faz parte das comemorações ao Dia Nacional da Poesia em Juazeiro, tem como objetivo integrar a literatura com as mais diferentes linguagens artísticas.

Para o coordenador do projeto, Welington Monteclaro, essa é uma forma alternativa de promover a cultura da cidade de forma a despertar o interesse da juventude. “O sarau não será apenas um evento relacionado ao dia da poesia, mas acontecerá mensalmente para que possamos atrair o interesse dos jovens para uma produção cultural de consistência artística”, explicou Monteclaro.

O secretário Crisóstomo Lima destacou a iniciativa dos artistas como uma referência a ser seguida. “Quem determina as demandas para a cultura são os próprios artistas. O poder público precisa criar os mecanismos de fomento e oferecer a estrutura necessária para que os projetos saiam do papel. Esse sarau é um grande exemplo disso e tem o total apoio da Prefeitura através da SEIASC”, garantiu Zó.

O “Sarau da Trupi” será lançado no dia 14 de março (segunda-feira),  a partir das 19 horas, na Concha do Arco da Ponte, em frente ao prédio da antiga Dijauto. O evento reunirá poetas, contistas, contadores de histórias, atores, artistas plásticos, músicos e grupos folclóricos para uma proposta de integração da arte e de interação com o público. ..

Por Luiz Hélio/SEIASC

Carnaval dos idosos em Sobradinho foi comemorado com muita alegria

Com o tema: “Sou folião da melhor idade no Hawai”, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Ação Social, realizou na ultima terça-feira (8), o carnaval da Terceira Idade. Ao som contagiante da Orquestra Metais de Ouro e do grupo Viver Melhor de Juazeiro, mais de 600 foliões participaram da festa. Os idosos curtiram o evento brincando nas ruas da cidade em um bloco carnavalesco, relembrando as marchinhas dos antigos carnavais. O evento proporcionou lazer e entretenimento para as pessoas que estavam presentes. A animação foi completa, além de muita música, a festa teve tudo que o carnaval dá direito: chuva de papel picado, fitas, máscaras, confetes, comida, bebida e brincadeiras.

Todos os idosos estavam fantasiados com roupas padronizadas doadas pela prefeitura. A alegria expressada no rosto de cada senhor e senhora que ali dançavam, mostravam quanto eles são tão jovens de espírito mesmo com a idade quase limitável. Na ocasião foi comemorando também o dia Internacional da Mulher. Participaram do evento o prefeito Genilson Silva (PT), os vereadores e secretários do município. ..

Ascom Sobradinho/ Thalita Bezerra

Fim de semana de calor e chuvas fracas em Juazeiro e região

Os ventos úmidos vindos do oceano Atlântico associado à passagem de uma frente fria pelo Sul do Estado deixarão o céu parcialmente nublado a claro em Salvador e Região Metropolitana neste final de semana. A previsão, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), entre esta sexta-feira (11/03) e domingo (13/03), é de calor, com chuvas fracas de curta duração – típico da estação do verão - nas primeiras horas da manhã e à noite. A temperatura deverá ficar entre 22°C (mínima) e 33°C (máxima). Já para grande parte do interior da Bahia, a previsão é de céu encoberto e chuvoso, mas também com temperaturas elevadas. Mínima de 19ºC em Morro do Chapéu, Mucugê e Piatã e, máxima, de 34ºC em Barra, Ibotirama, Jequié, Juazeiro e Paulo Afonso.

De acordo com o meteorologista do Ingá Heráclio Alves, a previsão para o Recôncavo e Nordeste é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, e são esperadas as temperaturas mais elevadas do Estado, com máxima de 34°C. “Entretanto, nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, o céu se manterá nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas, mas a temperatura ficará mais amena, podendo chegar a 19°C (mínima) em suas áreas serranas”...

