Foram encontrados 17 registros para a palavra: G20

Bahia irá sediar reuniões que antecedem a Cúpula do G20

Representantes de órgãos estaduais e federais envolvidos na organização do encontro do G20, grupo de países com as maiores economias do mundo, presidido pelo Brasil, estiveram reunidos na Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), nesta semana, em Salvador. Eles discutiram temas como segurança, logística, saúde, comunicação, receptivo, roteiro turístico e programação cultural. A capital baiana irá sediar reuniões que antecedem a Cúpula do G20, marcada para 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. São esperados mais de 30 chefes de Estado e cerca de 15 mil visitantes internacionais.

"Como as atividades envolvem diversas delegações estrangeiras e autoridades de alto nível, existem vários desafios logísticos para a organização. Foi muito importante conversar com representantes de vários setores do governo baiano, para o alinhamento desses pontos e o início do planejamento dos eventos que serão realizados em Salvador", declarou o diplomata Guilherme Gondim, da Coordenação Nacional do G20, ligada ao Ministério das Relações Exteriores.

"As reuniões irão trazer novos olhares para a Bahia, abordando questões do desenvolvimento, saúde e cultura. Teremos um período proveitoso para o estado, que será transformado numa vitrine mundial", ressaltou a coordenadora de Cooperação Internacional do Gabinete do Governador, Natália Oliveira. ..

Brasil assume presidência do G20 pelos próximos 12 meses; país também assume o B20

O Brasil assumiu nesta sexta-feira (1º) a presidência rotativa do G20 até o dia 30 de novembro de 2024 com três eixos principais: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável — econômico, social e ambiental; e a reforma da governança global.

Para o professor de economia da Universidade de Brasília (UnB) Alexandre Andrada, o país precisa saber aproveitar a presidência para buscar investimentos para setores e temas de interesse nacional. ..

No G20, Lula cobra recursos de países ricos contra aquecimento global

Os países mais ricos, que contribuíram “historicamente” mais para o aquecimento global, devem arcar com os maiores custos para combater o problema. Essa foi uma das cobranças feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura da Cúpula do G20, neste sábado (9). A reunião fez parte da sessão intitulada “Um planeta Terra” no evento que é realizado em Nova Déli, na Índia.

O presidente exemplificou que as mudanças climáticas, neste momento, afetam o estado do Rio Grande do Sul, com a passagem de um ciclone que deixa desabrigados e mortos. Ele pontuou ainda que os efeitos da mudança do clima têm mais consequências para grupos vulnerabilizados. “São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes, os mais impactados.”..

Lula participa da 18ª Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silv  participa da 18ª Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia, nos dia 9 e 10 deste mês.

A cúpula é o ponto alto das atividades do G20 e marcará também a reta final da presidência rotativa do bloco, atualmente com a Índia, e que será assumida pelo governo brasileiro, pela primeira vez, a partir do dia 1º de dezembro.  ..

Ministros e Ministras da Cultura do G20 vão se encontrar na Bahia, em 2024

Um relevante encontro dos ministros e ministras da Cultura do G20 acontecerá na Bahia, em outubro de 2024. O anúncio foi feito neste domingo (27), durante reunião ministerial da Cultura dos países integrantes do G20, em Varanasi, na Índia.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que participa da reunião, ligou para o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e para o secretário de Cultura Bruno Monteiro para informar a decisão deste importante momento em que a Bahia será sede do principal foro global de diálogo e coordenação sobre temas relacionados à cultura mundial...

Estudante de Ciências Biológicas representará a Univasf no “Y20 Consultation" realizado pelo G20 na Índia

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá um representante no fórum diplomático “Y20 Consultation”, promovido pelo G20, entre os dias 1º e 2 de junho, na índia.

O estudante do curso de Ciências Biológicas, Vladimir de Sales Nunes, será o único participante do Brasil na programação do evento, que acontecerá na Indira Gandhi National Tribal University (IGNTU). O Y20 tem como objetivo reunir jovens líderes de todo o mundo engajados em atividades para solução de problemas globais dentro da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas...

Na Espanha, presidente Lula defende criação de um G20 da Paz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (26), que a preocupação de alguns países com o crescimento econômico da China representa uma contradição aos princípios defendidos pelo Consenso de Washington, na década de 1980. O consenso é um conjunto de recomendações neoliberais visando o desenvolvimento econômico. Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o presidente brasileiro defendeu a criação de um G20 da Paz.

A afirmação foi feita durante encontro com o presidente espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri, na Espanha, após a assinatura de três memorandos de entendimento: sobre cooperações no Ensino Superior Universitário; entre os ministérios do Trabalho dos dois países; e uma carta de intenções na área de ciência, tecnologia e inovações...

Cúpula do G20 avançou em metas climáticas, diz premiê italiano

Os líderes do grupo das 20 maiores economias do mundo fizeram importantes progressos no combate à crescente ameaça do aquecimento global, disse o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, nesse domingo (31), classificando a cúpula, que durou dois dias, como um sucesso.

Draghi falou aos jornalistas que, pela primeira vez, todas as nações do G20 concordaram sobre a importância de limitar o aquecimento global ao nível de 1,5 grau Celsius, que os cientistas dizem ser vital para evitar desastres...

