Foram encontrados 47 registros para a palavra: Hemoba

Mês da Mulher: Hemoba incentiva as mulheres a doarem sangue

Com a campanha nas redes sociais "Doe a sua bolsa mais bonita!", a Hemoba incentiva a doação de sangue feminina no Mês da Mulher. A cada ano aumenta o número de doadoras nas unidades de coleta da Fundação em todo o estado da Bahia. Em 2023, 81.485 mulheres doaram sangue, um número 11% maior do que o assinalado em 2022, quando 73.349 fizeram a doação. Em comparação ao homem, a mulher tem uma diferença em relação ao intervalo entre uma doação e outra devido à reposição dos estoques de ferro, que no sexo feminino é mais demorada em virtude das perdas durante os ciclos menstruais. A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. Já o homem pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.

Embora a maioria da população reconheça a importância da doação de sangue, ainda persistem alguns mitos que afastam as pessoas deste ato de solidariedade, entre eles há aqueles relacionados à condição feminina, como a falsa ideia de que mulheres não podem doar sangue durante a menstruação ou as grávidas ou que estejam amamentando são impedidas de doar. As lactantes devem aguardar 12 meses após o parto e, no período pós-parto, a mulher poderá ser doadora após 90 dias em casos de parto normal e 180 dias em caso de cesariana, se não estiver amamentando...

Com estoque crítico, Hemoba divulga orientações sobre doação de sangue durante a epidemia de dengue

Diante do aumento do número de casos de dengue na Bahia, a Hemoba divulga guia (baixe aqui) para candidatos à doação, doadores (pós-doação) e pacientes com doenças benignas do sangue.

O objetivo é orientar sobre o prazo para doação de sangue após a recuperação completa de voluntários que contraíram algumas das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), as medidas preventivas específicas para evitar a infecção por dengue dos pacientes com doenças benignas do sangue, como a doença falciforme, e a conduta transfusional em casos de dengue para a rede de saúde pública e hospitais...

Hemoba funcionará em horário especial no Carnaval

Durante o Carnaval, de 09 a 14 de fevereiro (exceto no domingo), a Hemoba funcionará em horário especial em Salvador para atender a demanda das unidades hospitalares.

As unidades do Hospital Ana Nery e do Hospital Santo Antônio (OSID) estarão fechadas no período e os postos do Hospital Roberto Santos e Hospital do Subúrbio abrirão somente na Quarta-Feira de Cinzas (14)...

Com estoque crítico, Hemoba se mobiliza para garantir o estoque no feriado de Ano Novo

Com a chegada das festividades de réveillon, a Fundação Hemoba intensifica suas ações para garantir um estoque de sangue seguro durante o período do Ano Novo.

Neste momento, a Hemoba enfrenta um estoque crítico, principalmente para os tipos sanguíneos O+, O- A+, B+, B-, necessários para suprir a demanda das unidades hospitalares do estado...

Com estoque de sangue em nível crítico, Hemoba convida voluntários para doação

O estoque de sangue da Hemoba está em nível crítico para quase todos tipos sanguíneos. Os grupos O, B e o tipo A- estão abaixo da quantidade recomendada para atender a necessidade de três dias do sistema de saúde da Bahia.

Os feriados prolongados dos meses de outubro e novembro e o aumento da demanda nas unidades hospitalares no período afetaram a disponibilidade de hemocomponentes...

Com estoque crítico, Hemoba atenderá doadores no feriado de 12 de Outubro 

Com estoque crítico, a sede da Hemoba, em Salvador, atenderá os doadores de sangue no feriado de 12 de Outubro, Dia de Nossa Senhora de Aparecida, das 7h30 às 16h30. As outras unidades da Fundação estarão fechadas. Na sexta-feira, dia 13, todas as unidades da Fundação na capital funcionarão no horário habitual e, no interior do estado, estarão fechadas somente nas cidades de Alagoinhas, Brumado, Jacobina, Ribeira do Pombal e Valença. As unidades de Eunápolis, Paulo Afonso e Seabra permanecerão abertas, mas sem realizar coleta de sangue. No momento, há uma maior necessidade para os tipos sanguíneos O+, O- e A-. Considera-se preocupante o nível do estoque de sangue quando não há quantidade suficiente para atender a demanda de pelo menos três dias das unidades hospitalares. A transfusão de sangue e de plaquetas é utilizada em várias situações, como no tratamento de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias.  

As unidades móveis de coleta também estarão atendendo na sexta-feira no Salvador Shopping, das 8h00 às 17h00, e no Supermercado Assaí, em Lauro de Freitas, das 8h00 às 16h00, para facilitar a doação de sangue e o cadastro de medula dos voluntários. No mês de outubro, os Hemóveis estarão ainda nas seguintes localidades e datas: no Salvador Shopping, de 10 a 14/10, 21 e 23/10, 27 e 28/10 e de 31/10 a 03/11; em Candeias, de 16 a 20/10; na Secretaria Municipal de Saúde, no Comércio, em 24 e 25/10; na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 27/10; no Unijorge Paralela, de 24 a 26/10; na Empresa Solar Coca Cola, no Retiro, em 30/10; e no Shopping da Bahia, de 31/10 a 04/11. ..

