DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT EM JUAZEIRO EMITE NOTA PÚBLICA EM DEFESA DO TÍTULO DE DR. HONORIS CAUSA AO EX-PRESIDENTE LULA

03 de Oct / 2017 às 21h25 | Política

NOTA PÚBLICA

 Assunto: Titulo de Dr. Honoris Causa ao Presidente Lula  

O Conselho Universitário da Univasf (Conuni) tem total autonomia, para conceder ou negar honras e títulos, conforme o "Art. 207 – As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão".

O titulo de Dr. Honoris causa é dado a qualquer cidadão que tenha notória e relevante contribuição para a sociedade, em especial, com a educação. Acreditamos que seja o caso do ex-presidente Lula. Que durante o seu mandato, implantou mais de 422 escolas técnicas; 18 universidades federais e mais de 173 novos campi universitários. Dando acesso a mais de 7 milhões de brasileiro a universidade. E não vai adiantar nada, se contorcer ou espumar de ódio, que isso não irá mudar esses dados concretos dos governos do PT!

É inegável que a criação da UNIVASF, é de longe um dos mais importantes investimentos dos últimos anos na nossa região. Como também é evidente, que isso só foi possível pelo compromisso e determinação do ex-presidente Lula. E mais, é inconteste a importância do campi para o desenvolvimento socioeconômico e até mesmo cultural do Vale do São Francisco.   Sem contar que o Plano de extensão e interiorização do ensino público superior elevou a nossa autoestima, mudou conceitos e quebrou paradigmas em relação ao  semiárido nordestino.  E isso é um mérito de Lula. Doa a quem doer. Pois antes de Lula, quantas universidades federais existiam no Brasil e mais especificamente, no nordeste? 

O veneno da grande mídia, lançado todos os dias pelas redes de fibra ótica e ondas sonoras, associada a grandes doses de irresponsabilidade e interesses do grande capital, procura contaminar a população brasileira e minimizar as grandes conquistas dos governos de Lula e Dilma. O grupo Titãs na década de 80 já afirmava: “A televisão me deixou burro, muito burro demais. Agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais [...]”. 
Não foi profecia dos gênios da MPB, em analogia aos meios de comunicação de massa, mas a percepção daqueles que conhecem a postura histórica da elite econômica e escravista brasileira. Que tem pressa em desmontar os ganhos da classe trabalhadora, conquistados nos últimos anos. Sendo capitaneado pelo golpista mor, Michel Temer e sua bancada de picaretas. 

Mas, graças às manobras midiáticas, somente Lula e o PT sofrem criminalizações e linchamentos diários.  Enquanto os queridinhos da globo segue em paz,  com os apartamentos abarrotados de dinheiro e suas contas nos paraísos fiscais, com a conveniência e conivência de grande parte da justiça brasileira. 

O titulo de doutor honoris causa da UNIVASF é acima de tudo um ato de justiça e reconhecimento pelos grandes avanços e transformações que o Brasil experimentou durante os últimos anos, principalmente na educação pública. Os feitos do ex-presidente transpassaram as fronteiras do Brasil e levou o nosso ex-presidente Lula a acumular 33 títulos de doutor honoris causa em sua carreira política, dentro e fora do Brasil. Reconhecimento que também se reflete nas últimas pesquisas, em que Lula continua liderando a preferencia do povo brasileiro, mesmo com toda a perseguição por ele sofrida.

O mais importante é que a decisão do Conuni da UNIVASF, ao que sabemos, aconteceu de forma democrática, com posições contrarias e abstenções, onde venceu a vontade da maioria. Por essa razão, não nos cabe politizar ou questionar uma decisão legitima, que deve ter tido fundamentados e critérios muito mais relevantes do que as questões partidárias.

Para nós do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro, nos cabe respeitar a decisão do colegiado da UNIVASF, mesmo que fosse contrario as nossas expectativas. E esperamos poder fazer uma grande festa com a presença do maior líder da historia recente do Brasil. Por fim, queremos afirmar o nosso compromisso e a nossa defesa aos princípios democráticos e constitucionais, como garantia de que se manterá o fortalecimento e a autonomia da Universidade Federal do Vale do São Francisco e de todas as instituições que prezam pela Democracia.

Juazeiro-BA, 03 de outubro 2017.

Atenciosamente,

João Leopoldo Viana Vargas
Presidente do Partido dos Trabalhadores – Juazeiro (BA)
Diretório Municipal de Juazeiro (BA)

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.