Campanhas fazem alerta para prevenção do câncer de próstata

31 de Oct / 2017 às 15h00 | Variadas

O Outubro Rosa ainda não finalizou as ações em prol da prevenção do câncer de mama, mas parte dos profissionais  de saúde já se prepara para as atividades do Novembro Azul. A campanha Novembro Azul terá início amanhã, 01 novembro em toda Bahia como Novembro, para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a doença deve atingir 78.800 homens neste ano no país. O urologista Sheldon Perrone de Menezes salienta que o fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento da patologia é a idade, além de histórico familiar e etnia (negros são mais propensos).
Para ele, o preconceito que existe com exame de toque e a cultura de homem não ir ao médico dificultam os avanços para a prevenção da doença.

"É importante que os homens saibam que o  toque dura cerca de dez segundos e é indolor. Esse câncer é perigoso e pode matar cerca de 20 mil brasileiros este ano. Por isso, os exames de rotina se tornam fundamentais, haja vista que 17% dos homens nascem com chances de ter câncer de próstata", detalha.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os exames de digital retal (de toque) e de dosagem sérica do antígeno prostático específico (PSA) - análise sanguínea - sejam feitos anualmente a partir de 50 anos.
 

A Tarde

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.