Fonte: Ingá

Bispo de Juazeiro celebra 50 anos de vida religiosa

O Bispo da Diocese de Juazeiro Dom José Geraldo da Cruz, no dia 14 de março, celebrará 50 anos de Vida Religiosa. Ele fez o noviciado em Los Andes (Chile) em 1960 e a primeira profissão em 1961. Como seu companheiro de profissão é chileno, ficou combinado que a celebração será no Chile.

O site da Igreja Católica Chilena publicou, ontem, a notícia desse evento, dando detalhes sobre a vida dos religiosos e sobre a programação festiva que se realizará nos dias 12, 13 e 14 de março. Segue parte do que foi publicado:

Cinqüenta anos de vida religiosa e 25 de sacerdócio
 
Dia 14 de março próximo, dois assuncionistas celebrarão, em Santiago do Chile, seus cinqüenta anos de vida consagrada na Congregação dos Religiosos Assuncionistas. Na mesma data, outro assuncionistas, celebram suas bodas de prata sacerdotais. Os Assuncionistas que celebram cinqüenta anos de Profissão religiosa são Miguel Fuentealba Melo e José Geraldo da Cruz (Atualmente Bispo de Juazeiro – Brasil). E Ricardo Tong Soto celebra suas bodas de prata sacerdotais.

O padre Juan Carlos Cisterna Bastías, Superior provincial dos Assuncionistas, convida para uma Eucaristia que será celebrada, sábado 12 de março de 2011, às 17:00h na basílica de Lourdes de Santiago. Este encontro será o momento de ação de graças a Deus pela vida e consagração desses três Religiosos Assuncionistas. Estão convidadas todas as comunidades atendidas pela Congregação no Chile.
..

Com informações do Jubileu de Ouro da Diocese de Juazeiro

PROGRAMA "TODOS POR PERNAMBUCO" COMEÇA EM PETROLINA

 

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (10) com os secretários Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão) e Tadeu Alencar (Casa Civil), o governador Eduardo Campos definiu a agenda de seminários do programa Todos por Pernambuco. Petrolina dia 17 de março, Araripina dia 18 e Salgueiro dia 19, serão as primeiras cidades visitadas pela caravana do Governo do Estado, que vai levar informações sobre o andamento das ações em cada microrregião e ouvir da sociedade a indicação de prioridades administrativas para compor o planejamento estadual para os próximos quatro anos...

ORGNIZADORES CONFIRMAM MOVIMENTO PRÓ-EMANCIPAÇÃO DE IZACOLÂNDIA

Segundo Júlio César, um dos líderes do movimento, está tudo pronto para o grito de cidadania da comunidade de Izacolandia programado para este final de semana, sábadoe domingo, dias 12 e 13 de Março. Já confirmaram presenças os deputados estaduais Isabel Cristina e Rodrigo Novais. A comissão aguarda ainda a confirmação dos deputados Odacy Amorim Adalberto Cavalcante e Ciro Coelho. Mesmo sem confirmação os defensores da emancipação de Izacolândia contam com a participação do prefeito Júlio Lóssio e dos vereadores de Petrolina. ..

Odacy Amorim visita Dormentes neste final de semana

O deputado estadual Odacy Amorim (PSB) estará neste final de semana visitando o município de Dormentes acompanhado da vereadora Rosarinho (PSB). Ambos cumprem agenda na cidade e no interior do município. 

Hoje, sexta-Feira, dia 11, Odacy participa da inauguração da Coordenação Municipal da Mulher e da entrega de cinco ônibus escolares e uma ambulância à comunidade, uma ação da Prefeitura de Dormentes que tem a frente o prefeito Geomarco Coelho (PSB). ..

Cinara Marques–assessora de imprensa dep. Odacy Foto Ilustrativa

VEREADOR DENUNCIA PARALISAÇÃO DE OBRAS EM CURAÇÁ

O vereador Theodomiro Mendes (PR) em contato com o blog denunciou que as obras em Curaçá estão todas paradas, apesar das placas de publicidade dos governos estadual e Federal informarem que os recursos foram destinados para infra-estrutura urbana e pavimentação de algumas ruas na sede do município.