Em encerramento, G20 ignora criação do imposto mínimo e não propõe novas metas

O encontro do G20 foi encerrado na manhã deste domingo (31) sem nenhuma meta nova estabelecida pelo grupo depois de um início promissor, no sábado (30), quando as nações concordaram sobre a criação de um imposto mínimo global. O imposto não foi mencionado no encerramento.

No discurso final, Mario Draghi, primeiro-ministro da Itália, mencionou o encontro como um “sucesso” e ressaltou o acordo sobre a meta de manter o aquecimento global até o máximo de 1,5 grau Celsius e zerar a emissões de gases de efeito estufa até 2050, o que já havia sido estabelecido na COP de 2015, no Acordo de Paris...

Cúpula do G20 começa hoje com discussões sobre saúde e clima

A Cúpula de Líderes do G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, começa hoje (30) em Roma, na Itália, com discussões centradas em economia e saúde global, mudanças do clima e desenvolvimento sustentável.

O presidente Jair Bolsonaro está na capital italiana para participar da cúpula, além de outros compromissos, acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Economia, Paulo Guedes...

Bolsonaro, Biden e líderes mundiais chegam à Itália para o G20

Líderes mundiais começam a desembarcar nesta sexta-feira (29) em Roma, capital italiana, para o encontro da cúpula do G20, grupo de países mais ricos do mundo.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o líder americano Joe Biden são dois dos que já cumprem agenda antes do início oficial dos eventos da cúpula, que se alongarão pelo sábado (30) e domingo (31)...

Bolsonaro desembarca na Itália para Cúpula do G20

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta sexta-feira (29), por volta das 7h30 no horário de Brasília (12h30 no horário local), em Roma, capital da Itália, onde participa no fim de semana da Cúpula de Líderes do G20, o grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. 

O único compromisso do dia para Bolsonaro é uma audiência com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Quirinal. Na Itália, cujo sistema de governo é parlamentarista, o presidente é o chefe de Estado. Já a chefia de governo é exercida pelo primeiro-ministro, posto atualmente ocupado por Mario Draghi. ..

Painel da Vacina: Brasil é 5º país que mais aplicou doses entre países do G20

O Brasil é o 5º país que mais aplicou vacinas contra a Covid-19, quando comparado com os demais países que integram o G20. Com pouco mais de 29 milhões de doses aplicadas até esta sexta-feira (9), o Brasil só perde para Estados Unidos, China, Índia e Reino Unido, que também fazem parte do grupo que reúne as maiores do planeta.

Na comparação por números relativos, ainda considerando apenas o G20, o país está em 9º lugar em uma lista, tendo aplicado 13,7 doses a cada 100 habitantes. ..

Em reunião do G20, Guedes diz que recuperação do Brasil surpreende

A recuperação da economia brasileira desde o impacto inicial da pandemia do novo coronavírus surpreende e tem superado as expectativas internacionais, disse ontem (20) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele participou da reunião dos ministros de Finanças do G20 – grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta.

Em discurso, Guedes ressaltou as medidas de emergência aplicadas pelo governo para enfrentar a crise econômica provocada pela pandemia. Segundo ele, ações como o auxílio emergencial para as populações mais vulneráveis e o programa de suspensão de contratos de trabalho e de redução de jornada contribuíram com a preservação de milhões de vagas de emprego e com a retomada da produção...

Em reunião do G20, ministro da Saúde reconhece papel da OMS

Empossado na última sexta-feira (17), o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, participou neste domingo (19) de sua primeira agenda internacional, uma reunião de ministros da Saúde do G20.

Ele destacou o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS) na luta contra a pandemia do novo coronavírus e defendeu que os países do bloco busquem uma cobertura de saúde universal e de qualidade...

Prefeitura de Juazeiro participa do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias em Fortaleza

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, acompanhado do assessor de governo da prefeitura Carlos Neiva, participaram nestés dia 23 e 24, do I Fórum BNB G20+20 de Cidades Médias, realizado na cidade de Fortaleza, Ceará.

O objetivo do encontro foi criar uma plataforma de negócios e governança que estimule parcerias entre os 40 municípios indicados e a iniciativa privada, bancos de desenvolvimento, organismos financeiros internacionais, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Três foram os eixos de abordagem: troca de experiências e práticas bem-sucedidas, viabilização de capacitações técnicas, tecnológicas e gerenciais e criação de ambiente de estruturação de negócios, com ênfase em parcerias público-privadas voltadas, principalmente, para o setor de infraestrutura...

Prefeito Julio Lossio e deputado Wolney Queiroz discutem ações do G20

O G20 Semiárido, grupo criado pelo prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB), que reúne as 20 cidades mais importantes da região semiárida, foi pauta de uma reunião entre o gestor municipal e o deputado federal  Wolney Queiroz (PDT).  No encontro, que aconteceu em Brasília nesta quarta-feira (6), foram discutidas questões de como podem ser implementadas ações que potencializem a formação do Grupo e possam beneficiar a cadeia produtiva de todas as cidades envolvidas nele. ..