Com estoque crítico, Hemoba mobiliza doadores em todo estado

A Hemoba está com o estoque crítico para os tipos sanguíneos A-, B-, O- e O+. Diante desta situação, a Fundação tem ampliado o trabalho de captação de doadores e reforçado a coleta nas unidades externas e nos postos fixos em toda a Bahia. Nesta semana, as unidades móveis de coletas (Hemóveis) atenderão na capital baiana, das 8h às 17h (com intervalo para o almoço), os voluntários à doação de sangue na Câmara Municipal de Salvador até sexta-feira (15/09), no Tribunal de Justiça da Bahia (CAB) até quinta-feira (14/09) e no Salvador Shopping, nos dias 15 e 16/09.

Em Salvador, a Hemoba conta com cinco unidades fixas, quatro delas em hospitais (Hospital Ana Nery, Hospital Roberto Santos, Hospital do Subúrbio e Hospital Santo Antônio), que funcionam de segunda a sexta, além da sede que fica na Av. Vasco da Gama, que atende doadores de segunda a sábado, e mais 22 unidades espalhadas na Bahia...

Hemoba mobiliza mais de 15 mil voluntários à doação na Bahia

A campanha do Junho Vermelho deste ano da Hemoba teve a participação de 15.467 voluntários com 11.806 bolsas de sangue coletadas na capital e no interior. Foi o maior número de doadores no mês de junho dos últimos cinco anos.

Um aumento de 21,3% em relação a junho de 2019, ano anterior à pandemia da Covid-19, quando 12.752 candidatos estiveram presentes nas unidades da Fundação...

Dia Mundial do Doador de Sangue será comemorado na Hemoba ao ritmo de forró

O Dia Mundial do Doador de Sangue (14) será comemorado na Hemoba ao ritmo de forró. A sede da Fundação, em Salvador, irá se transformar num "arraiá" e receberá a banda Flor de Milho, que cantará clássicos juninos, a partir das 11h. A programação faz parte da campanha Junho Vermelho, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue.  

Geralmente, em junho, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.  ..

Junho Vermelho: Hemoba funciona no Corpus Christi e celebra o Dia dos Namorados 

Dentro da campanha Conectados pela Solidariedade do Junho Vermelho, desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo e compartilhada nacionalmente por meio do projeto Hemocentros Unidos, a Hemoba funciona em horário especial neste feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (08). Em Salvador, o Hemocentro Coordenador atenderá os doadores de sangue das 7h30 às 16h30, enquanto as outras unidades da capital e interior estarão fechadas. Já na segunda-feira (12), Dia dos Namorados, a Hemoba celebra a data com a apresentação musical do casal de cantores Priscila Magalhães e Pablo Moraes, às 11h30.  

O Junho Vermelho foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre a necessidade dos hemocomponentes em diversos tratamentos e incentivar a doação regular de sangue. Geralmente, neste período, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos.  ..

Com estoque crítico, Hemoba lança campanha para incentivar a doação de sangue

Com o objetivo de abastecer o estoque de sangue, que está em nível crítico, a Fundação Hemoba lança a campanha “Doe sangue e abasteça a esperança de quem precisa”.

Para mobilização de doadores voluntários, a ação conta com anúncio de jornal, outdoors, banners para internet, cards patrocinados com geolocalização para as mídias sociais e spot para rádio...

Com aumento da demanda, Hemoba apela à população para suprir estoque de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com o estoque de sangue em nível crítico, principalmente, pelo aumento da demanda nas unidades hospitalares após o período da pandemia.

O estoque abastece os hospitais nos atendimentos de emergência, cirurgias eletivas (que aumentaram após a pandemia) e transfusões regulares em decorrência de alguma condição de saúde. No momento, é suficiente para apenas três dias...

Com aumento de solicitações, estoque de sangue da Hemoba permanece em estado crítico

Apesar da estabilidade no número de candidatos à doação, a Hemoba continua com o estoque de sangue em estado crítico para todos os tipos sanguíneos. Um dos principais motivos para esta situação é o crescimento da demanda por hemocomponentes nas unidades hospitalares da Bahia nos últimos três meses. Nos três últimos meses, de novembro do ano passado a janeiro de 2023, foram 42.742 solicitações de hemocomponentes, enquanto que no mesmo período anterior atingiram 37.525, um aumento de 14%. 

Segundo o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, vários fatores podem explicar o aumento de solicitações de hemocomponentes neste verão, tais como a liberação de cirurgias eletivas após um período de retenção durante a pandemia da Covid-19, um maior fluxo de turistas e de tráfego nas estradas, que cresce o risco de acidentes de trânsito e, por consequência, pode aumentar a demanda por transfusão de sangue. ..