“Antes das eleições em outubro passado, o prefeito Salvador Lopes fez carreata, foguetório e festa para enganar o eleitorado. Passado o pleito, as obras pararam e tem rua que ficou pela metade como comprovam as fotos. Fica claro que toda festa do prefeito era apenas para enganar o eleitor”, declarou Mendes...

REMANSO: MORADOR DA MARAVILHA DENÚNCIA PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO PRÉDIO ESCOLAR DE PAPAGAIO

 

Prédio Escolar Santo André
O morador da comunidade Maravilha em Remanso, Márcio Evangelista esteve no último dia 07, na Rádio Zabelê FM e no programa "COMUNIDADE EM AÇÃO" denunciou o péssimo estado de conservação do prédio escolar Santo André, localizado no povoado de Papagaio. Segundo Márcio Evangelista o prédio escolar está com o piso todo esburacado, as paredes “comidas” pelo sal, o telhado não segura água, não existe banheiro e a cisterna está sem tampa.
 
Para o comunitário, o pior não é situação física do prédio e sim as condições como estão estudando as crianças. Existem 22 alunos matriculados na escola e somente 12 carteira escolares, ficando 10 alunos em pé ou sentados no chão. Após tão grave denúncia, este o blog Remansom65 esteve na localidade e pode constatar a veracidade dos fatos, não sendo permitida a fotografia no interior da escola.
 
Com um recurso mensal na casa de R$ 2.098.682,52 (dois milhões noventa e oito mil seiscentos e oitenta e dois reais e cinqüenta e dois centavos) consulta realizada no sites do FUNDEB + FNDE, é inadmissível que a Secretaria de Educação, permita que escolas como a do Papagaio, permaneçam na atual situação. 
 
Os valores podem ser consultados nos sites:
Paredes Rachadas
 
Local onde seria o Banheiro
Buracos nas paredes e piso
..

TSUNAMI PODE 'VARRER' ILHAS DO PACíFICO

Um forte terremoto, seguido de um tsunami, abalou o Japão na madrugada de hoje num dos maiores tremores dos últimos 140 anos. Com 8,9 graus na escala Richter, o terremoto na costa do País, em águas rasas (aproximadamente 24m), formando um tsunami com ondas de 10 metros de altura que invadiram cidades. Não se tem ainda um levantamento dos mortos. O Japão está paralisado com a tragédia, que pode repetir a que aconteceu nos países asiáticos e, segundo se informa, a Tailândia está entre os países que poderão sofrer maior impacto.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha alerta para a possibilidade de grande desastres com o tsunami gerado pelo grande terremoto ocorrido nesta sexta-feira (11) na costa do Japão. Segundo o órgão, a onda poder "varrer" as ilhas do Pacífico. "Nossa grande preocupação é a região da Ásia e do Pacífico, onde países em desenvolvimento são muito mais vulnerários a esse tipo de desastre inesperado. O tsunami é uma grande ameaça", disse o porta-voz Paul Commeally em Genebra. "No momento, ele é maior que algumas ilhas e pode atingi-las em cheio", disse. As Filipinas ordenaram a retirada de milhares de cidadãos na costa oriental do terço norte do país pelo risco de um tsunami gerado no Japão atingir a região. Nova Zelândia, Taiwan e a ilha de Guam também emitiram alertas. Informações do G1...

Maracajá assume TCM, garantindo modernização e aperfeiçoamento

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (10/03), o conselheiro Paulo Virgílio Maracajá Pereira tomou posse como presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia afirmando que em sua gestão dará continuidade ao projeto de modernização administrativa do tribunal, além de investir permanentemente no aperfeiçoamento dos servidores. Dando início a cerimônia, o conselheiro Francisco Netto destacou os avanços conquistados em sua gestão possibilitando a modernização e o aperfeiçoamento da ação fiscalizatória do tribunal, no sentido de renovação dos sistemas de controle externo.

