RedeGN - Imprimir Matéria

Cidade ribeirinha em Pernambuco deixará de poluir o Velho Chico com esgoto

30 de Oct / 2010 às 10h00 | Política

Após a conclusão das obras do esgotamento sanitário em Belém do São Francisco, sertão de Itaparica, a Codevasf prepara o processo de transferência da gestão do sistema que será operacionalizado pela Prefeitura Municipal ou pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Segundo o gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Pernambuco, Ricardo Lisboa, uma comissão será criada para oficializar a cessão do sistema de esgotamento ao município o que deve ocorrer até o final do ano. “Depois a prefeitura decide se repassa a gestão do serviço de esgoto ao Estado. O importante é que a obra já está pronta para entrar em operação”, frisa Lisboa.

A Codevasf investiu cerca de R$ 3 milhões do PAC para impedir que o esgoto produzido na área urbana do município seja lançado sem tratamento no Rio São Francisco. Em Belém foram instalados 13 km de rede de esgoto para coleta e transporte dos resíduos que passarão por duas estações elevatórias, uma de tratamento e em seguida desaguarem no Velho Chico sem contaminar o rio. Em média, uma pessoa consome 150 litros de água diariamente e dessa cota 120 litros escoam pelo esgoto. Por esses valores, em Belém do São Francisco mais de 2,4 milhões de litros de esgoto bruto deixarão de ser depositados na natureza.

Mais esgotamento em PE – Ainda de acordo com o gestor Ricardo Lisboa os sistemas de esgotamento também foram concluídos em Dormentes no sertão do São Francisco e Granito, no Araripe. A rede urbana de esgoto deve ser concluída até dezembro em mais três municípios: Santa Maria da Boa Vista (no São Francisco), Ipubi no Araripe e Cedro no sertão Central. A Codevasf está investindo mais de R$ 120 milhões na implantação de esgotamento sanitário em Pernambuco. São 34 municípios com obras em diversas fases (andamento, readequação, projeto).

Ascom Codevasf 3 SR

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.