Parceria da OAB com a Hemoba mobiliza advogados à doação de sangue 

Uma parceria entre a Fundação Hemoba e a Comissão Especial do Direito do Terceiro Setor OAB/BA mobiliza os advogados para a doação de sangue e cadastro de medula óssea. No próximo sábado, dia 8, das 8 às 12h, ocorrerá uma ação com a presença de membros da OAB no Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama) com o objetivo de construir a cultura da doação entre os advogados e toda a sociedade da Bahia.  

"Desejamos iniciar a cultura dos advogados realizarem a doação de sangue e o cadastro de medula óssea, não apenas aqui na capital como também no interior por meio das subseções. Com o apoio das vans da CAAB (Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia), o advogado poderá doar nos vários postos da cidade. O terceiro setor tem o intuito de incentivar o voluntariado e assim salvarmos vidas", afirma Karine Rocha, presidente da Comissão Especial do Direito do Terceiro Setor OAB/BA. A Comissão trabalha na assistência à sociedade civil, amparando juridicamente as entidades sem fins lucrativos com o intuito de promover a concretização dos direitos. ..

Com estoque crítico, Hemoba convida voluntários para a doação de sangue 

Com estoque crítico, Hemoba convida voluntários para aDiante do estoque crítico, principalmente no interior do estado, a Fundação Hemoba convida os voluntários para a doação de sangue. No mês de julho, foi registrado um incremento de 15% na produção de hemocomponentes para atendimento das solicitações hospitalares, mas apesar deste aumento o estoque continua com nível baixo.

Para manter o estoque de bolsas de sangue considerado seguro e atender as demandas semanais dos hospitais do SUS e conveniados, o ideal é receber mensalmente cerca de quinze mil voluntários. No mês de agosto tivemos 12.878 candidatos à doação, sendo 9.846 bolsas coletadas.  ..

Em estoque crítico, a Hemoba reforça a importância da doação regular de sangue

Diante do estoque crítico dos tipos sanguíneos O-, O+, A- e B-, a Fundação Hemoba convida os doadores voluntários para suprir as necessidades de transfusão de sangue dos hospitais do estado. Na Bahia, são 27 unidades fixas de coletas, sendo 06 na capital e 21 no interior. 

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.  ..

Com estoque em alerta, Hemoba funcionará neste feriado de 2 de Julho

Após o feriado de São João, com o estoque de sangue em alerta, as unidades da Hemoba no Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama), Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na capital baiana, funcionarão normalmente no Dia da Independência da Bahia, 2 de Julho. Em sua sede, atenderá das 7h30 às 12h30 e, nos shoppings, das 9 às 18h. No interior do estado, as unidades estarão fechadas. No momento, a Fundação está com estoque crítico para o tipo sanguíneo O positivo.   

A Hemoba chama a atenção para a importância das doações regulares, pois além da demanda por transfusão de sangue nas unidades hospitalares de todo o estado, os hemocomponentes (produtos gerados do sangue total) possuem curto prazo de validade. As plaquetas, por exemplo, só podem ser utilizadas por cinco dias a partir da coleta do sangue e as hemácias por 35 a 42 dias (dependendo da solução de conservação). Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no ano) e, para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três doações no ano).  ..

Unidade da Hemoba em Senhor do Bonfim completa 15 anos 

Fundada em 28 de maio de 2007, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Hemoba de Senhor do Bonfim completa 15 anos de existência. Para comemorar, de 23 a 27/05, estão programados um café da manhã (lanche especial) para os doadores e distribuição de brindes e, no dia 04/06, o Sábado Solidário, quando funcionará com um horário especial para mobilizar voluntários à doação de sangue.

A unidade possui uma capacidade instalada para a coleta de 1056 bolsas/mês e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos, bioquímicos e profissionais administrativos, que promovem um atendimento humanizado e seguro aos candidatos à doação de sangue. Tem uma média mensal de 300 candidatos/ mês para doação de sangue, maioria do sexo masculino, na faixa etária de 29 a 69 anos.  ..

Folia da solidariedade: Hemoba lança campanha de incentivo à doação de sangue

A Fundação Hemoba inicia, neste sábado (26), a campanha ‘Folia da Solidariedade’. A ação tem como objetivo incentivar a doação de sangue e reforçar os horários de funcionamento dos postos de coleta durante o Carnaval – período com medidas restritivas neste ano em cumprimento aos protocolos sanitários estabelecidos contra a Covid-19. O lançamento ocorre na sede da Hemoba, em Salvador, com a doação de sangue de integrantes do bloco carnavalesco ‘Paroano Sai Milhó’.

Os horários de atendimento dos 21 postos de coleta no interior do estado estão disponíveis no site da Hemoba...

Hemoba Juazeiro fecha durante o feriado desta sexta (02)

Para manter os estoques de sangue em nível de segurança, a sede da fundação Hemoba, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funciona para doação de sangue e cadastro de medula óssea nesta sexta-feira (2), feriado da Independência do Brasil na Bahia, das 7h às 12h30.

Durante o Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue em todo o país, a Hemoba recebeu mais de 13 mil voluntários à doação de sangue em todo o Estado e coletou 10.251 bolsas de sangue...