Por fim, transmitiu o cargo de presidente ao conselheiro Paulo Maracajá, eleito para o biênio 2011-2013, juntamente com os conselheiros Fernando Vita e Raimundo Moreira, reeleitos, respectivamente, vice-presidente e corregedor. Em seu primeiro discurso, Paulo Maracajá agradeceu a presença de todos e salientou a importância do respeitoso relacionamento com todas as autoridades públicas, em especial com os chefes dos poderes do Estado, o governador Jacques Wagner e os presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça da Bahia...

FEDERAÇÃO AGRADECE AO PREFEITO DE BONFIM PELA CONCESSÃO DO ESTÁDIO NO BAIANÃO 2011

Em fax dirigido ao Prefeito Paulo Machado, a Federação Bahiana de Futebol – FBF agradeceu a cessão do Estádio Municipal Pedro Amorim para a realização dos jogos do seu filiado Juazeiro Social Clube no Campeonato Baiano de Futebol da Primeira Divisão, edição 2011.

Ao mesmo tempo em que especificou a utilidade do estádio bonfinense para as categorias Profissional e Sub-20, “durante o período em que o Estádio Municipal Adauto Moraes se encontrava em obras”, a entidade mater do futebol baiano saudou com votos de sucesso à administração municipal. Em ofício-resposta, o prefeito assegurou que a dita praça esportiva de Senhor do Bonfim continua à inteira disposição da conceituada Federação...

Prefeito Julio Lossio visita a nova estrutura da Fundação Evangélica do Vale do São Francisco

Ontem (10), o prefeito de Petrolina Julio Lossio, acompanhado de secretários municipais visitou a Fundação Evangélica do Vale do São Francisco (FEVASF) que promoveu um café da manhã para apresentar a reforma e ampliação do prédio da Escola Evangélica Professora Elza Macedo Queiroz, localizada na Rua 12, 110, bairro Henrique Leite. A escola oferece ensino gratuito a cerca de 500 alunos na faixa etária entre 04 a 12 anos matriculados nos turnos matutino e vespertino da educação infantil e ensino fundamental, e conta com 25 funcionários.

A Prefeitura Municipal de Petrolina mantém 16 professoras, além fornecer merenda escolar e alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Essa instituição respeitada é um exemplo de cidadania e responsabilidade. O trabalho desenvolvido aqui é louvável, é por isso nos apoiamos”, afirmou Julio Lossio. A Vereadora Maria Elena também compareceu ao local, além de representantes da FEVASF e o presidente da Associação de Moradores do Henrique Leite, Joaquim Francisco de Araújo...

Luana Bernardes Secom PMP Foto: Gilson Pereira

Conchas sedia Festival de Arte e Cultura no final de semana

Neste final de semana, 12 e 13, a comunidade de Conchas, distrito de Maniçoba, realiza a sua grande festa cultural, o II Festival de Arte, Cultura e Meio Ambiente. Com uma extensa programação, o Festival vai animar moradores e visitantes. Entre as atrações do sábado, primeiro dia do Festival, uma Feira de Saúde abrirá o evento e em seguida, apresentações culturais pelos alunos das escolas do entorno do perímetro irrigado. Música, dança, piada, e estórias de Trancoso são outras atrações do Festival. Encerrando a noite, apresentações de Reisado e Samba de Veio.
 
No domingo, o II Festival de Arte, Cultura e Meio Ambiente começa às 7h30 da manhã com exposição do artesanato local, palestras, degustação de produtos da agricultura familiar, futebol e danças de São Gonçalo e Bandeira do Rosário. ..

VITÓRIA 4 x 2 JUAZEIRO NO BARRADÃO

Com gols de Nikão duas vezes, Nino Paraíba e Geovani, o Vitória venceu o Juazeiro por 4 a 2, na noite desta quinta-feira (10), no Estádio Barradão em Salvador pela décima primeira rodada do Baianão 2011. O Juazeiro que já está no quadrangular da morte ainda descontou através de Gleuber e Gustavo.

Vitória - Viáfara; Nino Paraíba, Alison, Léo Fortunato (Reniê) e Ernani (Léo); Duylio, Esdras, Mineiro e Nikão; Geovanni e Neto Baiano (Edson). Técnico: Antônio Lopes...

Foto: Francisco Galvão / BN

SERVIÇOS DE SAÚDE MELHORAM EM SENTO-SÉ

A prefeitura de Sento-Sé, através da Assessoria de Imprensa enviou nota ao blog contestando as informações do morador José Carlos dos Santos, de que a comunidade estava desassistida na área de saúde. Confira:

Dados do Ministério da Saúde revelam que o serviço de saúde oferecido à população de Sento Sé melhorou consideravelmente nos últimos dois anos. Dona Náide dos Santos que mora no povoado do Piri há muitos anos, disse que em relação aos anos anteriores, hoje a saúde está muito melhor. “Antigamente, para conseguir uma consulta era muito difícil, às vezes se quer tinha um médico pra atender, hoje com certeza está bem melhor”...

Fernando Filho quer estradas recuperadas‏

O deputado federal Fernando Filho (PSB-PE) quer a melhoria  das estradas do Sertão. Ele enviou um ofício ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) pedindo a recuperação dessas vias. No primeiro momento, o deputado solicita a recuperação das estradas que ligam Uruais a Caititu e Lagoa Grande a Cristália, assim como as vias de acesso do Projeto Pontal e do Projeto Maria Tereza à comunidade do Capim.

O DER deve analisar a solicitação do projeto de recuperação das vias que cortam essas localidades. O deputado Fernando Filho acompanhará de perto a avaliação do Departamento até que a solicitação seja aprovada e executada...

Asscom

Ivete Sangalo vai se apresentar em Petrolina. Quer ir ao show pela metade do preço?

O site de compras coletivas que vem bombando na região, Olha o Desconto, traz mais uma oferta de arrepiar, ou melhor, de acelerar! o site disponibiliza 30 ingressos pista com 50% de desconto para a festa mais esperada do ano: IVETE SANGALO - O SHOW, que vai contar ainda com a animação de Silvano Salles.

O evento que será realizada no dia 30 de Abril no pátio de eventos faz parte da turnê da cantora do show da Madison Square Garden e já está deixando milhares de fãs ansiosos em toda a região. São apenas 30 ingressos disponíveis, por isso, acesse:  www.olhaodesconto.com.br e garanta logo o seu...

Ascom Olha o Desconto

10 novos ônibus escolares são adquiridos pela Prefeitura de Petrolina

A Prefeitura Municipal de Petrolina, adquiriu 10 novos ônibus escolares, através de recursos próprios e do Fundo Nacional de Educação (FNDE), dentro do plano de ação do programa Caminhos da Escola, que visa facilitar o acesso dos alunos às escolas distantes. Os novos transportes escolares vão atender a mais de 1.200 alunos a partir da próxima semana. Os veículos já foram vistoriados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pelo DETRAN/PE (Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco).  

O prefeito Julio Lossio explica que a chegada desses ônibus aumentará o número de estudantes do interior que poderão frequentar a escola de uma forma mais segura e confortável. “Esses ônibus atenderão, principalmente, às comunidades do interior, devido ao deslocamento do aluno para a escola e ao déficit de transportes nas localidades. Os novos transportes contribuirão muito para a diminuição da evasão escolar, possibilitando um maior desempenho dos alunos”, declarou o prefeito...

Roberto Araújo Secom PMP Foto: Patrícia Telles

Projeto social e religioso, pioneiro em PE, mobilizou Lagoa Grande durante o carnaval

Chave da cidade foi entregue aos pastores

..

Asscom PMLG Foto: Isael Dias Divulgação